Sobre a dimensão estética do conceito de leitura literária: perspectivas de uma Dialética Negativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Priscila Monteiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7686
Resumo: Diferentes pesquisas têm constatado o insucesso do ensino de literatura bem como as muitas funções que o texto literário tem carregado consigo para legitimar seu espaço na instituição escolar e nos processos seletivos. A presente tese consiste em uma pesquisa teórico-bibliográfica e parte da constatação de uma precária formação do leitor diagnosticada por estudos da área. Além dessas constatações, alguns aspectos abordados pela pesquisa Retratos de Leitura no Brasil e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais foram considerados, cotejados a pesquisas no campo do ensino de literatura, buscando os impasses vivenciados por aqueles que ministram essa disciplina. A partir de um deslocamento conceitual, considera-se que o leitor pseudoformado é aquele que convive em um mundo utilitário, em que as finalidades das leituras possuem a tendência da curta duração e convergem a transformarem-se em medidas para outros fins que não a humanização das pessoas nem a formação de um sujeito histórico-político. Esse conceito, dialogando com o conceito de semiformação, demonstra a carência de uma experiência que não tenha princípio em nenhuma atitude moral, nenhuma finalidade, nem em algum conceito, nem na busca por um espírito elevado. O seu único fim precisaria ser ela própria, como prática inintencional, negando autoridades, postulados e valorações que limitam o seu possível. As categorias aqui apresentadas são oriundas dos entraves na formação de leitores e começam a ser discutidas a partir das cartas trocadas entre Theodor Adorno e Walter Benjamin. As concepções de dialética negativa, imagem dialética e pensamento constelatório, que possuem como fundamentação a produção subjetiva de semelhanças enquanto princípios de envolvimento entre conceito e objeto, são aquelas principalmente abordadas para que se reconheça a necessidade de uma leitura literária que prime pela mimese-aconceitual e pela prática inintencional, uma vez que se objetiva a formação cultural. Entretanto, é importante que a leitura literária se constitua como parte integrante da faculdade de realizar experiências sensíveis, de envolver-se com o não-nominado, com o nãocoisal e com o não-conceitual, de ir ao extremo do seu possível na construção de novos sentidos, além do potencial dado como conhecido, e andar de mãos dadas com a sua própria indefinição. Ela traz à tona, para quem a realiza, um momento de experiência subordinado às mais diversas e inconstantes verdades do leitor que, a priori, não podem ser substituídas por nenhuma redução.
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Além dessas constatações, alguns aspectos abordados pela pesquisa Retratos de Leitura no Brasil e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais foram considerados, cotejados a pesquisas no campo do ensino de literatura, buscando os impasses vivenciados por aqueles que ministram essa disciplina. A partir de um deslocamento conceitual, considera-se que o leitor pseudoformado é aquele que convive em um mundo utilitário, em que as finalidades das leituras possuem a tendência da curta duração e convergem a transformarem-se em medidas para outros fins que não a humanização das pessoas nem a formação de um sujeito histórico-político. Esse conceito, dialogando com o conceito de semiformação, demonstra a carência de uma experiência que não tenha princípio em nenhuma atitude moral, nenhuma finalidade, nem em algum conceito, nem na busca por um espírito elevado. O seu único fim precisaria ser ela própria, como prática inintencional, negando autoridades, postulados e valorações que limitam o seu possível. As categorias aqui apresentadas são oriundas dos entraves na formação de leitores e começam a ser discutidas a partir das cartas trocadas entre Theodor Adorno e Walter Benjamin. As concepções de dialética negativa, imagem dialética e pensamento constelatório, que possuem como fundamentação a produção subjetiva de semelhanças enquanto princípios de envolvimento entre conceito e objeto, são aquelas principalmente abordadas para que se reconheça a necessidade de uma leitura literária que prime pela mimese-aconceitual e pela prática inintencional, uma vez que se objetiva a formação cultural. Entretanto, é importante que a leitura literária se constitua como parte integrante da faculdade de realizar experiências sensíveis, de envolver-se com o não-nominado, com o nãocoisal e com o não-conceitual, de ir ao extremo do seu possível na construção de novos sentidos, além do potencial dado como conhecido, e andar de mãos dadas com a sua própria indefinição. Ela traz à tona, para quem a realiza, um momento de experiência subordinado às mais diversas e inconstantes verdades do leitor que, a priori, não podem ser substituídas por nenhuma redução.Different researches have been found the failure of literature teaching as well as many functions that the literary text has been loading in it self to legitimate its space in school institutes and in selective processes. The present thesis consists in a theoretical – bibliographical research and part of the finding of a precarious reader's training diagnosed by studies in the field. Besides these findings, some aspects approached by the research Retratos de Leitura no Brasil and by the Parâmetros Curriculares Nacionais were considered, compared to researches in the field of literature teaching, seeking the impasses by those who teach this subject. From a conceptual displacement, it was considered that the pseudo-activity's reader is the one who lives in an utilitarian world, in which the reading purposes tend to last shortly and converge to transform in measures to other ends and not the humanization of people nor the training of historical – political subject. This concept, dialoguing with the concept of semi-formation, demonstrates the need of an experience that does not initiate in any moral activity, any finality, nor in any concept, neither seeking an elevated spirit. Its only ending would need to be in itself, as an unintentional practice, denying authorities, postulates and valuations. The categories here presented are originated from barriers to reader's training and they start to be discussed from letters exchanged between Theodor Adorno and Walter Benjamin. The conceptions of negative dialects, dialectical image, constellation thinking, which have as grounds the subjective production of similarities while principles of involvement between concept and object, are those mainly approached to recognize the need of a literary reading that means to a mimeses – non-conceptual and by unintentional practices, once to a cultural formation. However, it is important that literary reading constitutes itself as integral part of the ability to carry out sensitive experiences, of involving with the not nominated, the nothing and the non-conceptual, to go to the extreme of its possible in the constructions of new senses, beyond the potential given as known, and walking hand in hand with its own uncertainty. It brings up, to one that performs it, a moment of experience subordinated to the most diverse and inconstant truths to the reader that, a priori, cannot be replaced by any reduction.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLeitura literáriaMimese-aconceitualPrática inintencionalFormação culturalDialética negativaLiterary readingMimeses non-conceptualUnintentional practicesCultural formationNegative dialectsSobre a dimensão estética do conceito de leitura literária: perspectivas de uma Dialética Negativa.On the aesthetic dimension of the concept of reading literary: perspectives of a Negative Dialectic.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8817909868659161http://lattes.cnpq.br/7292902568135607Ourique, João Luis Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4095677614469415Ghiggi, GomercindoChaves, Priscila Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdf.txtTese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdf.txtExtracted texttext/plain475184http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7686/6/Tese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdf.txt3b0aacdf510734615a62003fe1f64c84MD56open accessTHUMBNAILTese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdf.jpgTese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1464http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7686/7/Tese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdf.jpgfe4f806cc7fc7e3d08059a9fa553db08MD57open accessORIGINALTese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdfTese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdfapplication/pdf2395574http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7686/1/Tese_Priscila_Monteiro_Chaves.pdf2d998270a6dad6391b192c1570a45b6dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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