A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72677
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Tiago Fonseca Falkenbach
id UFPR_ddf6cea137774b5f54784fd5a9afebf6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72677
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaFalkenbach, Tiago Fonseca, 1975-2022-03-25T16:26:21Z2022-03-25T16:26:21Z2021https://hdl.handle.net/1884/72677Orientador: Prof. Dr. Tiago Fonseca FalkenbachDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO. Defesa : Curitiba, 16/09/2021Inclui referências: p. 89-92Resumo: Neste trabalho, procuramos desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que levasse os estudantes a olharem de forma crítica para o seu cotidiano. Como parte dessa prática, os estudantes deveriam realizar uma investigação sobre sua realidade cotidiana, baseada nos conteúdos filosóficos apresentados em sala de aula, e produzir um relato escrito sobre sua investigação. A metodologia de pesquisa baseou-se na seguinte hipótese central: as investigações do cotidiano realizadas pelos estudantes podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de filosofia. O fundamento teórico utilizado para embasar essa hipótese foi a pedagogia da autonomia de Paulo Freire, que valoriza as experiências cotidianas dos estudantes como uma forma de promover sua autonomia enquanto sujeitos de conhecimento e ação, e a ética de Hans Jonas, que trata da responsabilidade que temos para garantir a existência das gerações futuras. Constatou-se que o método proposto é não apenas um meio eficaz de trabalho com filosofia no Ensino Médio, mas também um instrumento efetivo de promoção do protagonismo do estudante, uma vez que o conduz a uma perspectiva autônoma na aplicação dos conhecimentos filosóficos adquiridos.Abstract: In this work, we sought to develop a teaching and learning practice of Philosophy in High School that would lead students to look critically at their daily lives. As part of this practice, students should carry out an investigation of their daily lives based on philosophical texts discussed in classroom and produce a written report of their investigation. The methodology was based on the following central hypothesis: the investigations of daily life carried out by students can contribute to the process of teaching and learning philosophy. The theoretical basis used as support to this hypothesis was Paulo Freire's pedagogy of autonomy, which values students' daily experiences as a way to promote their autonomy as cognitive and practical subjects, and Hans Jonas' ethics, which deals with the responsibility we have to ensure the existence of future generations. It was found that the proposed method is not only an effective way of teaching philosophy in high school, but also an effective instrument for promoting student's protagonism, since it leads to an autonomous perspective in the application of the acquired philosophical knowledge.1 arquivo (136 p.).application/pdfFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)Prática de ensinoFatos (Filosofia)FilosofiaA investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - REGINALDO DA SILVA MARTINATTO.pdfapplication/pdf1031296https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72677/1/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20DA%20SILVA%20MARTINATTO.pdfb3aaf7a2ef13a3c24121828070378decMD51open access1884/726772022-03-25 13:26:21.308open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72677Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-25T16:26:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
title A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
spellingShingle A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Prática de ensino
Fatos (Filosofia)
Filosofia
title_short A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
title_full A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
title_fullStr A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
title_full_unstemmed A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
title_sort A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
author Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
author_facet Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkenbach, Tiago Fonseca, 1975-
contributor_str_mv Falkenbach, Tiago Fonseca, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Prática de ensino
Fatos (Filosofia)
Filosofia
topic Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Prática de ensino
Fatos (Filosofia)
Filosofia
description Orientador: Prof. Dr. Tiago Fonseca Falkenbach
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-25T16:26:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-25T16:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72677
url https://hdl.handle.net/1884/72677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (136 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72677/1/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20DA%20SILVA%20MARTINATTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3aaf7a2ef13a3c24121828070378dec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860857491095552