O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191 https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517 |
Resumo: | Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas. |
id |
UFPL_187ec4700ae6ea3bf6f9902281e303ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11191 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-12-27T01:06:38Z2023-12-27T01:06:38Z2022VILARIM, P. R. ; MARTINS, D. R. ; RODRIGUES, S. P. J. ; OLIVEIRA, J. E. O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. REFLEXÃO E AÇÃO, v. 30, p. 227-243, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17517. Acesso em: 26 dez. 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.porUNISCCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducação escolar indígenaEtnoconhecimentoPovos indígenasPovo TerenaO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do SulThe role of the elderly in the preservation and dissemination of terena ethnoknowledge in indigenous schools in the state of Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleVilarim, PauloMartins, Décio RuivoRodrigues, SergioOliveira, Jorge Eremites dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdfO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdfapplication/pdf618401http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/1/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf00a5ea268daa3187d815bac93bd650caMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.txtO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.txtExtracted texttext/plain61517http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/3/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.txt0c2cfd069ad6910166fb7eeb5e0b00e2MD53open accessTHUMBNAILO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.jpgO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1439http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/4/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.jpg0e9979bbc74d684c10d11fb8d58baddeMD54open accessprefix/111912023-12-27 03:03:56.435open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11191VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-12-27T06:03:56Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The role of the elderly in the preservation and dissemination of terena ethnoknowledge in indigenous schools in the state of Mato Grosso do Sul |
title |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul Vilarim, Paulo Educação escolar indígena Etnoconhecimento Povos indígenas Povo Terena |
title_short |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul |
title_full |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul |
title_sort |
O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul |
author |
Vilarim, Paulo |
author_facet |
Vilarim, Paulo Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sergio Oliveira, Jorge Eremites de |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sergio Oliveira, Jorge Eremites de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilarim, Paulo Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sergio Oliveira, Jorge Eremites de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar indígena Etnoconhecimento Povos indígenas Povo Terena |
topic |
Educação escolar indígena Etnoconhecimento Povos indígenas Povo Terena |
description |
Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-27T01:06:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-27T01:06:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VILARIM, P. R. ; MARTINS, D. R. ; RODRIGUES, S. P. J. ; OLIVEIRA, J. E. O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. REFLEXÃO E AÇÃO, v. 30, p. 227-243, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17517. Acesso em: 26 dez. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517 |
identifier_str_mv |
VILARIM, P. R. ; MARTINS, D. R. ; RODRIGUES, S. P. J. ; OLIVEIRA, J. E. O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. REFLEXÃO E AÇÃO, v. 30, p. 227-243, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17517. Acesso em: 26 dez. 2023. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11191 https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNISC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNISC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/1/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/3/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11191/4/O%20papel%20dos%20anci%c3%a3os%20na%20preserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20do%20etnoconhecimento%20terena%20em%20escolas%20ind%c3%adgenas%20no%20estado%20de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00a5ea268daa3187d815bac93bd650ca fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 0c2cfd069ad6910166fb7eeb5e0b00e2 0e9979bbc74d684c10d11fb8d58badde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846914621112320 |