FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450 |
Resumo: | O artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares. |
id |
UFPI-5_d99a90a2008c622b7f653384fc9c882e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1450 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAISEducação AmbientalFormação de ProfessoresOficinas Didático-PedagógicasConstrução do ConhecimentoO artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 09-25Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 09-25Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 09-252526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450/1301Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA ROSSO, ADEMIR JOSÉ 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1450Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA Educação Ambiental Formação de Professores Oficinas Didático-Pedagógicas Construção do Conhecimento |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALCOMO ARTICULAÇÃO DE MÚLTIPLOS ESPAÇOS SOCIAIS |
author |
CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA |
author_facet |
CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA ROSSO, ADEMIR JOSÉ |
author_role |
author |
author2 |
ROSSO, ADEMIR JOSÉ |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMARGO DRESCH, FRANCISCA JÚLIA ROSSO, ADEMIR JOSÉ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Formação de Professores Oficinas Didático-Pedagógicas Construção do Conhecimento |
topic |
Educação Ambiental Formação de Professores Oficinas Didático-Pedagógicas Construção do Conhecimento |
description |
O artigo analisa o processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras, ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. As atividades de formação deram-se em oficinas didático-pedagógicas que visavam à integração da escola, da Comunidade e da Academia. Do ambiente escolar destaca-se a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo. Da Comunidade, a participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas. E, da Academia, a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimentos, de estudos e de intervenções práticas. A pesquisa destaca a EA como processo educativo a ser discutido/entendido numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente intra-escolares. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1450/1301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 09-25 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 09-25 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 09-25 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443777495040 |