NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238 |
Resumo: | O presente estudo apresenta resultados da pesquisa intitulada: Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras: histórias singulares, tendo como objetivo geral analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora. As discussões empreendidas no estudo apoiam-se em autores, tais como: Brito (2007); Cagliari (2010); Soares (2000); Galvão (2005), Kleiman (1998), Bertaux (2010), entre outros. Esses autores indicam que a formação de professores para os anos iniciais de escolarização tem avultado, no atual contexto sócio educacional, como uma tarefa complexa e desafiante. Essa formação configura-se como um processo que requer reflexão crítica acerca das competências e dos saberes requeridos para uma competente atuação no âmbito da prática pedagógica. No que concerne aos aspectos metodológicos trata-se de investigação qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa. A pesquisa tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental, envolvendo como interlocutoras cinco professoras alfabetizadoras, que se encontram em efetivo exercício da profissão. No desenvolvimento da pesquisa constatamos que as professoras, no percurso da prática docente, produzem modos de ser alfabetizadoras e reelaboram suas concepções de alfabetização. |
id |
UFPI-5_7d21c94547f7eb4b431ad62aed297b15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1238 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃOAlfabetizaçãoPesquisa NarrativaPrática DocenteO presente estudo apresenta resultados da pesquisa intitulada: Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras: histórias singulares, tendo como objetivo geral analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora. As discussões empreendidas no estudo apoiam-se em autores, tais como: Brito (2007); Cagliari (2010); Soares (2000); Galvão (2005), Kleiman (1998), Bertaux (2010), entre outros. Esses autores indicam que a formação de professores para os anos iniciais de escolarização tem avultado, no atual contexto sócio educacional, como uma tarefa complexa e desafiante. Essa formação configura-se como um processo que requer reflexão crítica acerca das competências e dos saberes requeridos para uma competente atuação no âmbito da prática pedagógica. No que concerne aos aspectos metodológicos trata-se de investigação qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa. A pesquisa tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental, envolvendo como interlocutoras cinco professoras alfabetizadoras, que se encontram em efetivo exercício da profissão. No desenvolvimento da pesquisa constatamos que as professoras, no percurso da prática docente, produzem modos de ser alfabetizadoras e reelaboram suas concepções de alfabetização.Universidade Federal do Piauí2016-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 105-121Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 105-121Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 105-1212526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238/1085Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessEDNA BRITO, ANTONIA 2021-12-16T11:17:31Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1238Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:31Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO |
title |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO |
spellingShingle |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO EDNA BRITO, ANTONIA Alfabetização Pesquisa Narrativa Prática Docente |
title_short |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO |
title_full |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO |
title_fullStr |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO |
title_sort |
NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO |
author |
EDNA BRITO, ANTONIA |
author_facet |
EDNA BRITO, ANTONIA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EDNA BRITO, ANTONIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Pesquisa Narrativa Prática Docente |
topic |
Alfabetização Pesquisa Narrativa Prática Docente |
description |
O presente estudo apresenta resultados da pesquisa intitulada: Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras: histórias singulares, tendo como objetivo geral analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora. As discussões empreendidas no estudo apoiam-se em autores, tais como: Brito (2007); Cagliari (2010); Soares (2000); Galvão (2005), Kleiman (1998), Bertaux (2010), entre outros. Esses autores indicam que a formação de professores para os anos iniciais de escolarização tem avultado, no atual contexto sócio educacional, como uma tarefa complexa e desafiante. Essa formação configura-se como um processo que requer reflexão crítica acerca das competências e dos saberes requeridos para uma competente atuação no âmbito da prática pedagógica. No que concerne aos aspectos metodológicos trata-se de investigação qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa. A pesquisa tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental, envolvendo como interlocutoras cinco professoras alfabetizadoras, que se encontram em efetivo exercício da profissão. No desenvolvimento da pesquisa constatamos que as professoras, no percurso da prática docente, produzem modos de ser alfabetizadoras e reelaboram suas concepções de alfabetização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238/1085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 105-121 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 105-121 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 105-121 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442917662720 |