O Programa "Mais Educação" e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação onilateral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magda Gisela Cruz dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3197
Resumo: A educação integral, quando vinculada à perspectiva da formação onilateral, é uma das categorias centrais das propostas de educação que têm por horizonte a emancipação humana. Recentemente a categoria de educação integral vem sendo incorporada às políticas educacionais através do Programa Mais Educação. A pesquisa investigou as contradições presentes na concepção de educação integral difundida pelo referido Programa tendo como perspectiva de análise a categoria de formação onilateral. Com base teórico-metodológica no materialismo histórico dialético, a pesquisa realizada, a partir de um estudo de caso, em uma escola municipal de Pelotas, analisou criticamente a concepção de educação integral difundida pelos documentos do Programa e apresentada nas falas e práticas dos profissionais envolvidos com o mesmo no contexto investigado. Como principais resultados observou-se que a educação integral proposta pelo Mais Educação difere fundamentalmente da concepção de educação integral na perspectiva da formação onilateral por vincular-se ao projeto de reorganização do padrão de acumulação do capital, constituindo-se como um espaço de construção de consenso em torno do projeto de sociedade vigente. Entretanto, a retomada desse tema nas escolas públicas pode constituir-se também como um espaço de disputa, resistência e construção de outra hegemonia, desde que a proposta de educação integral seja reelaborada e vinculada com a perspectiva da formação onilateral e da emancipação social.
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A pesquisa investigou as contradições presentes na concepção de educação integral difundida pelo referido Programa tendo como perspectiva de análise a categoria de formação onilateral. Com base teórico-metodológica no materialismo histórico dialético, a pesquisa realizada, a partir de um estudo de caso, em uma escola municipal de Pelotas, analisou criticamente a concepção de educação integral difundida pelos documentos do Programa e apresentada nas falas e práticas dos profissionais envolvidos com o mesmo no contexto investigado. Como principais resultados observou-se que a educação integral proposta pelo Mais Educação difere fundamentalmente da concepção de educação integral na perspectiva da formação onilateral por vincular-se ao projeto de reorganização do padrão de acumulação do capital, constituindo-se como um espaço de construção de consenso em torno do projeto de sociedade vigente. Entretanto, a retomada desse tema nas escolas públicas pode constituir-se também como um espaço de disputa, resistência e construção de outra hegemonia, desde que a proposta de educação integral seja reelaborada e vinculada com a perspectiva da formação onilateral e da emancipação social.Integral education, when linked to the perspective of omnilateral formation, is one of the central categories of the education proposals that have as horizon human emancipation. Recently the integral education categorie has been incorporated to the educational policies through the Program More Education (Mais Educação, in Portuguese). The research investigated the contradictions present in the conception of integral education difused by the Program More Education having as analysis perspective the omnilateral formation category. With theoretical and methodological foundation in the dialetic historic materialism, the conducted research, from a case study, in a municipal school of Pelotas, analysed critically the conception of integral education difused by the documents of the Program and showed in the speeches and practices of the professionals involved with it in the investigated context. As main results it was observed that the integral education proposed by the Program differs fundamentally from the conception of integral education in the perspective of the omnilateral formation since it is linked to the project of reorganization of the capital accumulation standard, constituting a space of construction of consense around the actual society project. However, returning to this theme in public school can become also a space of dispute, resistance and construction of another hegemony, once the integral education proposal is elaborated again and linked to the perspective of the omnilateral formation and of social emancipation.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação integralFormação onilateralEmancipação humanaPolítica pública educacionalPrograma Mais EducaçãoIntegral educationOmnilateral formationHuman emancipationEducational public policyProgram More EducationO Programa "Mais Educação" e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação onilateralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSANTOS, Magda Gisela Cruz dos.pdf.txtSANTOS, Magda Gisela Cruz dos.pdf.txtExtracted texttext/plain330434http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3197/6/SANTOS%2c%20Magda%20Gisela%20Cruz%20dos.pdf.txt32db60bb63a19f48b73b6f0e67d9187cMD56open accessTHUMBNAILSANTOS, Magda Gisela Cruz dos.pdf.jpgSANTOS, Magda Gisela Cruz dos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1410http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3197/7/SANTOS%2c%20Magda%20Gisela%20Cruz%20dos.pdf.jpg870a05a484137cf13a1bb6f843c0f309MD57open accessORIGINALSANTOS, Magda Gisela Cruz dos.pdfSANTOS, Magda Gisela Cruz dos.pdfapplication/pdf956056http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3197/1/SANTOS%2c%20Magda%20Gisela%20Cruz%20dos.pdf52167dd29e703cec52cadaba505fad4bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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