Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/269 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i2.3562 Objetivo: relatar a experiência de condução do I Círculo de Cultura Paulo Freire, na Pós-Graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência organizado em seis momentos e contou com a participação dos discentes, docentes e convidados representantes da educação popular. Resultados: Esta estratégia contribuiu para motivar e aprofundar conhecimentos teóricos, à medida que alguns pressupostos fundamentais para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem por meio do “aprender fazendo”, análise e valorização de suas experiências e possibilidades concreta de autonomia na construção do conhecimento crítico e reflexivo. Possibilitou ainda, a concepção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de reflexões significativas para o desenvolvimento de competências, tanto da prática docente, quanto do ser discente. Conclusão: A realização deste círculo permitiu aos discentes explorarem coletivamente questões inerentes à realidade da docência em Enfermagem. Vislumbra-se, a partir desta experiência, urgentes e necessárias mudanças de posição nos processos de aprendizagem e de conhecimento, na investigação e na pesquisa em saúde e educação. |
id |
UFPI-7_5a9f50ed40bb86f96fcd7f92ff70153f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/269 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate EducaçãoAutonomia profissionalEnfermagemDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i2.3562 Objetivo: relatar a experiência de condução do I Círculo de Cultura Paulo Freire, na Pós-Graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência organizado em seis momentos e contou com a participação dos discentes, docentes e convidados representantes da educação popular. Resultados: Esta estratégia contribuiu para motivar e aprofundar conhecimentos teóricos, à medida que alguns pressupostos fundamentais para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem por meio do “aprender fazendo”, análise e valorização de suas experiências e possibilidades concreta de autonomia na construção do conhecimento crítico e reflexivo. Possibilitou ainda, a concepção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de reflexões significativas para o desenvolvimento de competências, tanto da prática docente, quanto do ser discente. Conclusão: A realização deste círculo permitiu aos discentes explorarem coletivamente questões inerentes à realidade da docência em Enfermagem. Vislumbra-se, a partir desta experiência, urgentes e necessárias mudanças de posição nos processos de aprendizagem e de conhecimento, na investigação e na pesquisa em saúde e educação.EDUFPI2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/269Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 2 (2015): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 4 n. 2 (2015): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v4i2reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/269/263Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlívia Dias de Araújo, Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Jaqueline Carvalho e Silva Sales, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Silvana Santiago da Rocha2022-11-27T07:10:46Zoai:periodicos.ufpi.br:article/269Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:10:46Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate |
title |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate |
spellingShingle |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate Olívia Dias de Araújo, Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Jaqueline Carvalho e Silva Sales, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Silvana Santiago da Rocha Educação Autonomia profissional Enfermagem |
title_short |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate |
title_full |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate |
title_fullStr |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate |
title_full_unstemmed |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate |
title_sort |
Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate |
author |
Olívia Dias de Araújo, Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Jaqueline Carvalho e Silva Sales, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Silvana Santiago da Rocha |
author_facet |
Olívia Dias de Araújo, Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Jaqueline Carvalho e Silva Sales, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Silvana Santiago da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olívia Dias de Araújo, Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Jaqueline Carvalho e Silva Sales, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Silvana Santiago da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Autonomia profissional Enfermagem |
topic |
Educação Autonomia profissional Enfermagem |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i2.3562 Objetivo: relatar a experiência de condução do I Círculo de Cultura Paulo Freire, na Pós-Graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência organizado em seis momentos e contou com a participação dos discentes, docentes e convidados representantes da educação popular. Resultados: Esta estratégia contribuiu para motivar e aprofundar conhecimentos teóricos, à medida que alguns pressupostos fundamentais para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem por meio do “aprender fazendo”, análise e valorização de suas experiências e possibilidades concreta de autonomia na construção do conhecimento crítico e reflexivo. Possibilitou ainda, a concepção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de reflexões significativas para o desenvolvimento de competências, tanto da prática docente, quanto do ser discente. Conclusão: A realização deste círculo permitiu aos discentes explorarem coletivamente questões inerentes à realidade da docência em Enfermagem. Vislumbra-se, a partir desta experiência, urgentes e necessárias mudanças de posição nos processos de aprendizagem e de conhecimento, na investigação e na pesquisa em saúde e educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/269 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/269/263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 2 (2015): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 4 n. 2 (2015): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v4i2 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387763996753920 |