PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031 |
Resumo: | A experiência com a produção textual propiciou o constante trabalho de corrigir e de orientar para a escrita e para a reescrita. Inserido nessa conjuntura, esse artigo tem como objetivo refletir se as indicações do docente para a reescrita podem contribuir para a qualidade do texto final do aluno. Para atingir essa meta, foram selecionados textos elaborados por estudantes do Ensino Médio produzidos a partir das orientações apresentadas em sala de aula e os bilhetes escritos nas produções. Para sustentar nossas ponderações, busca-se respaldo, principalmente nos conceitos de “mediação” e nos enunciativodiscursivos. Além desse constructo investigativo e metodológico, apresentamos as contribuições sobre o “texto” e “produções textuais”. |
id |
UFPI-5_432b2f3648fafbda8a659de59f364d49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1031 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORESEscritaEnsinoIntervenção DocenteA experiência com a produção textual propiciou o constante trabalho de corrigir e de orientar para a escrita e para a reescrita. Inserido nessa conjuntura, esse artigo tem como objetivo refletir se as indicações do docente para a reescrita podem contribuir para a qualidade do texto final do aluno. Para atingir essa meta, foram selecionados textos elaborados por estudantes do Ensino Médio produzidos a partir das orientações apresentadas em sala de aula e os bilhetes escritos nas produções. Para sustentar nossas ponderações, busca-se respaldo, principalmente nos conceitos de “mediação” e nos enunciativodiscursivos. Além desse constructo investigativo e metodológico, apresentamos as contribuições sobre o “texto” e “produções textuais”.Universidade Federal do Piauí2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/103110.26694/les.v0i47.10240Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 157-190Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 157-190Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 157-1902526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031/879Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA 2021-12-16T10:53:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1031Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T10:53:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES |
title |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES |
spellingShingle |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA Escrita Ensino Intervenção Docente |
title_short |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES |
title_full |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES |
title_fullStr |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES |
title_sort |
PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES |
author |
NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA |
author_facet |
NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Ensino Intervenção Docente |
topic |
Escrita Ensino Intervenção Docente |
description |
A experiência com a produção textual propiciou o constante trabalho de corrigir e de orientar para a escrita e para a reescrita. Inserido nessa conjuntura, esse artigo tem como objetivo refletir se as indicações do docente para a reescrita podem contribuir para a qualidade do texto final do aluno. Para atingir essa meta, foram selecionados textos elaborados por estudantes do Ensino Médio produzidos a partir das orientações apresentadas em sala de aula e os bilhetes escritos nas produções. Para sustentar nossas ponderações, busca-se respaldo, principalmente nos conceitos de “mediação” e nos enunciativodiscursivos. Além desse constructo investigativo e metodológico, apresentamos as contribuições sobre o “texto” e “produções textuais”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031 10.26694/les.v0i47.10240 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i47.10240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031/879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 157-190 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 157-190 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 157-190 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797441944584192 |