O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães do Nascimento, Edna Maria
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547
Resumo: O artigo aborda os resultados preliminares da pesquisa em curso, denominada: O Ensino de Filosofia Nas Escolas Públicas e Privadas de Teresina (PI) – Um diagnóstico exploratório dos níveis médio e fundamental. O texto registra a discussão sobre a pertinência do ensino de filosofia no fortalecimento crítico e intelectual da educação básica. Apresenta indicadores quantitativos e qualitativos da realidade do ensino de filosofia em Teresina (PI) com a finalidade de fazer um mapeamento deste objeto de estudo, considerando os seguintes aspectos: a presença da disciplina no currículo escolar; o tipo de gerenciamento: a carga-horaria; a formação acadêmica dos professores e professoras; conteúdos programáticos; metodologia e tipo de avaliação, bibliografia básica que vem sendo utilizada e por último, a percepção que o educando tem da disciplina.
id UFPI-5_427005926d0527c279b936cb914461ff
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2547
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARESFilosofiaensino de Filosofiasaber filosóficoprática pedagógicaO artigo aborda os resultados preliminares da pesquisa em curso, denominada: O Ensino de Filosofia Nas Escolas Públicas e Privadas de Teresina (PI) – Um diagnóstico exploratório dos níveis médio e fundamental. O texto registra a discussão sobre a pertinência do ensino de filosofia no fortalecimento crítico e intelectual da educação básica. Apresenta indicadores quantitativos e qualitativos da realidade do ensino de filosofia em Teresina (PI) com a finalidade de fazer um mapeamento deste objeto de estudo, considerando os seguintes aspectos: a presença da disciplina no currículo escolar; o tipo de gerenciamento: a carga-horaria; a formação acadêmica dos professores e professoras; conteúdos programáticos; metodologia e tipo de avaliação, bibliografia básica que vem sendo utilizada e por último, a percepção que o educando tem da disciplina.Universidade Federal do Piauí2001-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547Languages, Education and Society; No. 6 (2001)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 6 (2001)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 6 (2001)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547/2311Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães do Nascimento, Edna Maria 2022-05-09T13:21:57Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2547Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:21:57Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
title O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
spellingShingle O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Magalhães do Nascimento, Edna Maria
Filosofia
ensino de Filosofia
saber filosófico
prática pedagógica
title_short O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
title_full O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
title_fullStr O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
title_full_unstemmed O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
title_sort O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
author Magalhães do Nascimento, Edna Maria
author_facet Magalhães do Nascimento, Edna Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães do Nascimento, Edna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
ensino de Filosofia
saber filosófico
prática pedagógica
topic Filosofia
ensino de Filosofia
saber filosófico
prática pedagógica
description O artigo aborda os resultados preliminares da pesquisa em curso, denominada: O Ensino de Filosofia Nas Escolas Públicas e Privadas de Teresina (PI) – Um diagnóstico exploratório dos níveis médio e fundamental. O texto registra a discussão sobre a pertinência do ensino de filosofia no fortalecimento crítico e intelectual da educação básica. Apresenta indicadores quantitativos e qualitativos da realidade do ensino de filosofia em Teresina (PI) com a finalidade de fazer um mapeamento deste objeto de estudo, considerando os seguintes aspectos: a presença da disciplina no currículo escolar; o tipo de gerenciamento: a carga-horaria; a formação acadêmica dos professores e professoras; conteúdos programáticos; metodologia e tipo de avaliação, bibliografia básica que vem sendo utilizada e por último, a percepção que o educando tem da disciplina.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547/2311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 6 (2001)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 6 (2001)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 6 (2001)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444336386048