Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141772
Resumo: A pesquisa aqui relatada procurou investigar as possibilidades de um programa de formação baseado no estabelecimento de trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade com docentes de Física em exercício na rede Pública Estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a partir dos resultados de pesquisa anterior (AUTOR, 2008), na qual desenvolvemos atividades de formação com um grupo de professoras de Física, procuramos agora desenvolver atividades que integrem a formação inicial e a continuada. Nesta comunicação apresentamos algumas reflexões sobre as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas por uma aluna do último ano do curso de Licenciatura em Física realizadas durante o segundo semestre letivo de 2011, a partir das reflexões sobre os limites e possibilidades da aproximação da História e Filosofia da Ciência no Ensino. Tais atividades foram orientadas pela docente na universidade e supervisionadas e avaliadas pela docente colaboradora na Unidade Escolar, oportunizando momentos coletivos de reflexão sobre as práticas. Os resultados mostram que o modelo de formação sugerido pode contribuir para romper com a dicotomia existente, ou seja, o problema da separação entre as formações científica e pedagógica, permitindo que o licenciando participe ativamente do estágio, vivenciando experiências mais próximas da realidade das escolas, contribuindo para integrar os processos de formação inicial e continuada.
id UNSP_31bf625e18ddd50e12d44895fed1de14
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141772
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de físicaFormação de professoresEnsino de Física, História e Filosofia da CiênciaA pesquisa aqui relatada procurou investigar as possibilidades de um programa de formação baseado no estabelecimento de trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade com docentes de Física em exercício na rede Pública Estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a partir dos resultados de pesquisa anterior (AUTOR, 2008), na qual desenvolvemos atividades de formação com um grupo de professoras de Física, procuramos agora desenvolver atividades que integrem a formação inicial e a continuada. Nesta comunicação apresentamos algumas reflexões sobre as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas por uma aluna do último ano do curso de Licenciatura em Física realizadas durante o segundo semestre letivo de 2011, a partir das reflexões sobre os limites e possibilidades da aproximação da História e Filosofia da Ciência no Ensino. Tais atividades foram orientadas pela docente na universidade e supervisionadas e avaliadas pela docente colaboradora na Unidade Escolar, oportunizando momentos coletivos de reflexão sobre as práticas. Os resultados mostram que o modelo de formação sugerido pode contribuir para romper com a dicotomia existente, ou seja, o problema da separação entre as formações científica e pedagógica, permitindo que o licenciando participe ativamente do estágio, vivenciando experiências mais próximas da realidade das escolas, contribuindo para integrar os processos de formação inicial e continuada.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]2016-07-19T13:00:23Z2016-07-19T13:00:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6455-6465application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6455-64652357-7819http://hdl.handle.net/11449/141772ISSN2357-7819-2014-6455-6465.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:52.950794Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
title Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
spellingShingle Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Formação de professores
Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência
title_short Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
title_full Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
title_fullStr Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
title_full_unstemmed Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
title_sort Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
author Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
author_facet Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência
topic Formação de professores
Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência
description A pesquisa aqui relatada procurou investigar as possibilidades de um programa de formação baseado no estabelecimento de trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade com docentes de Física em exercício na rede Pública Estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a partir dos resultados de pesquisa anterior (AUTOR, 2008), na qual desenvolvemos atividades de formação com um grupo de professoras de Física, procuramos agora desenvolver atividades que integrem a formação inicial e a continuada. Nesta comunicação apresentamos algumas reflexões sobre as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas por uma aluna do último ano do curso de Licenciatura em Física realizadas durante o segundo semestre letivo de 2011, a partir das reflexões sobre os limites e possibilidades da aproximação da História e Filosofia da Ciência no Ensino. Tais atividades foram orientadas pela docente na universidade e supervisionadas e avaliadas pela docente colaboradora na Unidade Escolar, oportunizando momentos coletivos de reflexão sobre as práticas. Os resultados mostram que o modelo de formação sugerido pode contribuir para romper com a dicotomia existente, ou seja, o problema da separação entre as formações científica e pedagógica, permitindo que o licenciando participe ativamente do estágio, vivenciando experiências mais próximas da realidade das escolas, contribuindo para integrar os processos de formação inicial e continuada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:23Z
2016-07-19T13:00:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6455-6465
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141772
ISSN2357-7819-2014-6455-6465.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141772
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6455-6465
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6455-6465.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6455-6465
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128733592158208