ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAVO E SÁ CARNEIRO, CLAUDIA CHRISTINA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506
Resumo: A produção de estudos e pesquisas sobre o ensino de ciências teve aumento considerável nas últimas décadas, embora seus resultados pouco tenham alcançado a sala de aula, com poucas melhorias. Este artigo tenta rever algumas contribuições históricas e de pesquisas desenvolvidas na área, priorizando aspectos como reformas de ensino e formação docente, na tentativa de melhor compreender os obstáculos que têm impedido sua melhoria e apontar possíveis caminhos de mudanças. A pesquisa, de caráter qualitativo, priorizou como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo indica que durante a sua trajetória o ensino de ciências enfrentou muitas inconstâncias, reflexo do contexto político, econômico e social; de reformas impostas e operacionalizadas inadequadamente; de tentativas ora frustradas, ora bem sucedidas de formação inicial e continuada de docentes, dentre outros problemas. As reflexões tecidas apontam para a necessidade de um olhar mais detalhado e crítico nos currículos de formação nas Licenciaturas, propostos e recém reformulados, na procura de transformar a educação científica tendo em vista sua melhoria.
id UFPI-5_5643eb8877b04cb4370a24ace5327418
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1506
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveisEnsino de ciênciasFormação de professoresHistória do ensino de ciênciasA produção de estudos e pesquisas sobre o ensino de ciências teve aumento considerável nas últimas décadas, embora seus resultados pouco tenham alcançado a sala de aula, com poucas melhorias. Este artigo tenta rever algumas contribuições históricas e de pesquisas desenvolvidas na área, priorizando aspectos como reformas de ensino e formação docente, na tentativa de melhor compreender os obstáculos que têm impedido sua melhoria e apontar possíveis caminhos de mudanças. A pesquisa, de caráter qualitativo, priorizou como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo indica que durante a sua trajetória o ensino de ciências enfrentou muitas inconstâncias, reflexo do contexto político, econômico e social; de reformas impostas e operacionalizadas inadequadamente; de tentativas ora frustradas, ora bem sucedidas de formação inicial e continuada de docentes, dentre outros problemas. As reflexões tecidas apontam para a necessidade de um olhar mais detalhado e crítico nos currículos de formação nas Licenciaturas, propostos e recém reformulados, na procura de transformar a educação científica tendo em vista sua melhoria.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 40-54Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 40-54Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 40-542526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506/1351Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBRAVO E SÁ CARNEIRO, CLAUDIA CHRISTINA 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1506Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
title ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
spellingShingle ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
BRAVO E SÁ CARNEIRO, CLAUDIA CHRISTINA
Ensino de ciências
Formação de professores
História do ensino de ciências
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
title_sort ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
author BRAVO E SÁ CARNEIRO, CLAUDIA CHRISTINA
author_facet BRAVO E SÁ CARNEIRO, CLAUDIA CHRISTINA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAVO E SÁ CARNEIRO, CLAUDIA CHRISTINA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação de professores
História do ensino de ciências
topic Ensino de ciências
Formação de professores
História do ensino de ciências
description A produção de estudos e pesquisas sobre o ensino de ciências teve aumento considerável nas últimas décadas, embora seus resultados pouco tenham alcançado a sala de aula, com poucas melhorias. Este artigo tenta rever algumas contribuições históricas e de pesquisas desenvolvidas na área, priorizando aspectos como reformas de ensino e formação docente, na tentativa de melhor compreender os obstáculos que têm impedido sua melhoria e apontar possíveis caminhos de mudanças. A pesquisa, de caráter qualitativo, priorizou como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo indica que durante a sua trajetória o ensino de ciências enfrentou muitas inconstâncias, reflexo do contexto político, econômico e social; de reformas impostas e operacionalizadas inadequadamente; de tentativas ora frustradas, ora bem sucedidas de formação inicial e continuada de docentes, dentre outros problemas. As reflexões tecidas apontam para a necessidade de um olhar mais detalhado e crítico nos currículos de formação nas Licenciaturas, propostos e recém reformulados, na procura de transformar a educação científica tendo em vista sua melhoria.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506/1351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 40-54
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 40-54
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 40-54
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443863478272