O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarim, Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Décio Ruivo, Rodrigues, Sergio, Oliveira, Jorge Eremites de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191
https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517
Resumo: Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.
id UFPL_187ec4700ae6ea3bf6f9902281e303ce
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11191
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-12-27T01:06:38Z2023-12-27T01:06:38Z2022VILARIM, P. R. ; MARTINS, D. R. ; RODRIGUES, S. P. J. ; OLIVEIRA, J. E. O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. REFLEXÃO E AÇÃO, v. 30, p. 227-243, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17517. Acesso em: 26 dez. 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.porUNISCCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducação escolar indígenaEtnoconhecimentoPovos indígenasPovo TerenaO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do SulThe role of the elderly in the preservation and dissemination of terena ethnoknowledge in indigenous schools in the state of Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleVilarim, PauloMartins, Décio RuivoRodrigues, SergioOliveira, Jorge Eremites dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdfO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdfapplication/pdf618401http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/1/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf00a5ea268daa3187d815bac93bd650caMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.txtO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.txtExtracted texttext/plain61517http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/3/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.txt0c2cfd069ad6910166fb7eeb5e0b00e2MD53open accessTHUMBNAILO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.jpgO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1439http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/4/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.jpg0e9979bbc74d684c10d11fb8d58baddeMD54open accessprefix/111912023-12-27 03:03:56.435open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11191VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-12-27T06:03:56Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The role of the elderly in the preservation and dissemination of terena ethnoknowledge in indigenous schools in the state of Mato Grosso do Sul
title O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
spellingShingle O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
Vilarim, Paulo
Educação escolar indígena
Etnoconhecimento
Povos indígenas
Povo Terena
title_short O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
title_full O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
title_fullStr O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
title_sort O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
author Vilarim, Paulo
author_facet Vilarim, Paulo
Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sergio
Oliveira, Jorge Eremites de
author_role author
author2 Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sergio
Oliveira, Jorge Eremites de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilarim, Paulo
Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sergio
Oliveira, Jorge Eremites de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Etnoconhecimento
Povos indígenas
Povo Terena
topic Educação escolar indígena
Etnoconhecimento
Povos indígenas
Povo Terena
description Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-27T01:06:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-27T01:06:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VILARIM, P. R. ; MARTINS, D. R. ; RODRIGUES, S. P. J. ; OLIVEIRA, J. E. O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. REFLEXÃO E AÇÃO, v. 30, p. 227-243, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17517. Acesso em: 26 dez. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517
identifier_str_mv VILARIM, P. R. ; MARTINS, D. R. ; RODRIGUES, S. P. J. ; OLIVEIRA, J. E. O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. REFLEXÃO E AÇÃO, v. 30, p. 227-243, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17517. Acesso em: 26 dez. 2023.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191
https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNISC
publisher.none.fl_str_mv UNISC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/1/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/3/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/4/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00a5ea268daa3187d815bac93bd650ca
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
0c2cfd069ad6910166fb7eeb5e0b00e2
0e9979bbc74d684c10d11fb8d58badde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846914621112320