O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687 |
Resumo: | Estudo qualitativo cujo objetivo foi sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso diurno de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Participaram três supervisoras de ECS, que responderam entrevistas semiestruturadas aplicadas via webconferência. O processo de análise foi organizado com auxílio do software NVIVO, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados estão discutidos nas categorias: Interlocuções existentes entre universidade e escola; Efetivação da relação teoria e prática no ECS; e Organização curricular da universidade e o campo de formação para todos/as. As participantes indicaram a construção do novo currículo da Educação Física como oportunidade para se reestruturar o ECS, levando em consideração o conceito estudado e o estabelecimento de uma rede entre os/as envolvidos/as, visando a qualificar a formação. Reafirmamos que o terceiro espaço, núcleo central deste estudo, representa as aspirações por uma formação inicial de professores/as imbricada em sentidos e significados de profissão, consequentemente, enraizada no lócus escolar. |
id |
UFPL_b8ec265c534921a77c2ef6dc560f9310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11687 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-19T12:39:29Z2024-01-19T12:39:29Z2022SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 196-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265. Acesso em: 19 jan. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687Estudo qualitativo cujo objetivo foi sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso diurno de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Participaram três supervisoras de ECS, que responderam entrevistas semiestruturadas aplicadas via webconferência. O processo de análise foi organizado com auxílio do software NVIVO, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados estão discutidos nas categorias: Interlocuções existentes entre universidade e escola; Efetivação da relação teoria e prática no ECS; e Organização curricular da universidade e o campo de formação para todos/as. As participantes indicaram a construção do novo currículo da Educação Física como oportunidade para se reestruturar o ECS, levando em consideração o conceito estudado e o estabelecimento de uma rede entre os/as envolvidos/as, visando a qualificar a formação. Reafirmamos que o terceiro espaço, núcleo central deste estudo, representa as aspirações por uma formação inicial de professores/as imbricada em sentidos e significados de profissão, consequentemente, enraizada no lócus escolar.porUniversidade Estadual do Tocantins (Unitins)CC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEstágio curricularTerceiro espaçoFormação InicialCurricular internshipThird Space LearningInitial Teacher EducationO conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação físicaThe concept of third space learning in the supervised curricular internship in physical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSilva, Patrícia da Rosa Louzada daMontiel, Fabiana CelentePinheiro, Eraldo dos Santosreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdfO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdfapplication/pdf394376http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/1/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdfe54f7f5adfb3cc84fcd558adaa660c4fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.txtO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.txtExtracted texttext/plain58217http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/3/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.txtfe1501bdcb0ac485d40bf56bb17dd9b5MD53open accessTHUMBNAILO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.jpgO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1517http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/4/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.jpgeaa5cac67a2c6657660eea724a919a89MD54open accessprefix/116872024-01-20 03:01:02.175open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11687VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-20T06:01:02Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The concept of third space learning in the supervised curricular internship in physical education |
title |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física |
spellingShingle |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física Silva, Patrícia da Rosa Louzada da Estágio curricular Terceiro espaço Formação Inicial Curricular internship Third Space Learning Initial Teacher Education |
title_short |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física |
title_full |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física |
title_fullStr |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física |
title_full_unstemmed |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física |
title_sort |
O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física |
author |
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da |
author_facet |
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da Montiel, Fabiana Celente Pinheiro, Eraldo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Montiel, Fabiana Celente Pinheiro, Eraldo dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da Montiel, Fabiana Celente Pinheiro, Eraldo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Terceiro espaço Formação Inicial Curricular internship Third Space Learning Initial Teacher Education |
topic |
Estágio curricular Terceiro espaço Formação Inicial Curricular internship Third Space Learning Initial Teacher Education |
description |
Estudo qualitativo cujo objetivo foi sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso diurno de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Participaram três supervisoras de ECS, que responderam entrevistas semiestruturadas aplicadas via webconferência. O processo de análise foi organizado com auxílio do software NVIVO, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados estão discutidos nas categorias: Interlocuções existentes entre universidade e escola; Efetivação da relação teoria e prática no ECS; e Organização curricular da universidade e o campo de formação para todos/as. As participantes indicaram a construção do novo currículo da Educação Física como oportunidade para se reestruturar o ECS, levando em consideração o conceito estudado e o estabelecimento de uma rede entre os/as envolvidos/as, visando a qualificar a formação. Reafirmamos que o terceiro espaço, núcleo central deste estudo, representa as aspirações por uma formação inicial de professores/as imbricada em sentidos e significados de profissão, consequentemente, enraizada no lócus escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-19T12:39:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-19T12:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 196-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265. Acesso em: 19 jan. 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687 |
identifier_str_mv |
SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 196-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265. Acesso em: 19 jan. 2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/1/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/3/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/4/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e54f7f5adfb3cc84fcd558adaa660c4f fbd6c74465857056e3ca572d7586661b fe1501bdcb0ac485d40bf56bb17dd9b5 eaa5cac67a2c6657660eea724a919a89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710102417375232 |