DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143 |
Resumo: | O presente artigo tem como objeto de estudo os desafios curriculares da educação do campo após a implantação de um projeto político-pedagógico diferenciado, em uma escola do campo de Joinville/SC. Fruto de investigações, observações, estudos, interpretações e análises, a pesquisa demandou imersão e dedicação de todos pesquisadores e da comunidade escolar. Após a realização de uma pesquisa participante, com grupo focal e posterior análise de conteúdo como técnica analítica, buscaram-se analisar os principais desafios ocorridos no currículo com a implantação do novo projeto político-pedagógico. Para uma análise crítica sobre currículo e educação do campo, foram considerados autores, entre eles Moreira (2009), Sacristán (2017) e Arroio (2008), Caldart (2004, 2008, 2009) Munarim (2009) e Souza (2006, 2012). A partir dos dados advindos da investigação, destacamos a presença de identidades locais e atividades formativas voltadas à Educação do Campo, demonstração de como as características e especificidades do campo precisam fazer parte e permanecer no currículo, a necessidade das diferentes disciplinas trabalharem de forma interdisciplinar e que os componentes curriculares estejam contextualizados considerando o espaçotempo do desenvolvimento curricular. Considera-se, a partir dos resultados, que avançar em termos de um currículo que favoreça uma formação integral e contextualizada, considerando a especificidade do campo, constitui-se em permanente desafio, pois requer, além de professores comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias, políticas que contemplem a educação do campo como direito. |
id |
UFPI-5_7608f7bd154fdb156c9bfc289e6ad505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1143 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPOCurrículoEducação do CampoProjeto Político-PedagógicoO presente artigo tem como objeto de estudo os desafios curriculares da educação do campo após a implantação de um projeto político-pedagógico diferenciado, em uma escola do campo de Joinville/SC. Fruto de investigações, observações, estudos, interpretações e análises, a pesquisa demandou imersão e dedicação de todos pesquisadores e da comunidade escolar. Após a realização de uma pesquisa participante, com grupo focal e posterior análise de conteúdo como técnica analítica, buscaram-se analisar os principais desafios ocorridos no currículo com a implantação do novo projeto político-pedagógico. Para uma análise crítica sobre currículo e educação do campo, foram considerados autores, entre eles Moreira (2009), Sacristán (2017) e Arroio (2008), Caldart (2004, 2008, 2009) Munarim (2009) e Souza (2006, 2012). A partir dos dados advindos da investigação, destacamos a presença de identidades locais e atividades formativas voltadas à Educação do Campo, demonstração de como as características e especificidades do campo precisam fazer parte e permanecer no currículo, a necessidade das diferentes disciplinas trabalharem de forma interdisciplinar e que os componentes curriculares estejam contextualizados considerando o espaçotempo do desenvolvimento curricular. Considera-se, a partir dos resultados, que avançar em termos de um currículo que favoreça uma formação integral e contextualizada, considerando a especificidade do campo, constitui-se em permanente desafio, pois requer, além de professores comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias, políticas que contemplem a educação do campo como direito.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114310.26694/les.v1i1.7713Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-1172526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143/992Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO PAGLIA, EDMILSON CEZAR LOURDES GISI, MARIA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1143Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
spellingShingle |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO Currículo Educação do Campo Projeto Político-Pedagógico |
title_short |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_full |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_fullStr |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_sort |
DESAFIOS CURRICULARES ADVINDOS DA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
author |
SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO |
author_facet |
SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO PAGLIA, EDMILSON CEZAR LOURDES GISI, MARIA |
author_role |
author |
author2 |
PAGLIA, EDMILSON CEZAR LOURDES GISI, MARIA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA PAGLIA, RERLEN RICARDO PAGLIA, EDMILSON CEZAR LOURDES GISI, MARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação do Campo Projeto Político-Pedagógico |
topic |
Currículo Educação do Campo Projeto Político-Pedagógico |
description |
O presente artigo tem como objeto de estudo os desafios curriculares da educação do campo após a implantação de um projeto político-pedagógico diferenciado, em uma escola do campo de Joinville/SC. Fruto de investigações, observações, estudos, interpretações e análises, a pesquisa demandou imersão e dedicação de todos pesquisadores e da comunidade escolar. Após a realização de uma pesquisa participante, com grupo focal e posterior análise de conteúdo como técnica analítica, buscaram-se analisar os principais desafios ocorridos no currículo com a implantação do novo projeto político-pedagógico. Para uma análise crítica sobre currículo e educação do campo, foram considerados autores, entre eles Moreira (2009), Sacristán (2017) e Arroio (2008), Caldart (2004, 2008, 2009) Munarim (2009) e Souza (2006, 2012). A partir dos dados advindos da investigação, destacamos a presença de identidades locais e atividades formativas voltadas à Educação do Campo, demonstração de como as características e especificidades do campo precisam fazer parte e permanecer no currículo, a necessidade das diferentes disciplinas trabalharem de forma interdisciplinar e que os componentes curriculares estejam contextualizados considerando o espaçotempo do desenvolvimento curricular. Considera-se, a partir dos resultados, que avançar em termos de um currículo que favoreça uma formação integral e contextualizada, considerando a especificidade do campo, constitui-se em permanente desafio, pois requer, além de professores comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias, políticas que contemplem a educação do campo como direito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143 10.26694/les.v1i1.7713 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i1.7713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1143/992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117 Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117 Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 96-117 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442490892288 |