Gêneros orais nos livros didáticos e na prática docente : investigações sobre as proposições e o ensino no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51428 |
Resumo: | Este trabalho toma como objeto de investigação as propostas didáticas para o ensino dos gêneros orais, apresentadas pela coleção de livros didáticos EJA Moderna Língua Portuguesa, bem como o trato dado pelos docentes ao que lhes é proposto para o ensino do oral no contexto dessas obras. Diante da configuração do nosso objeto de estudo, tomamos como referência a concepção de linguagem como atividade sociointerativa apresentada por Bakhtin (2011) e Bronckart (2007, 2012); as teorizações de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Schneuwly e Dolz (2004), Costa-Maciel (2013), Magalhães e Cristovão (2018), Magalhães, Bueno e Costa-Maciel (2021) acerca da oralidade e da construção, uso, função e ensino dos gêneros textuais orais; os estudos de Batista (2001, 2003), Rojo (2003) e Marcuschi (2005) relacionados aos livros didáticos de língua portuguesa e de Freire (1981, 1989, 2014) e Di Pierro (2005) sobre o contexto da EJAI, dentre outros autores que aportarão nossa base teórica de discussão. Participam da pesquisa duas professoras de Língua Portuguesa, atuantes em turmas de 6o ao 9o ano da EJAI, das redes estadual e municipal de Goiana-PE. Em busca de alcançarmos os objetivos de investigação, a partir da perspectiva qualitativa, direcionamos nosso olhar para os dados provenientes de 3 (três) momentos, a saber: 1. Análise da coleção EJA Moderna de Língua Portuguesa; 2. Entrevista Inicial; 3. Entrevista Final; dos quais, por meio da mobilização de elementos da técnica de conteúdo categorial (BARDIN, 1997), organizamos 2 (duas) macrocategorias de análise: 1. Ensino dos Gêneros Orais no Livro Didático da EJAI; 2. Ensino dos Gêneros Orais na Prática Docente da EJAI. Os resultados mostraram que a coleção apresenta propostas voltadas ao ensino da oralidade que vão desde o trato do oral como instrumento de interação, até o estudo dos gêneros orais como objetos de ensino, possibilitando aos docentes promover, junto aos alunos, o desenvolvimento das diversas capacidades de linguagem essenciais ao uso do oral nos variados contextos sociais. Em relação à fala das professoras, percebemos que para elas o trabalho com a oralidade é uma prática essencial, que deve se dar de diferentes maneiras no contexto escolar; mas, que, no entanto, ainda ocupa um lugar secundário na escola e nos materiais didáticos. Ao tratarem da realização das propostas de ensino dos gêneros orais sugeridas pelos LD, tanto a professora Ana quanto a professora Lia revelam em seu fazer a mobilização de estratégias de ensino, provenientes de sua prática e da proposta do LD, através das quais buscam trabalhar, junto aos estudantes da EJAI, não só a ampliação e o desenvolvimento das habilidades próprias ao uso do oral nas diversas situações comunicativas, mas, principalmente, os seus posicionamentos sociais, dando lugar para as suas falas e valorizando os saberes que carregam consigo. Percebemos uma postura que demonstra a intermediação entre os materiais didáticos e a prática docente, bem como a preocupação dessas professoras com a formação desses sujeitos como seres sociais, que vivem e agem diretamente no mundo que os cerca por meio da linguagem, para além dos muros da escola. |
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BILRO, Fabrini Katrine da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1219383551273530http://lattes.cnpq.br/1329245289238365BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo2023-07-06T14:35:57Z2023-07-06T14:35:57Z2023-02-03BILRO, Fabrini Katrine da Silva. Gêneros orais nos livros didáticos e na prática docente: investigações sobre as proposições e o ensino no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51428Este trabalho toma como objeto de investigação as propostas didáticas para o ensino dos gêneros orais, apresentadas pela coleção de livros didáticos EJA Moderna Língua Portuguesa, bem como o trato dado pelos docentes ao que lhes é proposto para o ensino do oral no contexto dessas obras. Diante da configuração do nosso objeto de estudo, tomamos como referência a concepção de linguagem como atividade sociointerativa apresentada por Bakhtin (2011) e Bronckart (2007, 2012); as teorizações de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Schneuwly e Dolz (2004), Costa-Maciel (2013), Magalhães e Cristovão (2018), Magalhães, Bueno e Costa-Maciel (2021) acerca da oralidade e da construção, uso, função e ensino dos gêneros textuais orais; os estudos de Batista (2001, 2003), Rojo (2003) e Marcuschi (2005) relacionados aos livros didáticos de língua portuguesa e de Freire (1981, 1989, 2014) e Di Pierro (2005) sobre o contexto da EJAI, dentre outros autores que aportarão nossa base teórica de discussão. Participam da pesquisa duas professoras de Língua Portuguesa, atuantes em turmas de 6o ao 9o ano da EJAI, das redes estadual e municipal de Goiana-PE. Em busca de alcançarmos os objetivos de investigação, a partir da perspectiva qualitativa, direcionamos nosso olhar para os dados provenientes de 3 (três) momentos, a saber: 1. Análise da coleção EJA Moderna de Língua Portuguesa; 2. Entrevista Inicial; 3. Entrevista Final; dos quais, por meio da mobilização de elementos da técnica de conteúdo categorial (BARDIN, 1997), organizamos 2 (duas) macrocategorias de análise: 1. Ensino dos Gêneros