NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EDNA BRITO, ANTONIA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238
Resumo: O presente estudo apresenta resultados da pesquisa intitulada: Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras: histórias singulares, tendo como objetivo geral analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora. As discussões empreendidas no estudo apoiam-se em autores, tais como: Brito (2007); Cagliari (2010); Soares (2000); Galvão (2005), Kleiman (1998), Bertaux (2010), entre outros. Esses autores indicam que a formação de professores para os anos iniciais de escolarização tem avultado, no atual contexto sócio educacional, como uma tarefa complexa e desafiante. Essa formação configura-se como um processo que requer reflexão crítica acerca das competências e dos saberes requeridos para uma competente atuação no âmbito da prática pedagógica. No que concerne aos aspectos metodológicos trata-se de investigação qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa. A pesquisa tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental, envolvendo como interlocutoras cinco professoras alfabetizadoras, que se encontram em efetivo exercício da profissão. No desenvolvimento da pesquisa constatamos que as professoras, no percurso da prática docente, produzem modos de ser alfabetizadoras e reelaboram suas concepções de alfabetização.
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