O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender as representações sociais pelos docentes das Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco quanto à docência universitária, materializadas na prática. A abordagem é qualitativa e utilizou-se o questionário semiprojetivo, além de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1988), tomando como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam que a docência universitária assume características próprias do grupo e mostra-se objetivada nas práticas de ensino, ancoradas em concepções ora tradicionalistas ora construtivistas; contudo, apontam indícios de ressignificação ao destacarem a importância de formações pautadas no caráter humano. As representações sociais de docência universitária são constituídas histórica e socialmente inseridas em um espaço de relação, responsabilidade e interação entre docente-estudante-sociedade.Palavras-chave: Ciências Exatas. Docência Universitária. Representações Sociais. University teaching practice in the Exact and Natural Sciences and their Social RepresentationsAbstract: This paper aims to understand the social representations related to university teaching in practice by Exact and Natural Sciences teachers from the Federal University of Pernambuco. The approach is qualitative, and a semi-projective questionnaire and semi-structured interviews were used through Bardin’s Content Analysis technique (1988) based on the Theory of Social Representations. The results show that university teaching takes the characteristics of the group itself and reveals itself in teaching practices anchored in both traditional and constructivist conceptions; however, they show signs of resignification when they highlight the importance of human-centered training. The social representations of university teaching are socially and historically constituted and inserted in a space of relation, responsibility and interaction among teachers, students and society.Keywords: Exact and Natural Sciences. University Teaching. Social Representations. |
id |
EDUL-1_0d2fcbf0b30128c79167a21cf286104b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/777 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações SociaisCiências ExatasDocência UniversitáriaRepresentações SociaisDocência Universitária nas Ciências ExatasEste artigo objetiva compreender as representações sociais pelos docentes das Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco quanto à docência universitária, materializadas na prática. A abordagem é qualitativa e utilizou-se o questionário semiprojetivo, além de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1988), tomando como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam que a docência universitária assume características próprias do grupo e mostra-se objetivada nas práticas de ensino, ancoradas em concepções ora tradicionalistas ora construtivistas; contudo, apontam indícios de ressignificação ao destacarem a importância de formações pautadas no caráter humano. As representações sociais de docência universitária são constituídas histórica e socialmente inseridas em um espaço de relação, responsabilidade e interação entre docente-estudante-sociedade.Palavras-chave: Ciências Exatas. Docência Universitária. Representações Sociais. University teaching practice in the Exact and Natural Sciences and their Social RepresentationsAbstract: This paper aims to understand the social representations related to university teaching in practice by Exact and Natural Sciences teachers from the Federal University of Pernambuco. The approach is qualitative, and a semi-projective questionnaire and semi-structured interviews were used through Bardin’s Content Analysis technique (1988) based on the Theory of Social Representations. The results show that university teaching takes the characteristics of the group itself and reveals itself in teaching practices anchored in both traditional and constructivist conceptions; however, they show signs of resignification when they highlight the importance of human-centered training. The social representations of university teaching are socially and historically constituted and inserted in a space of relation, responsibility and interaction among teachers, students and society.Keywords: Exact and Natural Sciences. University Teaching. Social Representations.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 512-5262177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nathali Gomes daAguiar, Maria da Conceição Carrilho de2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/777Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais |
title |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais |
spellingShingle |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais Silva, Nathali Gomes da Ciências Exatas Docência Universitária Representações Sociais Docência Universitária nas Ciências Exatas |
title_short |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais |
title_full |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais |
title_fullStr |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais |
title_full_unstemmed |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais |
title_sort |
O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais |
author |
Silva, Nathali Gomes da |
author_facet |
Silva, Nathali Gomes da Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nathali Gomes da Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas Docência Universitária Representações Sociais Docência Universitária nas Ciências Exatas |
topic |
Ciências Exatas Docência Universitária Representações Sociais Docência Universitária nas Ciências Exatas |
description |
Este artigo objetiva compreender as representações sociais pelos docentes das Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco quanto à docência universitária, materializadas na prática. A abordagem é qualitativa e utilizou-se o questionário semiprojetivo, além de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1988), tomando como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam que a docência universitária assume características próprias do grupo e mostra-se objetivada nas práticas de ensino, ancoradas em concepções ora tradicionalistas ora construtivistas; contudo, apontam indícios de ressignificação ao destacarem a importância de formações pautadas no caráter humano. As representações sociais de docência universitária são constituídas histórica e socialmente inseridas em um espaço de relação, responsabilidade e interação entre docente-estudante-sociedade.Palavras-chave: Ciências Exatas. Docência Universitária. Representações Sociais. University teaching practice in the Exact and Natural Sciences and their Social RepresentationsAbstract: This paper aims to understand the social representations related to university teaching in practice by Exact and Natural Sciences teachers from the Federal University of Pernambuco. The approach is qualitative, and a semi-projective questionnaire and semi-structured interviews were used through Bardin’s Content Analysis technique (1988) based on the Theory of Social Representations. The results show that university teaching takes the characteristics of the group itself and reveals itself in teaching practices anchored in both traditional and constructivist conceptions; however, they show signs of resignification when they highlight the importance of human-centered training. The social representations of university teaching are socially and historically constituted and inserted in a space of relation, responsibility and interaction among teachers, students and society.Keywords: Exact and Natural Sciences. University Teaching. Social Representations. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 512-526 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352369762304 |