Delineando relações conceptuais entre formação dos professores dos anos iniciais e avaliação em matemática
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34333 |
Resumo: | Este trabalho de Dissertação foi resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado, cujo objetivo foi analisar os aspectos considerados pelos professores dos Anos Iniciais durante o processo avaliativo em Matemática e suas relações com a Formação Docente. Tivemos como participantes três professoras dos Anos Iniciais, sendo um estudo de caso múltiplo. Portanto, nosso questionamento foi dirigido a responder quais concepções de avaliação em Matemática têm os professores dos Anos Iniciais? Para acessar as concepções utilizamos como metodologia de pesquisa a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1963), na qual os participantes foram envolvidos no Ciclo da Experiência Kellyana, composto de cinco etapas, proporcionando, aos participantes, um processo de interpretar e ressignificar a realidade vivida. Através da utilização da Matriz de Repertório foi possível acessar as concepções e categorizar os dados, dentro da Teoria das Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 2011). Os participantes foram caracterizados nas três primeiras gerações da avaliação, porém, as duas primeiras gerações da avaliação apresentaram percentuais mais altos, sendo as características destas gerações, as bases das práticas avaliativas de dois participantes, enquanto o terceiro participante apresentou percentuais mais altos entre a segunda e terceira gerações da avaliação. Desta forma, foi possível concluir que os professores apresentam uma concepção de ensino dissociada da aprendizagem, sendo esta considerada um produto do ensino, além de papéis e responsabilidades entre professores e estudantes bem definidos. Outro aspecto que foi observado, apesar de não estar nos objetivos e que não podíamos desconsiderar, foi o impacto que as avaliações externas têm na prática pedagógica de uma participante. Concluímos que existe indicativo de que a formação docente é um fator importante para rever as concepções, porém, elas não são consideradas, no processo de formação dos professores. Sendo assim, ressaltamos a relevância de um trabalho com as concepções, uma vez que são elas que fazem a teoria e a prática caminharem juntas. |
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FERREIRA, Sergina Maria Xavier Falcãohttp://lattes.cnpq.br/1744624647634264http://lattes.cnpq.br/9895116285470551VIANA, Kilma da Silva Lima2019-10-08T19:10:07Z2019-10-08T19:10:07Z2019-02-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34333ark:/64986/0013000002z8cEste trabalho de Dissertação foi resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado, cujo objetivo foi analisar os aspectos considerados pelos professores dos Anos Iniciais durante o processo avaliativo em Matemática e suas relações com a Formação Docente. Tivemos como participantes três professoras dos Anos Iniciais, sendo um estudo de caso múltiplo. Portanto, nosso questionamento foi dirigido a responder quais concepções de avaliação em Matemática têm os professores dos Anos Iniciais? Para acessar as concepções utilizamos como metodologia de pesquisa a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1963), na qual os participantes foram envolvidos no Ciclo da Experiência Kellyana, composto de cinco etapas, proporcionando, aos participantes, um processo de interpretar e ressignificar a realidade vivida. Através da utilização da Matriz de Repertório foi possível acessar as concepções e categorizar os dados, dentro da Teoria das Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 2011). Os participantes foram caracterizados nas três primeiras gerações da avaliação, porém, as duas primeiras gerações da avaliação apresentaram percentuais mais altos, sendo as características destas gerações, as bases das práticas avaliativas de dois participantes, enquanto o terceiro participante apresentou percentuais mais altos entre a segunda e terceira gerações da avaliação. Desta forma, foi possível concluir que os professores apresentam uma concepção de ensino dissociada da aprendizagem, sendo esta considerada um produto do ensino, além de papéis e responsabilidades entre professores e estudantes bem definidos. Outro aspecto que foi observado, apesar de não estar nos objetivos e que não podíamos desconsiderar, foi o impacto que as avaliações externas têm na prática pedagógica de uma participante. Concluímos que existe indicativo de que a formação docente é um fator importante para rever as concepções, porém, elas não são consideradas, no processo de formação dos professores. Sendo assim, ressaltamos a relevância de um trabalho com as concepções, uma vez que são elas que fazem a teoria e a prática caminharem juntas.This dissertation is a result of research developed in the master's degree. In this multiple case study, the participants were three primary education‟s teachers. As research methodology we used the Theory of Personal Constructs (KELLY, 1955), the participates were conduct in Kelly‟s Experience Cycle with its five steps to provide to them an interpretation and resignify their life experience. Within the usage of Reptest Test was possible to arrange the data by the Theory of Generation of Evaluation (GUBA e LINCOLN, 2011) and understand which conceptions of evaluation mathematics‟ teachers have. The main purpose of the survey is analysing the attributes the primary education‟s teachers take in consideration in mathematics‟ assignment and their consideration in the teachers‟ education background. After the survey we come to some conclusions: is possible to assert the teachers still believe the primary role of teaching belongs only to them, and the learning is a student role and a final product of the process. It is verified a misconception between teaching and learning in the teachers' concept of evaluation, which are characteristics of the first and second generation of evaluation. With the results, the participants were categorised in the first three generations. However, the first and the second generations of evaluation marked higher percentages, being the evaluation experience of two participants of the characteristics of those generations. The third participant marked higher percentages between the second and the third generations of evaluation. With the survey's results are possible to conclude the teacher‟s education background is an essential condition to go over the conceptions, but these concepts are not studied either in the undergraduate and neither in continuous educational. That shows the importance of work with conceptions of evaluation because it is what makes theory and practice go together.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação (Pernambuco)Professores – Formação (Pernambuco)Matemática (Ensino fundamental)AprendizagemCompreensãoDelineando relações conceptuais entre formação dos professores dos anos iniciais e avaliação em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Sergina Maria Xavier Falcão Ferreira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Sergina Maria Xavier Falcão Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34333/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Sergina%20Maria%20Xavier%20Falc%c3%a3o%20Ferreira.pdf.jpgdce3b4147e6374358dbcb6252d38c356MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Sergina Maria Xavier Falcão Ferreira.pdfDISSERTAÇÃO Sergina Maria Xavier Falcão Ferreira.pdfapplication/pdf1144535https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34333/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Sergina%20Maria%20Xavier%20Falc%c3%a3o%20Ferreira.pdffab89c8ad0c093c3994835c1e5206537MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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