VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362 |
Resumo: | Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem. |
id |
UFPI-5_9037619eebea8d17bf8fd83fc25aa2ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1362 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GOEscolaViolênciaPrograma AntibullyingConcepçõesEste artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem.Universidade Federal do Piauí2013-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 43-64Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 43-64Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 43-642526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362/1212Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA 2022-02-02T18:38:02Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1362Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:38:02Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO |
title |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO |
spellingShingle |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA Escola Violência Programa Antibullying Concepções |
title_short |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO |
title_full |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO |
title_fullStr |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO |
title_full_unstemmed |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO |
title_sort |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO |
author |
DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA |
author_facet |
DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA BEZERRA, DAGMAR DNALVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Violência Programa Antibullying Concepções |
topic |
Escola Violência Programa Antibullying Concepções |
description |
Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362/1212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 43-64 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 43-64 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 43-64 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443376939008 |