A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Nelci Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carmo, Judite de Azevedo do, Araújo, Kárita de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12744
Resumo: A paisagem é uma categoria de análise geográfica que oportuniza aos estudantes potencializarem seus conhecimentos e ampliarem os saberes sobre a realidade partindo do meio em que está inserido. Para isso, o professor precisa, além do seu fazer pedagógico, ater-se às diretrizes que estão presentes nos documentos que orientam o componente curricular de Geografia. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo expor o resultado da análise da abordagem da categoria paisagem na disciplina de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, a pesquisa seguiu os seguintes caminhos metodológicos: revisão bibliográfica para sustentar teoricamente a pesquisa proposta; análise documental para o levantamento das informações contidas na BNCC, com posterior sistematização e interpretação do material levantado. Os resultados indicam que a abordagem da categoria paisagem apresentada pela BNCC inserida no componente curricular de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, proporciona ao estudante entender a paisagem dos lugares onde vive e a relação entre a sociedade e a natureza. Além disso, verificou-se a disponibilização de informações para a compreensão de que há diferentes modos de vida que se relacionam com a paisagem de forma mais harmoniosa, especificando que é imprescindível reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural, bem como, buscar um convívio mais harmônico com a natureza.
id UFPI-2_22da0a29d744f37280fd0b60184e6e70
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/12744
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALGeografiaCategoria Paisagem. Ensino de Geografia. BNCC.A paisagem é uma categoria de análise geográfica que oportuniza aos estudantes potencializarem seus conhecimentos e ampliarem os saberes sobre a realidade partindo do meio em que está inserido. Para isso, o professor precisa, além do seu fazer pedagógico, ater-se às diretrizes que estão presentes nos documentos que orientam o componente curricular de Geografia. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo expor o resultado da análise da abordagem da categoria paisagem na disciplina de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, a pesquisa seguiu os seguintes caminhos metodológicos: revisão bibliográfica para sustentar teoricamente a pesquisa proposta; análise documental para o levantamento das informações contidas na BNCC, com posterior sistematização e interpretação do material levantado. Os resultados indicam que a abordagem da categoria paisagem apresentada pela BNCC inserida no componente curricular de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, proporciona ao estudante entender a paisagem dos lugares onde vive e a relação entre a sociedade e a natureza. Além disso, verificou-se a disponibilização de informações para a compreensão de que há diferentes modos de vida que se relacionam com a paisagem de forma mais harmoniosa, especificando que é imprescindível reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural, bem como, buscar um convívio mais harmônico com a natureza.UFPIda Silva, Nelci SoaresCarmo, Judite de Azevedo doAraújo, Kárita de Fátima2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1274410.26694/equador.v10i2.12744REVISTA EQUADOR; v. 10, n. 2 (2021); 109 - 1302317-349110.26694/equador.v10i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12744/7698Direitos autorais 2021 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-19T13:05:15Zoai:ojs.10.22.15.19:article/12744Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2021-08-19T13:05:15Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
da Silva, Nelci Soares
Geografia
Categoria Paisagem. Ensino de Geografia. BNCC.
title_short A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author da Silva, Nelci Soares
author_facet da Silva, Nelci Soares
Carmo, Judite de Azevedo do
Araújo, Kárita de Fátima
author_role author
author2 Carmo, Judite de Azevedo do
Araújo, Kárita de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Nelci Soares
Carmo, Judite de Azevedo do
Araújo, Kárita de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Categoria Paisagem. Ensino de Geografia. BNCC.
topic Geografia
Categoria Paisagem. Ensino de Geografia. BNCC.
description A paisagem é uma categoria de análise geográfica que oportuniza aos estudantes potencializarem seus conhecimentos e ampliarem os saberes sobre a realidade partindo do meio em que está inserido. Para isso, o professor precisa, além do seu fazer pedagógico, ater-se às diretrizes que estão presentes nos documentos que orientam o componente curricular de Geografia. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo expor o resultado da análise da abordagem da categoria paisagem na disciplina de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, a pesquisa seguiu os seguintes caminhos metodológicos: revisão bibliográfica para sustentar teoricamente a pesquisa proposta; análise documental para o levantamento das informações contidas na BNCC, com posterior sistematização e interpretação do material levantado. Os resultados indicam que a abordagem da categoria paisagem apresentada pela BNCC inserida no componente curricular de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, proporciona ao estudante entender a paisagem dos lugares onde vive e a relação entre a sociedade e a natureza. Além disso, verificou-se a disponibilização de informações para a compreensão de que há diferentes modos de vida que se relacionam com a paisagem de forma mais harmoniosa, especificando que é imprescindível reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural, bem como, buscar um convívio mais harmônico com a natureza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12744
10.26694/equador.v10i2.12744
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12744
identifier_str_mv 10.26694/equador.v10i2.12744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/12744/7698
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 10, n. 2 (2021); 109 - 130
2317-3491
10.26694/equador.v10i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1788990154962108417