Learning teaching strategy on environmental health with nursing students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81 Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade.
id UFPI-7_4aeb7b0e63a79018738d5ef79734a2f6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/519
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Learning teaching strategy on environmental health with nursing students Educação em enfermagemSaúde ambienteSaúde públicaDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81 Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade.EDUFPI2020-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519Rev Enferm UFPI; Vol. 7 No. 3 (2018): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 7 n. 3 (2018): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v7i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519/497Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima2022-11-27T07:06:57Zoai:periodicos.ufpi.br:article/519Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:06:57Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
title Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
spellingShingle Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima
Educação em enfermagem
Saúde ambiente
Saúde pública
title_short Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
title_full Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
title_fullStr Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
title_full_unstemmed Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
title_sort Learning teaching strategy on environmental health with nursing students
author Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima
author_facet Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Saúde ambiente
Saúde pública
topic Educação em enfermagem
Saúde ambiente
Saúde pública
description DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81 Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519/497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 7 No. 3 (2018): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 7 n. 3 (2018): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v7i3
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764874412032