PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031
Resumo: A experiência com a produção textual propiciou o constante trabalho de corrigir e de orientar para a escrita e para a reescrita. Inserido nessa conjuntura, esse artigo tem como objetivo refletir se as indicações do docente para a reescrita podem contribuir para a qualidade do texto final do aluno. Para atingir essa meta, foram selecionados textos elaborados por estudantes do Ensino Médio produzidos a partir das orientações apresentadas em sala de aula e os bilhetes escritos nas produções. Para sustentar nossas ponderações, busca-se respaldo, principalmente nos conceitos de “mediação” e nos enunciativodiscursivos. Além desse constructo investigativo e metodológico, apresentamos as contribuições sobre o “texto” e “produções textuais”.
id UFPI-5_432b2f3648fafbda8a659de59f364d49
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1031
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORESEscritaEnsinoIntervenção DocenteA experiência com a produção textual propiciou o constante trabalho de corrigir e de orientar para a escrita e para a reescrita. Inserido nessa conjuntura, esse artigo tem como objetivo refletir se as indicações do docente para a reescrita podem contribuir para a qualidade do texto final do aluno. Para atingir essa meta, foram selecionados textos elaborados por estudantes do Ensino Médio produzidos a partir das orientações apresentadas em sala de aula e os bilhetes escritos nas produções. Para sustentar nossas ponderações, busca-se respaldo, principalmente nos conceitos de “mediação” e nos enunciativodiscursivos. Além desse constructo investigativo e metodológico, apresentamos as contribuições sobre o “texto” e “produções textuais”.Universidade Federal do Piauí2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/103110.26694/les.v0i47.10240Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 157-190Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 157-190Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 157-1902526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031/879Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA 2021-12-16T10:53:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1031Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T10:53:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
title PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
spellingShingle PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA
Escrita
Ensino
Intervenção Docente
title_short PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
title_full PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
title_fullStr PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
title_full_unstemmed PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
title_sort PRODUÇÕES TEXTUAIS: A REESCRITA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DE PROFESSORES
author NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA
author_facet NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NESPOLI RAMOS, RITA DE CÁSSIA ANTONIA
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ensino
Intervenção Docente
topic Escrita
Ensino
Intervenção Docente
description A experiência com a produção textual propiciou o constante trabalho de corrigir e de orientar para a escrita e para a reescrita. Inserido nessa conjuntura, esse artigo tem como objetivo refletir se as indicações do docente para a reescrita podem contribuir para a qualidade do texto final do aluno. Para atingir essa meta, foram selecionados textos elaborados por estudantes do Ensino Médio produzidos a partir das orientações apresentadas em sala de aula e os bilhetes escritos nas produções. Para sustentar nossas ponderações, busca-se respaldo, principalmente nos conceitos de “mediação” e nos enunciativodiscursivos. Além desse constructo investigativo e metodológico, apresentamos as contribuições sobre o “texto” e “produções textuais”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031
10.26694/les.v0i47.10240
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i47.10240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1031/879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 157-190
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 157-190
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 157-190
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797441944584192