Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931 https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem. |
id |
UFPL_32c18e677bee355e3ca368dc7b62507d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6931 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-01-28T22:57:20Z2021-01-28T22:57:20Z2017FRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem.porUFSCARIniciação à docênciaInterdisciplinaridadeFormação inicial e continuadaInitiation to teachingInterdisciplinarityInitial and continuing educationPercurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFrison, Lourdes Maria BragagnoloLeite, Vanessa CaldeiraBarcellos, Cátia Simone Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txtPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txtExtracted texttext/plain42803http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/6/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txtaf5dbf94d2aec9c4afc48f1a4239a361MD56open accessTHUMBNAILPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpgPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1659http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/7/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpg1867c53244209c479bdaa07e555ad535MD57open accessORIGINALPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdfPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdfapplication/pdf426739http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/1/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf9eb15e58c2c32e87d5a2f976b661cb3bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/69312023-07-13 04:44:26.007open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6931VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:44:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID. |
title |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. |
spellingShingle |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Iniciação à docência Interdisciplinaridade Formação inicial e continuada Initiation to teaching Interdisciplinarity Initial and continuing education |
title_short |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. |
title_full |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. |
title_fullStr |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. |
title_full_unstemmed |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. |
title_sort |
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID. |
author |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
author_facet |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Leite, Vanessa Caldeira Barcellos, Cátia Simone Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Vanessa Caldeira Barcellos, Cátia Simone Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Leite, Vanessa Caldeira Barcellos, Cátia Simone Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à docência Interdisciplinaridade Formação inicial e continuada Initiation to teaching Interdisciplinarity Initial and continuing education |
topic |
Iniciação à docência Interdisciplinaridade Formação inicial e continuada Initiation to teaching Interdisciplinarity Initial and continuing education |
description |
O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-28T22:57:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-28T22:57:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123 |
identifier_str_mv |
FRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931 https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/6/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/7/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/1/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af5dbf94d2aec9c4afc48f1a4239a361 1867c53244209c479bdaa07e555ad535 9eb15e58c2c32e87d5a2f976b661cb3b 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710131661111296 |