ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: PENSANDO A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICA E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1260 |
Resumo: | Este artigo surge a partir de reflexões desenvolvidas nos processos formativos no âmbito do curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, que foram partilhadas no Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância - GIECEI. Com o objetivo de discutir questões históricas acerca da organização escolar, do currículo enquanto práticas escolares e das políticas públicas educacionais, em específico, para a Educação Infantil, toma-se como base autores referência neste campo teórico: Sacristán (1998); Teodoro (2006); Brandão (2007); Romão (2008); Kuhlmann Jr. (2010); Kramer (2011). Portanto, esta produção se constitui em pesquisa bibliográfica (Gerhardt e Silveira; 2009) a qual propõe uma reflexão teórica acerca da história da educação escolar no Brasil, tendo em vista a organização da Educação Infantil por meio das políticas educacionais e a materialização do currículo nas práticas escolares. Após este estudo, entende-se que a trajetória histórica percorrida é amplamente influente nas condições atuais do ensino; que as políticas públicas nacionais recebem influência externa em consequência de um processo de internacionalização do Estado; e que esta relação interfere diretamente na organização de todas as etapas da Educação, referindo-se também à Educação Infantil. |
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ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: PENSANDO A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICA E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAISEducaçãoEducação InfantilPolíticas EducacionaisOrganização escolarEnsinoEste artigo surge a partir de reflexões desenvolvidas nos processos formativos no âmbito do curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, que foram partilhadas no Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância - GIECEI. Com o objetivo de discutir questões históricas acerca da organização escolar, do currículo enquanto práticas escolares e das políticas públicas educacionais, em específico, para a Educação Infantil, toma-se como base autores referência neste campo teórico: Sacristán (1998); Teodoro (2006); Brandão (2007); Romão (2008); Kuhlmann Jr. (2010); Kramer (2011). Portanto, esta produção se constitui em pesquisa bibliográfica (Gerhardt e Silveira; 2009) a qual propõe uma reflexão teórica acerca da história da educação escolar no Brasil, tendo em vista a organização da Educação Infantil por meio das políticas educacionais e a materialização do currículo nas práticas escolares. Após este estudo, entende-se que a trajetória histórica percorrida é amplamente influente nas condições atuais do ensino; que as políticas públicas nacionais recebem influência externa em consequência de um processo de internacionalização do Estado; e que esta relação interfere diretamente na organização de todas as etapas da Educação, referindo-se também à Educação Infantil.Universidade Federal do Piauí2016-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/126010.26694/les.v1i2.6101Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 195-213Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 195-213Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 195-2132526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1260/1107Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTOMAZZETTI, CLEONICE MARIA WINTERHALTER, DIOLINDA FRANCIELE BELING, VÍVIAN JAMILE 2021-12-16T11:17:44Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1260Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:44Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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