PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva reconstituir a história da Escola Normal Sergipense, educandário criado em 1877, o qual educou as mulheres sergipanas e reconstruiu, ainda que parcialmente, a teia de relações que permitiu acessar as práticas e os saberes escolares difundidos na Escola Normal, além de investigar a importância da escola na definição, formação e história da mentalidade das mulheres ali educadas. Para a consecução dos objetivos propostos optamos pelo uso da metodologia baseada nas histórias de vida das ex-alunas da Escola Normal Sergipense no ano de sua formatura, em 1975. Nesta perspectiva teórico-metodológica que segue os princípios da Nova História Cultural e da História da Educação, a abordagem será feita através de pesquisa histórica e bibliográfica. A partir das evidências construir-se-á uma interpretação da Escola Normal, buscando não só a evidente relação da educação com a sociedade, com o campo econômico e político, bem como, com a educação feminina que ansiava por ampliar seus estudos e a sua cultura, elemento essencial para transcender o âmbito doméstico. Os dados serão coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos, questionários, história de vida e pesquisas bibliográficas. No entanto, apesar de todos esses contratempos evidenciados em suas trajetórias, concluiu-se que, as ex-normalistas, através do ingresso no magistério, conseguiram ascender na carreira e atingir uma relativa independência social e econômica, desafiando o estereótipo de normalista espera-marido. |
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PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSEEscola NormalEducação da mulherHistória da EducaçãoEsta pesquisa objetiva reconstituir a história da Escola Normal Sergipense, educandário criado em 1877, o qual educou as mulheres sergipanas e reconstruiu, ainda que parcialmente, a teia de relações que permitiu acessar as práticas e os saberes escolares difundidos na Escola Normal, além de investigar a importância da escola na definição, formação e história da mentalidade das mulheres ali educadas. Para a consecução dos objetivos propostos optamos pelo uso da metodologia baseada nas histórias de vida das ex-alunas da Escola Normal Sergipense no ano de sua formatura, em 1975. Nesta perspectiva teórico-metodológica que segue os princípios da Nova História Cultural e da História da Educação, a abordagem será feita através de pesquisa histórica e bibliográfica. A partir das evidências construir-se-á uma interpretação da Escola Normal, buscando não só a evidente relação da educação com a sociedade, com o campo econômico e político, bem como, com a educação feminina que ansiava por ampliar seus estudos e a sua cultura, elemento essencial para transcender o âmbito doméstico. Os dados serão coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos, questionários, história de vida e pesquisas bibliográficas. No entanto, apesar de todos esses contratempos evidenciados em suas trajetórias, concluiu-se que, as ex-normalistas, através do ingresso no magistério, conseguiram ascender na carreira e atingir uma relativa independência social e econômica, desafiando o estereótipo de normalista espera-marido.Universidade Federal do Piauí2008-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 112-124Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 112-124Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 112-1242526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534/1378Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CARVALHO PIMENTEL, CARMEN REGINA 2022-02-02T18:00:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1534Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:00:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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