ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões e mudanças possíveis
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1506 |
Resumo: | A produção de estudos e pesquisas sobre o ensino de ciências teve aumento considerável nas últimas décadas, embora seus resultados pouco tenham alcançado a sala de aula, com poucas melhorias. Este artigo tenta rever algumas contribuições históricas e de pesquisas desenvolvidas na área, priorizando aspectos como reformas de ensino e formação docente, na tentativa de melhor compreender os obstáculos que têm impedido sua melhoria e apontar possíveis caminhos de mudanças. A pesquisa, de caráter qualitativo, priorizou como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo indica que durante a sua trajetória o ensino de ciências enfrentou muitas inconstâncias, reflexo do contexto político, econômico e social; de reformas impostas e operacionalizadas inadequadamente; de tentativas ora frustradas, ora bem sucedidas de formação inicial e continuada de docentes, dentre outros problemas. As reflexões tecidas apontam para a necessidade de um olhar mais detalhado e crítico nos currículos de formação nas Licenciaturas, propostos e recém reformulados, na procura de transformar a educação científica tendo em vista sua melhoria. |
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