FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: ROSSO, ADEMIR JOSÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450
Resumo: O artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares.
id UFPI-5_d99a90a2008c622b7f653384fc9c882e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1450
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAISEducação AmbientalFormação de ProfessoresOficinas Didático-PedagógicasConstrução do ConhecimentoO artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 09-25Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 09-25Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 09-252526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450/1301Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA ROSSO, ADEMIR JOSÉ 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1450Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA
Educação Ambiental
Formação de Professores
Oficinas Didático-Pedagógicas
Construção do Conhecimento
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
author CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA
author_facet CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA
ROSSO, ADEMIR JOSÉ
author_role author
author2 ROSSO, ADEMIR JOSÉ
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA
ROSSO, ADEMIR JOSÉ
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Formação de Professores
Oficinas Didático-Pedagógicas
Construção do Conhecimento
topic Educação Ambiental
Formação de Professores
Oficinas Didático-Pedagógicas
Construção do Conhecimento
description O artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450/1301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 09-25
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 09-25
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 09-25
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443777495040