Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arriada, Adriane Bender
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1661
Resumo: This investigation analized my pedagogical practice in the teaching process as a distance learning tutor in the Federal University of Pelotas Herval Pole Distance Learning Pedagogy Course, throughout auto-formation and formation processes supported by digital technology. It had as a goal to identify, in the exercized pedagogical practice, the stablishment of dialogue, using, as analisys categories, the afectivity, the compromise and the rigorisity patterns, guided by the Freirian outlines, considering that the interaction with the studants ocurried virtualy. The data collection had as an instrument the use of narratives, oraly in the first moment, followed by the written narratives, elaborated by four studants of the CLPD course. After that, the explanation of how would be made the narratives and keep clear that the studants would explain their trajetory in the CLPD course, through the period in that I was the tutor, and explicite if our interaction provided the establishment of affective bounds, wich were fundamental for the dialogical pedagogical practice to take place in our virtual interaction and in our on-line relation. Through the data analysis I identified the viability and the stablishment of affective bounds, and the existence of a dialogue pauted pedagogical practice in the relation, not been absent the compromise in terms of rigorisity in my action with the studants, wich showed have been achieved the proposed goals.
id UFPL_6047c92f1f3431f7d64ae5f35456c263
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1661
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2014-08-20T13:47:57Z2014-01-102014-08-20T13:47:57Z2012-06-12ARRIADA, Adriane Bender. Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1661This investigation analized my pedagogical practice in the teaching process as a distance learning tutor in the Federal University of Pelotas Herval Pole Distance Learning Pedagogy Course, throughout auto-formation and formation processes supported by digital technology. It had as a goal to identify, in the exercized pedagogical practice, the stablishment of dialogue, using, as analisys categories, the afectivity, the compromise and the rigorisity patterns, guided by the Freirian outlines, considering that the interaction with the studants ocurried virtualy. The data collection had as an instrument the use of narratives, oraly in the first moment, followed by the written narratives, elaborated by four studants of the CLPD course. After that, the explanation of how would be made the narratives and keep clear that the studants would explain their trajetory in the CLPD course, through the period in that I was the tutor, and explicite if our interaction provided the establishment of affective bounds, wich were fundamental for the dialogical pedagogical practice to take place in our virtual interaction and in our on-line relation. Through the data analysis I identified the viability and the stablishment of affective bounds, and the existence of a dialogue pauted pedagogical practice in the relation, not been absent the compromise in terms of rigorisity in my action with the studants, wich showed have been achieved the proposed goals.Esta investigação analisou minha prática pedagógica no trabalho docente como tutora a distância do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Pelotas no Pólo de Herval, em processos de formação e autoformação mediados por tecnologias digitais. Tendo como objetivo identificar na prática pedagógica exercida o estabelecimento do diálogo, utilizando como categorias de análise a afetividade, o compromisso e a rigorosidade, pautados em pressupostos freirianos, visto que, a interação com os educados se dava prioritariamente virtualmente. A coleta de dados teve por instrumento a utilização de narrativas, primeiramente oral, seguida pelas narrativas escritas, elaboradas por quatro educanda, do curso CLPD. Após a explanação de como seriam realizadas as narrativas e deixar claro que as educanda deveriam narrar sua trajetória no curso durante o tempo em que eu fui tutora e explicitar se nossa interação propiciou o estabelecimento de vínculos afetivos, fundamental para que a prática pedagógica dialógica estivesse presente em nossa interação virtual e como elas visualizavam nossa relação online. Nesse sentido, identifiquei a viabilidade e o estabelecimento do vínculo afetivo, da prática pedagógica pautada pelo diálogo, sem por isso estar ausente o compromisso e a rigorosidade na minha atuação com as educanda.