PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE CARVALHO PIMENTEL, CARMEN REGINA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534
Resumo: Esta pesquisa objetiva reconstituir a história da Escola Normal Sergipense, educandário criado em 1877, o qual educou as mulheres sergipanas e reconstruiu, ainda que parcialmente, a teia de relações que permitiu acessar as práticas e os saberes escolares difundidos na Escola Normal, além de investigar a importância da escola na definição, formação e história da mentalidade das mulheres ali educadas. Para a consecução dos objetivos propostos optamos pelo uso da metodologia baseada nas histórias de vida das ex-alunas da Escola Normal Sergipense no ano de sua formatura, em 1975. Nesta perspectiva teórico-metodológica que segue os princípios da Nova História Cultural e da História da Educação, a abordagem será feita através de pesquisa histórica e bibliográfica. A partir das evidências construir-se-á uma interpretação da Escola Normal, buscando não só a evidente relação da educação com a sociedade, com o campo econômico e político, bem como, com a educação feminina que ansiava por ampliar seus estudos e a sua cultura, elemento essencial para transcender o âmbito doméstico. Os dados serão coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos, questionários, história de vida e pesquisas bibliográficas. No entanto, apesar de todos esses contratempos evidenciados em suas trajetórias, concluiu-se que, as ex-normalistas, através do ingresso no magistério, conseguiram ascender na carreira e atingir uma relativa independência social e econômica, desafiando o estereótipo de normalista espera-marido.
id UFPI-5_11345fe69b95cd8d0f7150b33ba445bf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1534
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSEEscola NormalEducação da mulherHistória da EducaçãoEsta pesquisa objetiva reconstituir a história da Escola Normal Sergipense, educandário criado em 1877, o qual educou as mulheres sergipanas e reconstruiu, ainda que parcialmente, a teia de relações que permitiu acessar as práticas e os saberes escolares difundidos na Escola Normal, além de investigar a importância da escola na definição, formação e história da mentalidade das mulheres ali educadas. Para a consecução dos objetivos propostos optamos pelo uso da metodologia baseada nas histórias de vida das ex-alunas da Escola Normal Sergipense no ano de sua formatura, em 1975. Nesta perspectiva teórico-metodológica que segue os princípios da Nova História Cultural e da História da Educação, a abordagem será feita através de pesquisa histórica e bibliográfica. A partir das evidências construir-se-á uma interpretação da Escola Normal, buscando não só a evidente relação da educação com a sociedade, com o campo econômico e político, bem como, com a educação feminina que ansiava por ampliar seus estudos e a sua cultura, elemento essencial para transcender o âmbito doméstico. Os dados serão coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos, questionários, história de vida e pesquisas bibliográficas. No entanto, apesar de todos esses contratempos evidenciados em suas trajetórias, concluiu-se que, as ex-normalistas, através do ingresso no magistério, conseguiram ascender na carreira e atingir uma relativa independência social e econômica, desafiando o estereótipo de normalista espera-marido.Universidade Federal do Piauí2008-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 112-124Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 112-124Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 112-1242526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534/1378Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CARVALHO PIMENTEL, CARMEN REGINA 2022-02-02T18:00:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1534Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:00:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
title PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
spellingShingle PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
DE CARVALHO PIMENTEL, CARMEN REGINA
Escola Normal
Educação da mulher
História da Educação
title_short PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
title_full PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
title_fullStr PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
title_full_unstemmed PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
title_sort PESQUISANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL SERGIPENSE
author DE CARVALHO PIMENTEL, CARMEN REGINA
author_facet DE CARVALHO PIMENTEL, CARMEN REGINA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE CARVALHO PIMENTEL, CARMEN REGINA
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Normal
Educação da mulher
História da Educação
topic Escola Normal
Educação da mulher
História da Educação
description Esta pesquisa objetiva reconstituir a história da Escola Normal Sergipense, educandário criado em 1877, o qual educou as mulheres sergipanas e reconstruiu, ainda que parcialmente, a teia de relações que permitiu acessar as práticas e os saberes escolares difundidos na Escola Normal, além de investigar a importância da escola na definição, formação e história da mentalidade das mulheres ali educadas. Para a consecução dos objetivos propostos optamos pelo uso da metodologia baseada nas histórias de vida das ex-alunas da Escola Normal Sergipense no ano de sua formatura, em 1975. Nesta perspectiva teórico-metodológica que segue os princípios da Nova História Cultural e da História da Educação, a abordagem será feita através de pesquisa histórica e bibliográfica. A partir das evidências construir-se-á uma interpretação da Escola Normal, buscando não só a evidente relação da educação com a sociedade, com o campo econômico e político, bem como, com a educação feminina que ansiava por ampliar seus estudos e a sua cultura, elemento essencial para transcender o âmbito doméstico. Os dados serão coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos, questionários, história de vida e pesquisas bibliográficas. No entanto, apesar de todos esses contratempos evidenciados em suas trajetórias, concluiu-se que, as ex-normalistas, através do ingresso no magistério, conseguiram ascender na carreira e atingir uma relativa independência social e econômica, desafiando o estereótipo de normalista espera-marido.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1534/1378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 112-124
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 112-124
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 112-124
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443898081280