Representações sociais de prática docente universitária partilhada por professores dos cursos de matemática da UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nathali Gomes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49512
Resumo: A presente pesquisa objetivou compreender as representações sociais de prática docente que orientam a formação de estudantes em cursos de graduação em matemática, bem como os sentidos partilhados por professores acerca dessa prática no referido curso. Para tanto, tomou como base referencial em Docência Universitária os estudos de Zabalza (2004) e Cunha (2009). A Prática Docente no contexto da Universidade, com Freire (2018), Souza (2009), Cordeiro (2008). Aranha (1993), Becker (2012), Selbach (2010), sobre Ciências Exatas e o campo da Matemática. Como aporte teórico-metodológico, a Teoria das Representações Sociais à luz de Moscovici (1978), com a abordagem processual de Jodelet (2005). Optamos pela abordagem qualitativa por direcionar o olhar do pesquisador para as interações e significados que os sujeitos atribuem às realidades sociais, suas histórias, crenças e valores (MINAYO, 2007). A UFPE constituiu-se como campo de investigação, nos Centros que ofertam cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Participaram 11 professores universitários; 06 do Campus Agreste e 05 do Campus Recife. A coleta dos dados ocorreu por meio de análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos e realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados da pesquisa apontaram que as representações sociais de prática docente, elaboradas por esses professores universitários, estão ancoradas e objetivadas no saber matemático como saber sólido; universal; histórico; consolidado; responsável pelos avanços tecnológicos das civilizações e na resolução dos atuais problemas sociais; destinado a um grupo com características específicas para “desbravar” e “aprofundar” esses saberes. Essas constituem o núcleo dessas representações. Entretanto, estão permeadas por nuances de ressignificação das representações sociais. Estas associam a prática docente e o saber matemático, as realidades sociais em que os estudantes estão inseridos, à escuta dos estudantes, à reflexão e ressignificação das práticas. A construção dessas representações não está concentrada na figura do professor universitário, como um único responsável pelas “práticas engessadas”, mas trata-se de um conjunto representacional que “impõe” o perfil, que este professor precisa construir, transmitir ou até requerer, onde estiver inserido. Não é fácil romper a lógica vigente com relação à prática docente em matemática ou com relação ao ensino de matemática. Faz-se necessária uma mudança paradigmática, iniciada em ações de formação didático-pedagógica dentro da universidade, trabalhando junto aos professores universitários, para repensar as práticas pedagógicas e docentes, o processo de ensino aprendizagem, a avaliação. Acreditamos que, a partir dessa transformação, é possível pensar em práticas ressignificadas na educação básica e em setores da sociedade. Cabe ao professor universitário fazer essa reflexão e se perceber como sujeito transformador desse processo.
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Aranha (1993), Becker (2012), Selbach (2010), sobre Ciências Exatas e o campo da Matemática. Como aporte teórico-metodológico, a Teoria das Representações Sociais à luz de Moscovici (1978), com a abordagem processual de Jodelet (2005). Optamos pela abordagem qualitativa por direcionar o olhar do pesquisador para as interações e significados que os sujeitos atribuem às realidades sociais, suas histórias, crenças e valores (MINAYO, 2007). A UFPE constituiu-se como campo de investigação, nos Centros que ofertam cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Participaram 11 professores universitários; 06 do Campus Agreste e 05 do Campus Recife. A coleta dos dados ocorreu por meio de análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos e realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados da pesquisa apontaram que as representações sociais de prática docente, elaboradas por esses professores universitários, estão ancoradas e objetivadas no saber matemático como saber sólido; universal; histórico; consolidado; responsável pelos avanços tecnológicos das civilizações e na resolução dos atuais problemas sociais; destinado a um grupo com características específicas para “desbravar” e “aprofundar” esses saberes. Essas constituem o núcleo dessas representações. Entretanto, estão permeadas por nuances de ressignificação das representações sociais. Estas associam a prática docente e o saber matemático, as realidades sociais em que os estudantes estão inseridos, à escuta dos estudantes, à reflexão e ressignificação das práticas. A construção dessas representações não está concentrada na figura do professor universitário, como um único responsável pelas “práticas engessadas”, mas trata-se de um conjunto representacional que “impõe” o perfil, que este professor precisa construir, transmitir ou até requerer, onde estiver inserido. Não é fácil romper a lógica vigente com relação à prática docente em matemática ou com relação ao ensino de matemática. Faz-se necessária uma mudança paradigmática, iniciada em ações de formação didático-pedagógica dentro da universidade, trabalhando junto aos professores universitários, para repensar as práticas pedagógicas e docentes, o processo de ensino aprendizagem, a avaliação. Acreditamos que, a partir dessa transformação, é possível pensar em práticas ressignificadas na educação básica e em setores da sociedade. Cabe ao professor universitário fazer essa reflexão e se perceber como sujeito transformador desse processo.FACEPEThis research aimed to understand the social representations of teaching practices that guide student formation in graduation courses in Mathematics, as well as the shared knowledge by professors about this practice in the mentioned course. For that, Zabalza (2004) and Cunha (2009) were taken as theoretical framework basis in University Teaching. The Teaching Practice in the University context, was based in Freire (2018), Souza (2009), Cordeiro (2008). As for Exact Sciences and the Mathematics field, Aranha (1993), Becker (2012), Selbach (2010) were consulted. For the theoretical and methodological support, the Theory of Social Representations from Moscovici (1978), with the procedural approach from Jodelet (2005) were used. A qualitative approach was chosen for guiding the perspective of the researcher to interactions and meanings that the participants attribute to social realities, their history, beliefs and values (MINAYO, 2007). UFPE constituted itself as field of investigation, in the centers that offer university courses of Bachelor‟s and Teaching degrees in Mathematics. 11 professors have participated; 06 from Agreste Campus and 05 from Recife Campus. The data collection was conducted through the analysis of Pedagogical Projects from the courses and semi-structured interviews. The data were analyzed using Bardin (2004) Content Analysis. The results indicated that social representations from teaching practice, elaborated by these professors, are anchored and aimed to the mathematical knowledge as concrete knowledge; universal, historical, consolidated; responsible for technical advances in civilizations and current problem-solving resolutions; destined to a group with specific characteristics to “venture” and “deepen” the knowledge. These constitute the core of these representations. However, they are permeated by nuances of resignification social representations. These associate the teaching practice and knowledge in mathematics, the social realities that the students are placed, to the listening of the students, the reflections and resignification of practices. The construction of these representations are not concentrated in the university teacher figure, as the sole responsible of the “dated practices”, but it is connected to a representational group that “impose” the profile, that this professor needs to build, transmit or even require, wherever he is placed. It is not easy to break with the current logics of teaching practice in mathematics and the process or teaching and learning mathematics. A paradigmatic change is necessary, initiated in pedagogical and didactical formation actions inside the university, along with professors, to rethink the pedagogical and teaching practices, the process of learning and the evaluation. From the transformation, it is possible to think about new practices in basic education and in society sectors. It is the responsibility of the professors to reflect about it and understand their transforming role in the process.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCursos de matemáticaPrática docente universitáriaRepresentações sociaisUFPERepresentações sociais de prática docente universitária partilhada por professores dos cursos de matemática da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49512/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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