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoFreireDiálogoAfetividadeFormação de professoresFreireDialogueAfectivityTheacher formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianosDialogical relationship in the processor training and (self)training in distance education: a case study of the assumptions freiriansinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1750992907152386http://lattes.cnpq.br/7292902568135607Peres, Lúcia Maria Vazhttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677Ghiggi, GomercindoArriada, Adriane Benderinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALADRIANE BENDER ARRIADA_DISSERTACA.pdfapplication/pdf1124369http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1661/1/ADRIANE%20BENDER%20ARRIADA_DISSERTACA.pdf01d2e202de4d404d71916159ace31fb0MD51open accessTEXTADRIANE BENDER ARRIADA_DISSERTACA.pdf.txtADRIANE BENDER ARRIADA_DISSERTACA.pdf.txtExtracted Texttext/plain202490http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1661/2/ADRIANE%20BENDER%20ARRIADA_DISSERTACA.pdf.txtcbdaa5bd694bec8dd1f5794c8d2cd79cMD52open accessTHUMBNAILADRIANE BENDER ARRIADA_DISSERTACA.pdf.jpgADRIANE BENDER ARRIADA_DISSERTACA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1523http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1661/3/ADRIANE%20BENDER%20ARRIADA_DISSERTACA.pdf.jpg54fc05ae240db46a7d1ecf94bc76be02MD53open access123456789/16612021-11-29 12:35:59.508open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-11-29T15:35:59Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Dialogical relationship in the processor training and (self)training in distance education: a case study of the assumptions freirians
title Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
spellingShingle Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
Arriada, Adriane Bender
Freire
Diálogo
Afetividade
Formação de professores
Freire
Dialogue
Afectivity
Theacher formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
title_full Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
title_fullStr Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
title_full_unstemmed Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
title_sort Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
author Arriada, Adriane Bender
author_facet Arriada, Adriane Bender
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1750992907152386
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7292902568135607
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496470672226677
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ghiggi, Gomercindo
dc.contributor.author.fl_str_mv Arriada, Adriane Bender
contributor_str_mv Ghiggi, Gomercindo
dc.subject.por.fl_str_mv Freire
Diálogo
Afetividade
Formação de professores
topic Freire
Diálogo
Afetividade
Formação de professores
Freire
Dialogue
Afectivity
Theacher formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Freire
Dialogue
Afectivity
Theacher formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This investigation analized my pedagogical practice in the teaching process as a distance learning tutor in the Federal University of Pelotas Herval Pole Distance Learning Pedagogy Course, throughout auto-formation and formation processes supported by digital technology. It had as a goal to identify, in the exercized pedagogical practice, the stablishment of dialogue, using, as analisys categories, the afectivity, the compromise and the rigorisity patterns, guided by the Freirian outlines, considering that the interaction with the studants ocurried virtualy. The data collection had as an instrument the use of narratives, oraly in the first moment, followed by the written narratives, elaborated by four studants of the CLPD course. After that, the explanation of how would be made the narratives and keep clear that the studants would explain their trajetory in the CLPD course, through the period in that I was the tutor, and explicite if our interaction provided the establishment of affective bounds, wich were fundamental for the dialogical pedagogical practice to take place in our virtual interaction and in our on-line relation. Through the data analysis I identified the viability and the stablishment of affective bounds, and the existence of a dialogue pauted pedagogical practice in the relation, not been absent the compromise in terms of rigorisity in my action with the studants, wich showed have been achieved the proposed goals.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:47:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-10
2014-08-20T13:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARRIADA, Adriane Bender. Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1661
identifier_str_mv ARRIADA, Adriane Bender. Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1661/1/ADRIANE%20BENDER%20ARRIADA_DISSERTACA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1661/2/ADRIANE%20BENDER%20ARRIADA_DISSERTACA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1661/3/ADRIANE%20BENDER%20ARRIADA_DISSERTACA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01d2e202de4d404d71916159ace31fb0
cbdaa5bd694bec8dd1f5794c8d2cd79c
54fc05ae240db46a7d1ecf94bc76be02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846957556105216