PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1062 |
Resumo: | Este trabalho partiu da indagação: A escola pública pode colocar em ação as temáticas do currículo oculto, utilizando-se de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas? Para tanto, o objetivo foi apresentar uma experiência exitosa de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas que desenvolvem o currículo oculto na escola pública. O campo teórico do estudo foi desenvolvido a partir dos conhecimentos sobre currículo e as práticas pedagógicas e docentes. Assim como foi apresentado sob um olhar de pesquisa com abordagem qualitativa na forma descritiva. Este estudo resultou na confecção de uma revista idealizada por professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. O projeto desenvolveu de forma singular a proposta curricular da escola, a fim de minimizar as situações vivenciais de vulnerabilidades a que estavam submetidas aquelas crianças. Formou melhores cidadãos, desenvolvendo com eles uma visão crítica de si, do outro, do meio e do mundo que os cercava, não só intencionando instruí-los para uma competência leitora. Abordou temáticas de valores humanos e alguns aspectos de cuidado biopsicossocial e espiritual com as crianças em sala de aula. Assim, a revista gerou resultados promissores como: motivação pela aprendizagem, formação de vínculos, afetividade, autoestima, identidade, valores humanos, além do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o nível de ensino em particular. |
id |
UFPI-5_27047f9ce2b0ed65f20d448fff80ff1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1062 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTALCurrículoEnsino FundamentalFormação DocentePráticas PedagógicasEste trabalho partiu da indagação: A escola pública pode colocar em ação as temáticas do currículo oculto, utilizando-se de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas? Para tanto, o objetivo foi apresentar uma experiência exitosa de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas que desenvolvem o currículo oculto na escola pública. O campo teórico do estudo foi desenvolvido a partir dos conhecimentos sobre currículo e as práticas pedagógicas e docentes. Assim como foi apresentado sob um olhar de pesquisa com abordagem qualitativa na forma descritiva. Este estudo resultou na confecção de uma revista idealizada por professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. O projeto desenvolveu de forma singular a proposta curricular da escola, a fim de minimizar as situações vivenciais de vulnerabilidades a que estavam submetidas aquelas crianças. Formou melhores cidadãos, desenvolvendo com eles uma visão crítica de si, do outro, do meio e do mundo que os cercava, não só intencionando instruí-los para uma competência leitora. Abordou temáticas de valores humanos e alguns aspectos de cuidado biopsicossocial e espiritual com as crianças em sala de aula. Assim, a revista gerou resultados promissores como: motivação pela aprendizagem, formação de vínculos, afetividade, autoestima, identidade, valores humanos, além do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o nível de ensino em particular.Universidade Federal do Piauí2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/106210.26694/les.v0i44.9172Languages, Education and Society; No. 44 (2020); 28-48Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 44 (2020); 28-48Linguagens, Educação e Sociedade; n. 44 (2020); 28-482526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1062/910Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLIMA CARVALHO, WIRLA RISANY JUNQUEIRA DÓRIA, MARIA CAROLINA 2021-12-13T17:13:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1062Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:13:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL LIMA CARVALHO, WIRLA RISANY Currículo Ensino Fundamental Formação Docente Práticas Pedagógicas |
title_short |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES DIFERENCIADAS: CURRÍCULO EM AÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
LIMA CARVALHO, WIRLA RISANY |
author_facet |
LIMA CARVALHO, WIRLA RISANY JUNQUEIRA DÓRIA, MARIA CAROLINA |
author_role |
author |
author2 |
JUNQUEIRA DÓRIA, MARIA CAROLINA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA CARVALHO, WIRLA RISANY JUNQUEIRA DÓRIA, MARIA CAROLINA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino Fundamental Formação Docente Práticas Pedagógicas |
topic |
Currículo Ensino Fundamental Formação Docente Práticas Pedagógicas |
description |
Este trabalho partiu da indagação: A escola pública pode colocar em ação as temáticas do currículo oculto, utilizando-se de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas? Para tanto, o objetivo foi apresentar uma experiência exitosa de práticas pedagógicas e docentes diferenciadas que desenvolvem o currículo oculto na escola pública. O campo teórico do estudo foi desenvolvido a partir dos conhecimentos sobre currículo e as práticas pedagógicas e docentes. Assim como foi apresentado sob um olhar de pesquisa com abordagem qualitativa na forma descritiva. Este estudo resultou na confecção de uma revista idealizada por professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. O projeto desenvolveu de forma singular a proposta curricular da escola, a fim de minimizar as situações vivenciais de vulnerabilidades a que estavam submetidas aquelas crianças. Formou melhores cidadãos, desenvolvendo com eles uma visão crítica de si, do outro, do meio e do mundo que os cercava, não só intencionando instruí-los para uma competência leitora. Abordou temáticas de valores humanos e alguns aspectos de cuidado biopsicossocial e espiritual com as crianças em sala de aula. Assim, a revista gerou resultados promissores como: motivação pela aprendizagem, formação de vínculos, afetividade, autoestima, identidade, valores humanos, além do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o nível de ensino em particular. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1062 10.26694/les.v0i44.9172 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1062 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i44.9172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1062/910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 44 (2020); 28-48 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 44 (2020); 28-48 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 44 (2020); 28-48 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442002255872 |