O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathali Gomes da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777
Resumo: Este artigo objetiva compreender as representações sociais pelos docentes das Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco quanto à docência universitária, materializadas na prática. A abordagem é qualitativa e utilizou-se o questionário semiprojetivo, além de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1988), tomando como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam que a docência universitária assume características próprias do grupo e mostra-se objetivada nas práticas de ensino, ancoradas em concepções ora tradicionalistas ora construtivistas; contudo, apontam indícios de ressignificação ao destacarem a importância de formações pautadas no caráter humano. As representações sociais de docência universitária são constituídas histórica e socialmente inseridas em um espaço de relação, responsabilidade e interação entre docente-estudante-sociedade.Palavras-chave: Ciências Exatas. Docência Universitária. Representações Sociais. University teaching practice in the Exact and Natural Sciences and their Social RepresentationsAbstract: This paper aims to understand the social representations related to university teaching in practice by Exact and Natural Sciences teachers from the Federal University of Pernambuco. The approach is qualitative, and a semi-projective questionnaire and semi-structured interviews were used through Bardin’s Content Analysis technique (1988) based on the Theory of Social Representations. The results show that university teaching takes the characteristics of the group itself and reveals itself in teaching practices anchored in both traditional and constructivist conceptions; however, they show signs of resignification when they highlight the importance of human-centered training. The social representations of university teaching are socially and historically constituted and inserted in a space of relation, responsibility and interaction among teachers, students and society.Keywords: Exact and Natural Sciences. University Teaching. Social Representations.
id EDUL-1_0d2fcbf0b30128c79167a21cf286104b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/777
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações SociaisCiências ExatasDocência UniversitáriaRepresentações SociaisDocência Universitária nas Ciências ExatasEste artigo objetiva compreender as representações sociais pelos docentes das Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco quanto à docência universitária, materializadas na prática. A abordagem é qualitativa e utilizou-se o questionário semiprojetivo, além de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1988), tomando como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam que a docência universitária assume características próprias do grupo e mostra-se objetivada nas práticas de ensino, ancoradas em concepções ora tradicionalistas ora construtivistas; contudo, apontam indícios de ressignificação ao destacarem a importância de formações pautadas no caráter humano. As representações sociais de docência universitária são constituídas histórica e socialmente inseridas em um espaço de relação, responsabilidade e interação entre docente-estudante-sociedade.Palavras-chave: Ciências Exatas. Docência Universitária. Representações Sociais. University teaching practice in the Exact and Natural Sciences and their Social RepresentationsAbstract: This paper aims to understand the social representations related to university teaching in practice by Exact and Natural Sciences teachers from the Federal University of Pernambuco. The approach is qualitative, and a semi-projective questionnaire and semi-structured interviews were used through Bardin’s Content Analysis technique (1988) based on the Theory of Social Representations. The results show that university teaching takes the characteristics of the group itself and reveals itself in teaching practices anchored in both traditional and constructivist conceptions; however, they show signs of resignification when they highlight the importance of human-centered training. The social representations of university teaching are socially and historically constituted and inserted in a space of relation, responsibility and interaction among teachers, students and society.Keywords: Exact and Natural Sciences. University Teaching. Social Representations.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 512-5262177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nathali Gomes daAguiar, Maria da Conceição Carrilho de2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/777Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
title O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
spellingShingle O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
Silva, Nathali Gomes da
Ciências Exatas
Docência Universitária
Representações Sociais
Docência Universitária nas Ciências Exatas
title_short O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
title_full O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
title_fullStr O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
title_full_unstemmed O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
title_sort O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
author Silva, Nathali Gomes da
author_facet Silva, Nathali Gomes da
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author_role author
author2 Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nathali Gomes da
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas
Docência Universitária
Representações Sociais
Docência Universitária nas Ciências Exatas
topic Ciências Exatas
Docência Universitária
Representações Sociais
Docência Universitária nas Ciências Exatas
description Este artigo objetiva compreender as representações sociais pelos docentes das Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco quanto à docência universitária, materializadas na prática. A abordagem é qualitativa e utilizou-se o questionário semiprojetivo, além de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1988), tomando como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam que a docência universitária assume características próprias do grupo e mostra-se objetivada nas práticas de ensino, ancoradas em concepções ora tradicionalistas ora construtivistas; contudo, apontam indícios de ressignificação ao destacarem a importância de formações pautadas no caráter humano. As representações sociais de docência universitária são constituídas histórica e socialmente inseridas em um espaço de relação, responsabilidade e interação entre docente-estudante-sociedade.Palavras-chave: Ciências Exatas. Docência Universitária. Representações Sociais. University teaching practice in the Exact and Natural Sciences and their Social RepresentationsAbstract: This paper aims to understand the social representations related to university teaching in practice by Exact and Natural Sciences teachers from the Federal University of Pernambuco. The approach is qualitative, and a semi-projective questionnaire and semi-structured interviews were used through Bardin’s Content Analysis technique (1988) based on the Theory of Social Representations. The results show that university teaching takes the characteristics of the group itself and reveals itself in teaching practices anchored in both traditional and constructivist conceptions; however, they show signs of resignification when they highlight the importance of human-centered training. The social representations of university teaching are socially and historically constituted and inserted in a space of relation, responsibility and interaction among teachers, students and society.Keywords: Exact and Natural Sciences. University Teaching. Social Representations.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 512-526
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352369762304