DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASSINO FERREIRA, HELENICE MIRABELLI
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BASTOS OSWALD, MARIA LUIZA MAGALHÃES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346
Resumo: As tecnologias móveis e ubíquas podem representar uma inovação nas práticas pedagógicas, ampliando os espaços/tempos de aprendizagem para além das salas de aula e corroborando as já instauradas dinâmicas de colaboração e interatividade, características da cultura digital vigente. De que modo isso pode ocorrer? Que condições são necessárias para que essa aprendizagem aconteça? Que práticas podem ser inseridas nos processos escolares para favorecer essas dinâmicas? Como introduzir essas práticas sem que a “didatização” dos meios pese sobre a espontaneidade dos jovens estudantes? São perguntas que ainda confundem e angustiam aqueles que se propõem a estudar essas questões e estamos apenas começando a “puxar o fio da meada” que desfiará outras tantas perguntas. Longe de querer respostas definitivas, as perguntas servem para orientar nossas preocupações e ações no sentido de procurar práticas mais condizentes com os tempos atuais.
id UFPI-5_4b92d127522adb0554c82c173c9502f0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1346
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educaçãojuventudemobilidadeubiquidadepráticas pedagógicasAs tecnologias móveis e ubíquas podem representar uma inovação nas práticas pedagógicas, ampliando os espaços/tempos de aprendizagem para além das salas de aula e corroborando as já instauradas dinâmicas de colaboração e interatividade, características da cultura digital vigente. De que modo isso pode ocorrer? Que condições são necessárias para que essa aprendizagem aconteça? Que práticas podem ser inseridas nos processos escolares para favorecer essas dinâmicas? Como introduzir essas práticas sem que a “didatização” dos meios pese sobre a espontaneidade dos jovens estudantes? São perguntas que ainda confundem e angustiam aqueles que se propõem a estudar essas questões e estamos apenas começando a “puxar o fio da meada” que desfiará outras tantas perguntas. Longe de querer respostas definitivas, as perguntas servem para orientar nossas preocupações e ações no sentido de procurar práticas mais condizentes com os tempos atuais.Universidade Federal do Piauí2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 157-178Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 157-178Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 157-1782526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346/1196Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCASSINO FERREIRA, HELENICE MIRABELLI BASTOS OSWALD, MARIA LUIZA MAGALHÃES 2022-01-13T15:12:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1346Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T15:12:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
title DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
spellingShingle DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
CASSINO FERREIRA, HELENICE MIRABELLI
juventude
mobilidade
ubiquidade
práticas pedagógicas
title_short DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
title_full DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
title_fullStr DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
title_full_unstemmed DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
title_sort DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação
author CASSINO FERREIRA, HELENICE MIRABELLI
author_facet CASSINO FERREIRA, HELENICE MIRABELLI
BASTOS OSWALD, MARIA LUIZA MAGALHÃES
author_role author
author2 BASTOS OSWALD, MARIA LUIZA MAGALHÃES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASSINO FERREIRA, HELENICE MIRABELLI
BASTOS OSWALD, MARIA LUIZA MAGALHÃES
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
mobilidade
ubiquidade
práticas pedagógicas
topic juventude
mobilidade
ubiquidade
práticas pedagógicas
description As tecnologias móveis e ubíquas podem representar uma inovação nas práticas pedagógicas, ampliando os espaços/tempos de aprendizagem para além das salas de aula e corroborando as já instauradas dinâmicas de colaboração e interatividade, características da cultura digital vigente. De que modo isso pode ocorrer? Que condições são necessárias para que essa aprendizagem aconteça? Que práticas podem ser inseridas nos processos escolares para favorecer essas dinâmicas? Como introduzir essas práticas sem que a “didatização” dos meios pese sobre a espontaneidade dos jovens estudantes? São perguntas que ainda confundem e angustiam aqueles que se propõem a estudar essas questões e estamos apenas começando a “puxar o fio da meada” que desfiará outras tantas perguntas. Longe de querer respostas definitivas, as perguntas servem para orientar nossas preocupações e ações no sentido de procurar práticas mais condizentes com os tempos atuais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346/1196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 157-178
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 157-178
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 157-178
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443353870336