FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452
Resumo: O artigo desenha o panorama da formação de professores, possibilidades e desafios, apresentando um quadro teórico que se baseia na prática reflexiva do professor. Os aspectos teóricos básicos desse trabalho são: a evolução das idéias pedagógicas de Jonh Dewey, bem como as idéias básicas de Chön, Gomes e Alarcão circulando entre outros estudos voltados para o problema da formação de professores na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação.
id UFPI-5_2583aa0d46317ec78d8a1f1bb02e2f19
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1452
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOSFormação de ProfessorPrática Pedagógica reflexivaReflexão-aeação-açãoO artigo desenha o panorama da formação de professores, possibilidades e desafios, apresentando um quadro teórico que se baseia na prática reflexiva do professor. Os aspectos teóricos básicos desse trabalho são: a evolução das idéias pedagógicas de Jonh Dewey, bem como as idéias básicas de Chön, Gomes e Alarcão circulando entre outros estudos voltados para o problema da formação de professores na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 37-45Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 37-45Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 37-452526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452/1303Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1452Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA
Formação de Professor
Prática Pedagógica reflexiva
Reflexão-aeação-ação
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
author MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA
author_facet MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACÊDO MENDES, BÁRBARA MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professor
Prática Pedagógica reflexiva
Reflexão-aeação-ação
topic Formação de Professor
Prática Pedagógica reflexiva
Reflexão-aeação-ação
description O artigo desenha o panorama da formação de professores, possibilidades e desafios, apresentando um quadro teórico que se baseia na prática reflexiva do professor. Os aspectos teóricos básicos desse trabalho são: a evolução das idéias pedagógicas de Jonh Dewey, bem como as idéias básicas de Chön, Gomes e Alarcão circulando entre outros estudos voltados para o problema da formação de professores na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452/1303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 37-45
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 37-45
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 37-45
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443781689344