O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Montiel, Fabiana Celente, Pinheiro, Eraldo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687
Resumo: Estudo qualitativo cujo objetivo foi sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso diurno de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Participaram três supervisoras de ECS, que responderam entrevistas semiestruturadas aplicadas via webconferência. O processo de análise foi organizado com auxílio do software NVIVO, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados estão discutidos nas categorias: Interlocuções existentes entre universidade e escola; Efetivação da relação teoria e prática no ECS; e Organização curricular da universidade e o campo de formação para todos/as. As participantes indicaram a construção do novo currículo da Educação Física como oportunidade para se reestruturar o ECS, levando em consideração o conceito estudado e o estabelecimento de uma rede entre os/as envolvidos/as, visando a qualificar a formação. Reafirmamos que o terceiro espaço, núcleo central deste estudo, representa as aspirações por uma formação inicial de professores/as imbricada em sentidos e significados de profissão, consequentemente, enraizada no lócus escolar.
id UFPL_b8ec265c534921a77c2ef6dc560f9310
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11687
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-01-19T12:39:29Z2024-01-19T12:39:29Z2022SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 196-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265. Acesso em: 19 jan. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687Estudo qualitativo cujo objetivo foi sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso diurno de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Participaram três supervisoras de ECS, que responderam entrevistas semiestruturadas aplicadas via webconferência. O processo de análise foi organizado com auxílio do software NVIVO, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados estão discutidos nas categorias: Interlocuções existentes entre universidade e escola; Efetivação da relação teoria e prática no ECS; e Organização curricular da universidade e o campo de formação para todos/as. As participantes indicaram a construção do novo currículo da Educação Física como oportunidade para se reestruturar o ECS, levando em consideração o conceito estudado e o estabelecimento de uma rede entre os/as envolvidos/as, visando a qualificar a formação. Reafirmamos que o terceiro espaço, núcleo central deste estudo, representa as aspirações por uma formação inicial de professores/as imbricada em sentidos e significados de profissão, consequentemente, enraizada no lócus escolar.porUniversidade Estadual do Tocantins (Unitins)CC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEstágio curricularTerceiro espaçoFormação InicialCurricular internshipThird Space LearningInitial Teacher EducationO conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação físicaThe concept of third space learning in the supervised curricular internship in physical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSilva, Patrícia da Rosa Louzada daMontiel, Fabiana CelentePinheiro, Eraldo dos Santosreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdfO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdfapplication/pdf394376http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/1/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdfe54f7f5adfb3cc84fcd558adaa660c4fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.txtO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.txtExtracted texttext/plain58217http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/3/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.txtfe1501bdcb0ac485d40bf56bb17dd9b5MD53open accessTHUMBNAILO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.jpgO CONCEITO DE TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1517http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/4/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.jpgeaa5cac67a2c6657660eea724a919a89MD54open accessprefix/116872024-01-20 03:01:02.175open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11687VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-20T06:01:02Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The concept of third space learning in the supervised curricular internship in physical education
title O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
spellingShingle O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Estágio curricular
Terceiro espaço
Formação Inicial
Curricular internship
Third Space Learning
Initial Teacher Education
title_short O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
title_full O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
title_fullStr O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
title_full_unstemmed O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
title_sort O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física
author Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
author_facet Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Montiel, Fabiana Celente
Pinheiro, Eraldo dos Santos
author_role author
author2 Montiel, Fabiana Celente
Pinheiro, Eraldo dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Montiel, Fabiana Celente
Pinheiro, Eraldo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Terceiro espaço
Formação Inicial
Curricular internship
Third Space Learning
Initial Teacher Education
topic Estágio curricular
Terceiro espaço
Formação Inicial
Curricular internship
Third Space Learning
Initial Teacher Education
description Estudo qualitativo cujo objetivo foi sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso diurno de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Participaram três supervisoras de ECS, que responderam entrevistas semiestruturadas aplicadas via webconferência. O processo de análise foi organizado com auxílio do software NVIVO, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados estão discutidos nas categorias: Interlocuções existentes entre universidade e escola; Efetivação da relação teoria e prática no ECS; e Organização curricular da universidade e o campo de formação para todos/as. As participantes indicaram a construção do novo currículo da Educação Física como oportunidade para se reestruturar o ECS, levando em consideração o conceito estudado e o estabelecimento de uma rede entre os/as envolvidos/as, visando a qualificar a formação. Reafirmamos que o terceiro espaço, núcleo central deste estudo, representa as aspirações por uma formação inicial de professores/as imbricada em sentidos e significados de profissão, consequentemente, enraizada no lócus escolar.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-19T12:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-19T12:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 196-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265. Acesso em: 19 jan. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687
identifier_str_mv SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 196-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265. Acesso em: 19 jan. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/1/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/3/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11687/4/O%20CONCEITO%20DE%20TERCEIRO%20ESPA%c3%87O%20DE%20FORMA%c3%87%c3%83O%20NO%20EST%c3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20F%c3%8dSICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e54f7f5adfb3cc84fcd558adaa660c4f
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
fe1501bdcb0ac485d40bf56bb17dd9b5
eaa5cac67a2c6657660eea724a919a89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710102417375232