Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81 Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade. |
id |
UFPI-7_4aeb7b0e63a79018738d5ef79734a2f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/519 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students Educação em enfermagemSaúde ambienteSaúde públicaDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81 Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade.EDUFPI2020-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519Rev Enferm UFPI; Vol. 7 No. 3 (2018): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 7 n. 3 (2018): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v7i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519/497Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima2022-11-27T07:06:57Zoai:periodicos.ufpi.br:article/519Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:06:57Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students |
title |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students |
spellingShingle |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima Educação em enfermagem Saúde ambiente Saúde pública |
title_short |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students |
title_full |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students |
title_fullStr |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students |
title_full_unstemmed |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students |
title_sort |
Learning teaching strategy on environmental health with nursing students |
author |
Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima |
author_facet |
Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Saúde ambiente Saúde pública |
topic |
Educação em enfermagem Saúde ambiente Saúde pública |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81 Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519/497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 7 No. 3 (2018): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 7 n. 3 (2018): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v7i3 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387764874412032 |