Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431 |
Resumo: | Tendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais. UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way. Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory. |
id |
EDUL-1_e102faee5904c5c27283efde43ebd8a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/431 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitáriosDocência UniversitáriaPrática DocenteTeoria das Representações SociaisFormação de professoresDocência UniversitáriaTendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais. UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way. Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 213-2252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431/pdfSilva, Nathali Gomes daAguiar, Maria da Conceição Carrilho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/431Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários |
title |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários |
spellingShingle |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários Silva, Nathali Gomes da Docência Universitária Prática Docente Teoria das Representações Sociais Formação de professores Docência Universitária |
title_short |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários |
title_full |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários |
title_fullStr |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários |
title_sort |
Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários |
author |
Silva, Nathali Gomes da |
author_facet |
Silva, Nathali Gomes da Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nathali Gomes da Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Universitária Prática Docente Teoria das Representações Sociais Formação de professores Docência Universitária |
topic |
Docência Universitária Prática Docente Teoria das Representações Sociais Formação de professores Docência Universitária |
description |
Tendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais. UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way. Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 213-225 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351805628416 |