Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janaina Vall, Jean Mari Felizardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715 A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes.
id UFPI-7_04f2ef1ec57fefbbd8fd00c8a97417d7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/16
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiênciaEnfermagemEducação superiorEnsinoDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715 A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes.EDUFPI2020-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16Rev Enferm UFPI; Vol. 1 No. 1 (2012): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 1 n. 1 (2012): Rev Enferm UFPI2238-7234reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16/6Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanaina Vall, Jean Mari Felizardo2022-11-27T07:16:49Zoai:periodicos.ufpi.br:article/16Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:16:49Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
title Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
spellingShingle Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
Janaina Vall, Jean Mari Felizardo
Enfermagem
Educação superior
Ensino
title_short Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
title_full Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
title_fullStr Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
title_full_unstemmed Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
title_sort Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
author Janaina Vall, Jean Mari Felizardo
author_facet Janaina Vall, Jean Mari Felizardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janaina Vall, Jean Mari Felizardo
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação superior
Ensino
topic Enfermagem
Educação superior
Ensino
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715 A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16/6
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 1 No. 1 (2012): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 1 n. 1 (2012): Rev Enferm UFPI
2238-7234
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387763045695488