Orais no Livro Didático da EJAI; 2. Ensino dos Gêneros Orais na Prática Docente da EJAI. Os resultados mostraram que a coleção apresenta propostas voltadas ao ensino da oralidade que vão desde o trato do oral como instrumento de interação, até o estudo dos gêneros orais como objetos de ensino, possibilitando aos docentes promover, junto aos alunos, o desenvolvimento das diversas capacidades de linguagem essenciais ao uso do oral nos variados contextos sociais. Em relação à fala das professoras, percebemos que para elas o trabalho com a oralidade é uma prática essencial, que deve se dar de diferentes maneiras no contexto escolar; mas, que, no entanto, ainda ocupa um lugar secundário na escola e nos materiais didáticos. Ao tratarem da realização das propostas de ensino dos gêneros orais sugeridas pelos LD, tanto a professora Ana quanto a professora Lia revelam em seu fazer a mobilização de estratégias de ensino, provenientes de sua prática e da proposta do LD, através das quais buscam trabalhar, junto aos estudantes da EJAI, não só a ampliação e o desenvolvimento das habilidades próprias ao uso do oral nas diversas situações comunicativas, mas, principalmente, os seus posicionamentos sociais, dando lugar para as suas falas e valorizando os saberes que carregam consigo. Percebemos uma postura que demonstra a intermediação entre os materiais didáticos e a prática docente, bem como a preocupação dessas professoras com a formação desses sujeitos como seres sociais, que vivem e agem diretamente no mundo que os cerca por meio da linguagem, para além dos muros da escola.This work takes as an object of investigation the didactic proposals for the teaching of oral genres, presented by the didactic collection of EJA Moderna Língua Portuguesa, as well as the treatment given by teachers to what is proposed to them for the teaching of oral in the context of these works. Given the configuration of our object of study, we take as reference the conception of language as a socio-interactive activity presented by Bakhtin (2011) and Bronckart (2007, 2012); the theories of Marcuschi (2007, 2008, 2010), Schneuwly and Dolz (2004), Costa-Maciel (2013), Magalhães and Cristovão (2018), Magalhães, Bueno and Costa-Maciel (2021) about orality and construction, use, function and teaching of oral textual genres; studies by Batista (2001, 2003), Rojo (2003) and Marcuschi (2005) related to Portuguese language textbooks and by Freire (1981, 1989, 2014) and Di Pierro (2005) on the context of EJAI, among others authors who will contribute to our theoretical basis for discussion. Two Portuguese language teachers, working in classes from 6th to 9th grade at EJAI, from the state and municipal networks of Goiana-PE, participate in the research. In order to reach the research objectives, from the qualitative perspective, we directed our gaze to the data from 3 (three) moments, namely: 1. Analysis of the EJA Moderna Portuguese Language collection; 2. Initial Interview; 3. Final Interview; of which, through the mobilization of elements of the categorical content technique (BARDIN, 1997), we organized 2 (two) analysis macrocategories: 1. Teaching of Oral Genres in the EJAI Textbook; 2. Teaching of Oral Genres in Teaching Practice at EJAI. The results showed that the collection presents proposals aimed at the teaching of orality, ranging from dealing with the oral as an instrument of interaction, to the study of oral genres as teaching objects, enabling teachers to promote, together with students, the development of different capacities of language essential to the use of oral in different social contexts. Regarding the teachers' speech, we noticed that for them, working with orality is an essential practice, which must take place in different ways in the school context; but, which, however, still occupies a secondary place in the school and in the didactic materials. When talking about carrying out the teaching proposals for oral genres suggested by the textbooks, both teacher Ana and teacher Lia reveal in their actions the mobilization of teaching strategies, arising from their practice and the textbook proposal, through which they seek to work , together with EJAI students, not only the expansion and development of skills specific to the use of oral in different communicative situations, but, mainly, their social positions, giving way to their speeches and valuing the knowledge they carry with them. A posture that demonstrates the intermediation between teaching materials and teaching practice, as well as the concern of these teachers with the formation of these subjects as social beings, who live and act directly in the world that surrounds them through language, beyond the walls of the school.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOralidade na literaturaLivros didáticosLíngua PortuguesaDidática de ensinoEducação de jovens e adultosGêneros orais nos livros didáticos e na prática docente : investigações sobre as proposições e o ensino no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51428/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTESE Fabrini Katrine da Silva Bilro.pdfTESE Fabrini Katrine da Silva Bilro.pdfapplication/pdf6754158https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51428/1/TESE%20Fabrini%20Katrine%20da%20Silva%20Bilro.pdf3dbf97059de1768e2e573f89155b01d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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