A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224 |
Resumo: | O presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido. |
id |
UFPI-5_ba4618939def38b8958b8d05efd53d53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1224 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULAAprendizagemLinguagemRelação professor-alunoO presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido.Universidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 138-160Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 138-160Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 138-1602526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224/1041Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA ROSA LIMA, MARIA REGINA HAERTER, LEANDRO 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1224Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA |
title |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA |
spellingShingle |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA Aprendizagem Linguagem Relação professor-aluno |
title_short |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA |
title_full |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA |
title_fullStr |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA |
title_sort |
A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA |
author |
SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA |
author_facet |
SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA ROSA LIMA, MARIA REGINA HAERTER, LEANDRO |
author_role |
author |
author2 |
ROSA LIMA, MARIA REGINA HAERTER, LEANDRO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA ROSA LIMA, MARIA REGINA HAERTER, LEANDRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Linguagem Relação professor-aluno |
topic |
Aprendizagem Linguagem Relação professor-aluno |
description |
O presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224/1041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 138-160 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 138-160 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 138-160 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442621964288 |