Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchweitz, Wendel Wickboldt
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7461
Resumo: Neste trabalho, busca-se traçar um breve panorama da distopia enquanto gênero literário, traçando comparações com a utopia. Busca-se, também, analisar os romances Admirável Mundo Novo (1932) e 1984 (1949) como distopias políticas, analisando os espaços distópicos destes romances e o modo como estas obras concebem conceitos como Estado, liberdade individual e coletiva, e espaços públicos e privados. A partir destas discussões sobre o gênero distópico e os romances mencionados, analisa-se as obras O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. Nesta análise, o objetivo é verificar o testemunho de cada uma das personagens narradoras e seu papel dentro da narrativa, assim como verificar o espaço distópico de Gilead, tendo como base as discussões sobre Admirável Mundo Novo e 1984. Discute-se também os capítulos sobre os simpósios os quais encerram ambos os livros de Atwood. Na análise destes simpósios, verifica-se o modo como o testemunho das narradoras, tanto em O Conto da Aia quanto em Os Testamentos, é contestado pelo professor Pieixoto, o qual ignora a dimensão humana da história das narradoras.
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spelling 2021-05-04T22:50:03Z2021-05-04T22:50:03Z2020-10-22BUCHWEITZ, Wendel W. Sob o olho d’Ele(s): o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood. Orientador: Eduardo Marks de Marques. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7461Neste trabalho, busca-se traçar um breve panorama da distopia enquanto gênero literário, traçando comparações com a utopia. Busca-se, também, analisar os romances Admirável Mundo Novo (1932) e 1984 (1949) como distopias políticas, analisando os espaços distópicos destes romances e o modo como estas obras concebem conceitos como Estado, liberdade individual e coletiva, e espaços públicos e privados. A partir destas discussões sobre o gênero distópico e os romances mencionados, analisa-se as obras O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. Nesta análise, o objetivo é verificar o testemunho de cada uma das personagens narradoras e seu papel dentro da narrativa, assim como verificar o espaço distópico de Gilead, tendo como base as discussões sobre Admirável Mundo Novo e 1984. Discute-se também os capítulos sobre os simpósios os quais encerram ambos os livros de Atwood. Na análise destes simpósios, verifica-se o modo como o testemunho das narradoras, tanto em O Conto da Aia quanto em Os Testamentos, é contestado pelo professor Pieixoto, o qual ignora a dimensão humana da história das narradoras.In this work, we seek to draw a brief overview of dystopia as a literary genre, drawing comparisons with utopia. It also seeks to analyze the novels Brave New World (1932) and Nineteen Eighty-four (1949) as political dystopias, analyzing the dystopian spaces of these novels and the way in which these works conceive concepts such as State, individual and collective freedom, and public and private spaces. Based on these discussions about the dystopian genre and the mentioned novels, we analyze the works The handmaid’s tale (1985) and The Testaments (2019), by Margaret Atwood. In this analysis, the objective is to verify the testimony of each of the narrating characters and their role within the narrative, as well as to verify the dystopian space of Gilead, based on the discussions about Brave New World and Nineteen Eighty-four. It is also analyzed the chapters about the symposiums which close both of Atwood’s books. In the analysis of these symposiums, we can see how the narrators' testimonies, both in The handmaid’s tale and The Testaments, is contested by professor Pieixoto, who ignores the human dimension of the narrators' histories.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALetrasOs testamentosO Conto da AiaDistopiaMargaret AtwoodThe TestamentsThe Handmaid’s TaleDystopiaSob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret AtwoodUnder Their Eye: the legacy of female voices in The handmaid’s tale and The Testaments, by Margaret Atwoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6496516392118063 http://lattes.cnpq.br/9216599540037680Marques, Eduardo Marks deBuchweitz, Wendel Wickboldtinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.txtDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.txtExtracted texttext/plain239056http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/6/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.txt89602731371f57c533ece4e24901216eMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.jpgDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/7/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.jpg6bdb14b004063cd7c8f8268126420f70MD57open accessORIGINALDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdfDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdfapplication/pdf1590060http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/1/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdfae90cefe0fab9acd68056762ccab5ae4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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