Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715 A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes. |
id |
UFPI-7_04f2ef1ec57fefbbd8fd00c8a97417d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/16 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiênciaEnfermagemEducação superiorEnsinoDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715 A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes.EDUFPI2020-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16Rev Enferm UFPI; Vol. 1 No. 1 (2012): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 1 n. 1 (2012): Rev Enferm UFPI2238-7234reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16/6Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanaina Vall, Jean Mari Felizardo2022-11-27T07:16:49Zoai:periodicos.ufpi.br:article/16Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:16:49Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência |
title |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência |
spellingShingle |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência Janaina Vall, Jean Mari Felizardo Enfermagem Educação superior Ensino |
title_short |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência |
title_full |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência |
title_fullStr |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência |
title_sort |
Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência |
author |
Janaina Vall, Jean Mari Felizardo |
author_facet |
Janaina Vall, Jean Mari Felizardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janaina Vall, Jean Mari Felizardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação superior Ensino |
topic |
Enfermagem Educação superior Ensino |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715 A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16/6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 1 No. 1 (2012): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 1 n. 1 (2012): Rev Enferm UFPI 2238-7234 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387763045695488 |