PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552 |
Resumo: | Neste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos. |
id |
UFPI-5_4df175f12458d1417689eb0b4cee4566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2552 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)Praticas pedagógicaseducação escolaralunos negrosNeste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552Languages, Education and Society; No. 7 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 7 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 7 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552/2315Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess Sousa Gomes , Ana Beatriz2022-05-09T13:21:08Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2552Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:21:08Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) |
title |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) |
spellingShingle |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) Sousa Gomes , Ana Beatriz Praticas pedagógicas educação escolar alunos negros |
title_short |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) |
title_full |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) |
title_fullStr |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) |
title_full_unstemmed |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) |
title_sort |
PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS) |
author |
Sousa Gomes , Ana Beatriz |
author_facet |
Sousa Gomes , Ana Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Gomes , Ana Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Praticas pedagógicas educação escolar alunos negros |
topic |
Praticas pedagógicas educação escolar alunos negros |
description |
Neste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552/2315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 7 (2002) Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 7 (2002) Linguagens, Educação e Sociedade; n. 7 (2002) 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444341628928 |