Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Júnior, João Mendes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gois, Tafarel de Carvalho, Fiaco, Reinaldo Moreira del, Andrade, Polyanna Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42166
Resumo: Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento.
id CRUZ_c37ddaa3884df2f8c536f2da5762dfe4
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/42166
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Pereira Júnior, João MendesGois, Tafarel de CarvalhoFiaco, Reinaldo Moreira delAndrade, Polyanna Peres2020-07-09T12:43:32Z2020-07-09T12:43:32Z2018PEREIRA JÚNIOR, João Mendes et al. Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.4, n.3, p.71-93, 2018.2447-8520https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4216610.29246/2358-9868.2018v4i3.p71-93Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento.Com a evolução tecnológica, a internet modificou a forma com as pessoas obtém informações e se comunicam, as propulsoras de interação social na web são as mídias sociais, possibilitando as empresas um meio de se relacionar com os seus clientes e para administrar esse conjunto de informações o marketing digital ganha espaço no âmbito organizacional. A pesquisa abordará os fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais, detectando alguns elementos que promovem a interação entre cliente e empresa. Na metodologia foram empregadas como técnica de pesquisa a descritiva e bibliográfica e quanto a abordagem se configura como quantitativa. Para a coleta dos dados foi adotado uma pesquisa de campo, sendo utilizado a escala tipo Likert por meio de um questionário via Google Forms e aplicado no WhatApp e Facebook. O estudo apresenta aspectos do comportamento dos usuários, tais como suas preferências, mídias mais acessadas e o papel das empresas nas redes sociais.With the evolution of technology, the Internet has changed the way people get information and communicate, the drivers of social interaction on the web are social media, enabling companies a way to relate to their customers and to manage this set of information digital marketing gains space in the organizational scope. The research will address the factors that influence consumer behavior in social media, detecting some elements that promote the interaction between client and company. In the methodology the descriptive and bibliographic technique was used as research technique and the approach is quantitative. For the data collection a field survey was adopted, using the Likert type scale through a questionnaire via Google Forms and applied in WhatApp and Facebook. The study presents aspects of users' behavior, such as their preferences, most accessed media and the role of companies in social networks.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Sem afiliação.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, Brasil.porCentro Universitário de AnápolisConsumer BehaviorSocial MediaSocial MarketingComportamento do consumidorMarketing digitalMídias sociaisConsumer behaviorDigital marketingSocial mediaComportamento do ConsumidorMídias SociaisMarketing SocialAnálise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociaisAnalysis of factors that influence consumer behavior in social mediainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42166/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdfve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdfapplication/pdf2588408https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42166/2/ve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdf4cef7abc9589d82ed2568e2a7ecbb7cdMD52TEXTve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdf.txtve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdf.txtExtracted texttext/plain41645https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42166/3/ve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdf.txtdd63a069d72d50e9586b1c263fe6f0b6MD53icict/421662020-07-10 02:03:32.97oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-07-10T05:03:32Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of factors that influence consumer behavior in social media
title Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
spellingShingle Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
Pereira Júnior, João Mendes
Consumer Behavior
Social Media
Social Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing digital
Mídias sociais
Consumer behavior
Digital marketing
Social media
Comportamento do Consumidor
Mídias Sociais
Marketing Social
title_short Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
title_full Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
title_fullStr Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
title_full_unstemmed Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
title_sort Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
author Pereira Júnior, João Mendes
author_facet Pereira Júnior, João Mendes
Gois, Tafarel de Carvalho
Fiaco, Reinaldo Moreira del
Andrade, Polyanna Peres
author_role author
author2 Gois, Tafarel de Carvalho
Fiaco, Reinaldo Moreira del
Andrade, Polyanna Peres
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Júnior, João Mendes
Gois, Tafarel de Carvalho
Fiaco, Reinaldo Moreira del
Andrade, Polyanna Peres
dc.subject.mesh.pt_BR.fl_str_mv Consumer Behavior
Social Media
Social Marketing
topic Consumer Behavior
Social Media
Social Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing digital
Mídias sociais
Consumer behavior
Digital marketing
Social media
Comportamento do Consumidor
Mídias Sociais
Marketing Social
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Marketing digital
Mídias sociais
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Consumer behavior
Digital marketing
Social media
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Mídias Sociais
Marketing Social
description Polyanna Peres Andrade - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz/UNASUS, mas não consta à informação no documento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-09T12:43:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-09T12:43:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA JÚNIOR, João Mendes et al. Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.4, n.3, p.71-93, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42166
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-8520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29246/2358-9868.2018v4i3.p71-93
identifier_str_mv PEREIRA JÚNIOR, João Mendes et al. Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais. Revista Gestão, Inovação e Negócios, Anápolis, v.4, n.3, p.71-93, 2018.
2447-8520
10.29246/2358-9868.2018v4i3.p71-93
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Anápolis
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Anápolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42166/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42166/2/ve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42166/3/ve_Joao_Pereira_Junior_etal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0e
4cef7abc9589d82ed2568e2a7ecbb7cd
dd63a069d72d50e9586b1c263fe6f0b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798325048361091072