PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Gomes , Ana Beatriz
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552
Resumo: Neste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos.
id UFPI-5_4df175f12458d1417689eb0b4cee4566
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2552
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)Praticas pedagógicaseducação escolaralunos negrosNeste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552Languages, Education and Society; No. 7 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 7 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 7 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552/2315Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess Sousa Gomes , Ana Beatriz2022-05-09T13:21:08Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2552Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:21:08Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
title PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
spellingShingle PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
Sousa Gomes , Ana Beatriz
Praticas pedagógicas
educação escolar
alunos negros
title_short PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
title_full PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
title_fullStr PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
title_full_unstemmed PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
title_sort PRATICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: A QUESTÃO DOS (AS) NEGROS (AS)
author Sousa Gomes , Ana Beatriz
author_facet Sousa Gomes , Ana Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Gomes , Ana Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Praticas pedagógicas
educação escolar
alunos negros
topic Praticas pedagógicas
educação escolar
alunos negros
description Neste artigo discutimos acerca de alguns elementos constitutivos da problemática das práticas pedagógicas em relação aos alunos negros, apresentando posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivencia como educadora, dentro da seguinte ordem: A História da Educação e A Pratica Pedagógica Curricular dos Professores. O proposito dessa abordagem e mencionar como o problema da exclusão/inclusão dos grupos oprimidos, especialmente o grupo negro, na educação escolar, está sendo considerado em teorias e propostas educacionais e como ele se apresenta ainda de forma acentuada nas escolas. Acreditamos que a escola brasileira deve ser entendida como espaço de processos ricos de manifestações culturais, respeitando as diferenças individuais, vinculando as propostas educacionais as condições sociais e raciais dos alunos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2552/2315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 7 (2002)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 7 (2002)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 7 (2002)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444341628928