A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maicon Fernando Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572
Resumo: A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística.
id UFPL_78175e01e1a6f01480ed692274511101
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8572
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2022-08-16T22:44:16Z2022-08-162022-08-16T22:44:16Z2022-03-30BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística.The present master’s thesis was developed together with the Postgraduate in Visual Arts Center of the Federal University of Pelotas, UFPel.- linked to the research line Education in Arts Processes of Aesthetic Formation. It revisit two theatrical performances of my own: O Cárcere da alma feminina and A culpa foi da água from the study and reflection on the idea of trans theater, which discusses gender identity. Therefore, I revisited the aesthetics and construction of images of my works to questions where and How the gay or the transvestite is represented.This study also resulted in a survey of important and relevant works in the field of representation and representativeness for the Queer and/or LGBTQIA+ scenes. Somehow collaborate with the deconstruction of the stigmas imposed by our society. The methodology presented focuses on visualizing the art of the scene Queer, therefore, it relies on the practice of image reading. From the concept of Queer, I dialogue with authors such as Judith Butler, Rebecca Pearse and Guacira Lopes Louro and on gender identify Michel Foucault.In the final part I bring the proposal of reading scenes(photographs) of my two theatrical works, building reflections on developments that the use of scene images LGBTQIA+ can have in the education/theatre/visuality interaction. In the final considerations I bring the school to the center of the debate as it is my place of pedagogical and artistic performanceporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCena teatralIdentidade de gêneroOlhar queerVisualidadesTheater sceneGender identityQueer lookvisualsA culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatralA Queer look at the Visualities of the Theatrical Sceneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4721644851549147http://lattes.cnpq.br/1781461287024939Medeiros, Rosângela Fachel dehttp://lattes.cnpq.br/4945604072370805Santos, Eleonora Campos da MottaBarbosa, Maicon Fernando OliveiraBARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.txtMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain212066http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/6/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt438b3e56ceb2eeac99a3bc5789b9822cMD56open accessTHUMBNAILMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.jpgMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/7/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg23aec8513df97d91bf2065cb053f5525MD57open accessORIGINALMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdfMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdfapplication/pdf2132133http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/1/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf31344c56acf942bc5ef824ab8a159a61MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/85722023-07-13 03:33:22.453open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:33:22Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A Queer look at the Visualities of the Theatrical Scene
title A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
spellingShingle A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
Barbosa, Maicon Fernando Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Cena teatral
Identidade de gênero
Olhar queer
Visualidades
Theater scene
Gender identity
Queer look
visuals
title_short A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
title_full A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
title_fullStr A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
title_full_unstemmed A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
title_sort A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
author Barbosa, Maicon Fernando Oliveira
author_facet Barbosa, Maicon Fernando Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4721644851549147
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1781461287024939
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Medeiros, Rosângela Fachel de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4945604072370805
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Eleonora Campos da Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maicon Fernando Oliveira
contributor_str_mv Medeiros, Rosângela Fachel de
Santos, Eleonora Campos da Motta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Cena teatral
Identidade de gênero
Olhar queer
Visualidades
Theater scene
Gender identity
Queer look
visuals
dc.subject.por.fl_str_mv Cena teatral
Identidade de gênero
Olhar queer
Visualidades
Theater scene
Gender identity
Queer look
visuals
description A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T22:44:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16
2022-08-16T22:44:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572
identifier_str_mv BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/6/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/7/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/1/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 438b3e56ceb2eeac99a3bc5789b9822c
23aec8513df97d91bf2065cb053f5525
31344c56acf942bc5ef824ab8a159a61
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846901054636032