CIÊNCIA E FÉ: UMA ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS TEIXEIRA, FRANCIMAR
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ANDRADE RODRIGUES, MICAÍAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1193
Resumo: Assumindo que a escola é um espaço de convivência multicultural que deve atuar na formação de indivíduos com consciência crítica e ética, no presente artigo apresentamos relato de uma prática pedagógica envolvendo licenciandos em física, na qual houve a oportunidade de se identificar as formas distintas que ciência e religião têm de obter e justificar conhecimentos. Criamos um contexto onde o episódio bíblico da queda da muralha de Jericó foi colocado em análise, à luz de conhecimentos científicos, questionando-se acerca da possibilidade de tal evento ter acontecido devido aos fatores apontados na Bíblia. Os argumentos dos licenciandos foram analisados tomando-se por base o Padrão Argumentativo de Toulmin - PAT. Os resultados sugerem que a prática pedagógica constituiu uma possibilidade de inspiração metodológica para o ensino de física, visto que a mesma oportunizou a prática do discurso argumentativo em sala de aula, a vivência de prática característica da cultura científica e da situação onde ciência e religião são tratadas como duas culturas na qual uma não é superior à outra, mas sim distintas. Acreditamos que práticas desta natureza proporcionam o contato entre diferentes culturas, no nosso caso a cultura religiosa e a cultura científica, e este contato possibilita uma maior compreensão de ambas. Isto gera a tolerância, que é um dos pilares da educação multicultural.
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