Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khalek, Chanla Antonieta Abdul
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142849
Resumo: A nossa sociedade está vivendo um período histórico de aceleração econômica e de desenvolvimento globalizado. Em nome dos avanços da ciência, da tecnologia, da produção e do consumo desenfreado, o homem vem desrespeitando as relações com a natureza e outros seres vivos. Na busca da satisfação de suas necessidades e aspirações não percebem que isto faz diminuir as chances para as gerações futuras trazendo conseqüências desastrosas. Para tanto, o papel da educação neste contexto se apresenta como um alicerce para novas mudanças. Promover práticas educativas eficazes em educação ambiental resulta em aprendizados que podem mudar hábitos e valores que farão a diferença para um futuro melhor ao homem e a natureza. Diante deste contexto, o presente estudo visa propiciar uma reflexão sobre o papel da escola nestas mudanças e apresentar e analisar quais e em que condições as práticas pedagógicas implementadas em uma escola da rede pública resultaram em uma efetiva educação ambiental. Tendo como referencial teórico as idéias de Paulo Freire, Jean Piaget e Moacir Gadotti. A experiência foi desenvolvida ao longo de dez semanas e focou-se na intenção de mudar atitudes e comportamentos em relação a um problema ambiental, o lixo acumulado, existente na escola e na comunidade do entorno. Além de tentar resgatar nos alunos valores como: respeito, solidariedade, comprometimento, amor ao outro e a natureza. Podemos dizer que durante o desenvolvimento do projeto ficou evidente que para termos êxito em educação ambiental é necessário um trabalho continuado que vai além de um semestre ou apenas um ano letivo. Assim como, o esforço conjunto da comunidade escolar e de vários segmentos sociais que estejam envolvidos em um projeto coletivo em prol de uma visão comum para uma melhor qualidade de vida.
id UFRGS-2_3a7ff4d6f4944f88d0fe294acd8593ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Khalek, Chanla Antonieta AbdulBatista, Neusa Chaves2016-06-21T02:10:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/142849000993827A nossa sociedade está vivendo um período histórico de aceleração econômica e de desenvolvimento globalizado. Em nome dos avanços da ciência, da tecnologia, da produção e do consumo desenfreado, o homem vem desrespeitando as relações com a natureza e outros seres vivos. Na busca da satisfação de suas necessidades e aspirações não percebem que isto faz diminuir as chances para as gerações futuras trazendo conseqüências desastrosas. Para tanto, o papel da educação neste contexto se apresenta como um alicerce para novas mudanças. Promover práticas educativas eficazes em educação ambiental resulta em aprendizados que podem mudar hábitos e valores que farão a diferença para um futuro melhor ao homem e a natureza. Diante deste contexto, o presente estudo visa propiciar uma reflexão sobre o papel da escola nestas mudanças e apresentar e analisar quais e em que condições as práticas pedagógicas implementadas em uma escola da rede pública resultaram em uma efetiva educação ambiental. Tendo como referencial teórico as idéias de Paulo Freire, Jean Piaget e Moacir Gadotti. A experiência foi desenvolvida ao longo de dez semanas e focou-se na intenção de mudar atitudes e comportamentos em relação a um problema ambiental, o lixo acumulado, existente na escola e na comunidade do entorno. Além de tentar resgatar nos alunos valores como: respeito, solidariedade, comprometimento, amor ao outro e a natureza. Podemos dizer que durante o desenvolvimento do projeto ficou evidente que para termos êxito em educação ambiental é necessário um trabalho continuado que vai além de um semestre ou apenas um ano letivo. Assim como, o esforço conjunto da comunidade escolar e de vários segmentos sociais que estejam envolvidos em um projeto coletivo em prol de uma visão comum para uma melhor qualidade de vida.application/pdfporEducação ambientalEscolaPrática pedagógicaAlunoPráticas pedagógicas para a educação ambiental na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993827.pdf000993827.pdfTexto completoapplication/pdf573234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142849/1/000993827.pdf74577d1ad3c8c2381fc3ae22af1f4c14MD51TEXT000993827.pdf.txt000993827.pdf.txtExtracted Texttext/plain68420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142849/2/000993827.pdf.txtd1f05f6aadf52f0cb774dfc8c0c3c219MD52THUMBNAIL000993827.pdf.jpg000993827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142849/3/000993827.pdf.jpgcad60b74d81fb2b14bb7a876f6b8fa6aMD5310183/1428492018-10-26 10:01:41.885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
title Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
spellingShingle Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
Khalek, Chanla Antonieta Abdul
Educação ambiental
Escola
Prática pedagógica
Aluno
title_short Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
title_full Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
title_fullStr Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
title_sort Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
author Khalek, Chanla Antonieta Abdul
author_facet Khalek, Chanla Antonieta Abdul
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khalek, Chanla Antonieta Abdul
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
contributor_str_mv Batista, Neusa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Escola
Prática pedagógica
Aluno
topic Educação ambiental
Escola
Prática pedagógica
Aluno
description A nossa sociedade está vivendo um período histórico de aceleração econômica e de desenvolvimento globalizado. Em nome dos avanços da ciência, da tecnologia, da produção e do consumo desenfreado, o homem vem desrespeitando as relações com a natureza e outros seres vivos. Na busca da satisfação de suas necessidades e aspirações não percebem que isto faz diminuir as chances para as gerações futuras trazendo conseqüências desastrosas. Para tanto, o papel da educação neste contexto se apresenta como um alicerce para novas mudanças. Promover práticas educativas eficazes em educação ambiental resulta em aprendizados que podem mudar hábitos e valores que farão a diferença para um futuro melhor ao homem e a natureza. Diante deste contexto, o presente estudo visa propiciar uma reflexão sobre o papel da escola nestas mudanças e apresentar e analisar quais e em que condições as práticas pedagógicas implementadas em uma escola da rede pública resultaram em uma efetiva educação ambiental. Tendo como referencial teórico as idéias de Paulo Freire, Jean Piaget e Moacir Gadotti. A experiência foi desenvolvida ao longo de dez semanas e focou-se na intenção de mudar atitudes e comportamentos em relação a um problema ambiental, o lixo acumulado, existente na escola e na comunidade do entorno. Além de tentar resgatar nos alunos valores como: respeito, solidariedade, comprometimento, amor ao outro e a natureza. Podemos dizer que durante o desenvolvimento do projeto ficou evidente que para termos êxito em educação ambiental é necessário um trabalho continuado que vai além de um semestre ou apenas um ano letivo. Assim como, o esforço conjunto da comunidade escolar e de vários segmentos sociais que estejam envolvidos em um projeto coletivo em prol de uma visão comum para uma melhor qualidade de vida.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142849
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993827
url http://hdl.handle.net/10183/142849
identifier_str_mv 000993827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142849/1/000993827.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142849/2/000993827.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142849/3/000993827.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 74577d1ad3c8c2381fc3ae22af1f4c14
d1f05f6aadf52f0cb774dfc8c0c3c219
cad60b74d81fb2b14bb7a876f6b8fa6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511331237888