FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452 |
Resumo: | O artigo desenha o panorama da formação de professores, possibilidades e desafios, apresentando um quadro teórico que se baseia na prática reflexiva do professor. Os aspectos teóricos básicos desse trabalho são: a evolução das idéias pedagógicas de Jonh Dewey, bem como as idéias básicas de Chön, Gomes e Alarcão circulando entre outros estudos voltados para o problema da formação de professores na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação. |
id |
UFPI-5_2583aa0d46317ec78d8a1f1bb02e2f19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1452 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOSFormação de ProfessorPrática Pedagógica reflexivaReflexão-aeação-açãoO artigo desenha o panorama da formação de professores, possibilidades e desafios, apresentando um quadro teórico que se baseia na prática reflexiva do professor. Os aspectos teóricos básicos desse trabalho são: a evolução das idéias pedagógicas de Jonh Dewey, bem como as idéias básicas de Chön, Gomes e Alarcão circulando entre outros estudos voltados para o problema da formação de professores na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 37-45Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 37-45Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 37-452526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452/1303Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1452Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA Formação de Professor Prática Pedagógica reflexiva Reflexão-aeação-ação |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
author |
MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA |
author_facet |
MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professor Prática Pedagógica reflexiva Reflexão-aeação-ação |
topic |
Formação de Professor Prática Pedagógica reflexiva Reflexão-aeação-ação |
description |
O artigo desenha o panorama da formação de professores, possibilidades e desafios, apresentando um quadro teórico que se baseia na prática reflexiva do professor. Os aspectos teóricos básicos desse trabalho são: a evolução das idéias pedagógicas de Jonh Dewey, bem como as idéias básicas de Chön, Gomes e Alarcão circulando entre outros estudos voltados para o problema da formação de professores na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452/1303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 37-45 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 37-45 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 37-45 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443781689344 |