Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathali Gomes da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431
Resumo: Tendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais.  UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way.   Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory.
id EDUL-1_e102faee5904c5c27283efde43ebd8a8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/431
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitáriosDocência UniversitáriaPrática DocenteTeoria das Representações SociaisFormação de professoresDocência UniversitáriaTendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais.  UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way.   Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 213-2252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431/pdfSilva, Nathali Gomes daAguiar, Maria da Conceição Carrilho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/431Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
title Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
spellingShingle Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
Silva, Nathali Gomes da
Docência Universitária
Prática Docente
Teoria das Representações Sociais
Formação de professores
Docência Universitária
title_short Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
title_full Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
title_fullStr Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
title_full_unstemmed Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
title_sort Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
author Silva, Nathali Gomes da
author_facet Silva, Nathali Gomes da
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author_role author
author2 Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nathali Gomes da
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Universitária
Prática Docente
Teoria das Representações Sociais
Formação de professores
Docência Universitária
topic Docência Universitária
Prática Docente
Teoria das Representações Sociais
Formação de professores
Docência Universitária
description Tendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais.  UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way.   Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 213-225
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351805628416