FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1144 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão a cerca da Política Educacional Brasileira para Formação Docente da Educação Básica e tem por objetivo principal analisar a formação inicial e continuada de professores no Brasil, suas concepções, os desafios para sua implementação e a composição curricular coerente com a discussão apresentada. Este texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental e tem como elemento norteador a legislação educacional nacional. Destaca a necessidade em superar as dificuldades, rompendo com paradigmas e, principalmente, criando estratégias para que as políticas educacionais não sejam meros instrumentos legais que atuam apenas no campo da teoria e sim que permitam aos professores modificarem sua realidade, contribuindo para melhorar o atual cenário educacional brasileiro. |
id |
UFPI-5_3345afc9d7874e3891d95be79b456dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1144 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOSPolíticas públicasFormação docenteCurrículoEste artigo apresenta uma reflexão a cerca da Política Educacional Brasileira para Formação Docente da Educação Básica e tem por objetivo principal analisar a formação inicial e continuada de professores no Brasil, suas concepções, os desafios para sua implementação e a composição curricular coerente com a discussão apresentada. Este texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental e tem como elemento norteador a legislação educacional nacional. Destaca a necessidade em superar as dificuldades, rompendo com paradigmas e, principalmente, criando estratégias para que as políticas educacionais não sejam meros instrumentos legais que atuam apenas no campo da teoria e sim que permitam aos professores modificarem sua realidade, contribuindo para melhorar o atual cenário educacional brasileiro.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114410.26694/les.v1i1.8397Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 118-138Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 118-138Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 118-1382526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1144/993Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERNANDES DE BRITO, VERA LÚCIA OLIVEIRA VIDAL DA SILVA, DANIELA PINTO NUNES, CLÁUDIO 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1144Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS FERNANDES DE BRITO, VERA LÚCIA Políticas públicas Formação docente Currículo |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
author |
FERNANDES DE BRITO, VERA LÚCIA |
author_facet |
FERNANDES DE BRITO, VERA LÚCIA OLIVEIRA VIDAL DA SILVA, DANIELA PINTO NUNES, CLÁUDIO |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA VIDAL DA SILVA, DANIELA PINTO NUNES, CLÁUDIO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES DE BRITO, VERA LÚCIA OLIVEIRA VIDAL DA SILVA, DANIELA PINTO NUNES, CLÁUDIO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Formação docente Currículo |
topic |
Políticas públicas Formação docente Currículo |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão a cerca da Política Educacional Brasileira para Formação Docente da Educação Básica e tem por objetivo principal analisar a formação inicial e continuada de professores no Brasil, suas concepções, os desafios para sua implementação e a composição curricular coerente com a discussão apresentada. Este texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental e tem como elemento norteador a legislação educacional nacional. Destaca a necessidade em superar as dificuldades, rompendo com paradigmas e, principalmente, criando estratégias para que as políticas educacionais não sejam meros instrumentos legais que atuam apenas no campo da teoria e sim que permitam aos professores modificarem sua realidade, contribuindo para melhorar o atual cenário educacional brasileiro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1144 10.26694/les.v1i1.8397 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1144 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i1.8397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1144/993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 118-138 Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 118-138 Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 118-138 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442492989440 |