Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Daniela da Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1657
Resumo: This dissertation approaches three different fields of knowledge: education, philosophy, and art. Under the problem Which the powers of the concept of minor pedagogy to Visual Arts Education?, aims to deploy and present the concept of minor pedagogy, using it to interrogate the field of Visual Arts Education. In contrast, the model of higher education of the Visual Arts Education, expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais of the area, with the possibility of a minor pedagogy. The minor pedagogy is understood as practices that divert, undermine and undo the claims of a higher education. A higher education is that engendered by that legitimizes by a macropolitics educational policies, parameters and guidelines, etc. The concept of minor pedagogy minor was drafted by Sílvio Gallo, from the book Kafka for a minor literature of Gilles Deleuze and Félix Guattari, in which these create the concept of minor literature. Both concepts have three coefficients: desterritorialization, political branch and collective value. This dissertation preserves such coefficients, but throws four propositions about the concept of minor pedagogy: I) The minor pedagogy works as a war machine in the educational territory; II) the minor pedagogy is rhizomatic; III) the minor pedagogy works through a micropolitics; IV) A knowledge of experience is a minor know. The study developed as bibliographical research. The central theoretical tools and dizzying write-downs signal in the thought of Gilles Deleuze and Félix Guattari, Michel Foucault, Jorge Larrosa and Sílvio Gallo.
id UFPL_bb27761d8dae91873587ba9828058789
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1657
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2014-08-20T13:47:56Z2014-01-082014-08-20T13:47:56Z2013-03-28SCHNEIDER, Daniela da Cruz. Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1657This dissertation approaches three different fields of knowledge: education, philosophy, and art. Under the problem Which the powers of the concept of minor pedagogy to Visual Arts Education?, aims to deploy and present the concept of minor pedagogy, using it to interrogate the field of Visual Arts Education. In contrast, the model of higher education of the Visual Arts Education, expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais of the area, with the possibility of a minor pedagogy. The minor pedagogy is understood as practices that divert, undermine and undo the claims of a higher education. A higher education is that engendered by that legitimizes by a macropolitics educational policies, parameters and guidelines, etc. The concept of minor pedagogy minor was drafted by Sílvio Gallo, from the book Kafka for a minor literature of Gilles Deleuze and Félix Guattari, in which these create the concept of minor literature. Both concepts have three coefficients: desterritorialization, political branch and collective value. This dissertation preserves such coefficients, but throws four propositions about the concept of minor pedagogy: I) The minor pedagogy works as a war machine in the educational territory; II) the minor pedagogy is rhizomatic; III) the minor pedagogy works through a micropolitics; IV) A knowledge of experience is a minor know. The study developed as bibliographical research. The central theoretical tools and dizzying write-downs signal in the thought of Gilles Deleuze and Félix Guattari, Michel Foucault, Jorge Larrosa and Sílvio Gallo.Esta dissertação aproxima três diferentes campos do saber: educação, filosofia e arte. Sob o problema Quais as potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais?, objetiva desdobrar e apresentar o conceito de pedagogia menor, utilizando-o para interrogar o campo do Ensino de Artes Visuais. Contrasta, assim, o modelo da educação maior do Ensino de Artes Visuais, expresso pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da área, com as possibilidades de uma pedagogia menor. A pedagogia menor é entendida como práticas que desviam, subvertem e desrealizam as pretensões de uma educação maior. Uma educação maior é aquela engendrada pela macropolítica, que se legitima via políticas educacionais, parâmetros e diretrizes, etc. O conceito de pedagogia menor foi elaborado por Sílvio Gallo, a partir da obra Kafka por uma literatura menor de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na qual criam o conceito de literatura menor. Ambos os conceitos apresentam três coeficientes: desterritorialização, ramificação política e valor coletivo. A presente dissertação preserva tais coeficientes, mas lança ainda quatro proposições acerca do conceito de pedagogia menor: I) A pedagogia menor opera como Máquina de Guerra no território educacional; II) A pedagogia menor é rizomática; III) A pedagogia menor esboça-se sobre e através de uma micropolítica; IV) Um saber de experiência é um saber menor. O estudo desenvolveu-se como pesquisa bibliográfica. As ferramentas teóricas centrais arquitetaram-se no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Michel Foucault, Jorge Larrosa e Sílvio Gallo.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoCurrículoEnsino de Artes VisuaisPedagogia menorCurriculumVisual Arts EducationMinor pedagogyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVerter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2781742033248654http://lattes.cnpq.br/7490451482911533Garcia, Maria Manuela Alveshttp://lattes.cnpq.br/0141183727711568Vieira, Jarbas SantosSchneider, Daniela da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDaniela da Cruz Schneider_Dissertacao.pdfapplication/pdf1440263http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1657/1/Daniela%20da%20Cruz%20Schneider_Dissertacao.pdf8bb0f5fe2b9f11c38022ebc06e46c49eMD51open accessTEXTDaniela da Cruz Schneider_Dissertacao.pdf.txtDaniela da Cruz Schneider_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain226433http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1657/2/Daniela%20da%20Cruz%20Schneider_Dissertacao.pdf.txtec434516e75f7f0c32c796bb537fcda8MD52open accessTHUMBNAILDaniela da Cruz Schneider_Dissertacao.pdf.jpgDaniela da Cruz Schneider_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1657/3/Daniela%20da%20Cruz%20Schneider_Dissertacao.pdf.jpg3a4356a0c6ae292f69ebf166fbc5d623MD53open access123456789/16572021-12-07 13:23:38.757open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1657Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-07T16:23:38Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
title Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
spellingShingle Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
Schneider, Daniela da Cruz
Currículo
Ensino de Artes Visuais
Pedagogia menor
Curriculum
Visual Arts Education
Minor pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
title_full Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
title_fullStr Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
title_full_unstemmed Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
title_sort Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
author Schneider, Daniela da Cruz
author_facet Schneider, Daniela da Cruz
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2781742033248654
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7490451482911533
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Garcia, Maria Manuela Alves
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0141183727711568
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Jarbas Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Daniela da Cruz
contributor_str_mv Vieira, Jarbas Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino de Artes Visuais
Pedagogia menor
topic Currículo
Ensino de Artes Visuais
Pedagogia menor
Curriculum
Visual Arts Education
Minor pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Visual Arts Education
Minor pedagogy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation approaches three different fields of knowledge: education, philosophy, and art. Under the problem Which the powers of the concept of minor pedagogy to Visual Arts Education?, aims to deploy and present the concept of minor pedagogy, using it to interrogate the field of Visual Arts Education. In contrast, the model of higher education of the Visual Arts Education, expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais of the area, with the possibility of a minor pedagogy. The minor pedagogy is understood as practices that divert, undermine and undo the claims of a higher education. A higher education is that engendered by that legitimizes by a macropolitics educational policies, parameters and guidelines, etc. The concept of minor pedagogy minor was drafted by Sílvio Gallo, from the book Kafka for a minor literature of Gilles Deleuze and Félix Guattari, in which these create the concept of minor literature. Both concepts have three coefficients: desterritorialization, political branch and collective value. This dissertation preserves such coefficients, but throws four propositions about the concept of minor pedagogy: I) The minor pedagogy works as a war machine in the educational territory; II) the minor pedagogy is rhizomatic; III) the minor pedagogy works through a micropolitics; IV) A knowledge of experience is a minor know. The study developed as bibliographical research. The central theoretical tools and dizzying write-downs signal in the thought of Gilles Deleuze and Félix Guattari, Michel Foucault, Jorge Larrosa and Sílvio Gallo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:47:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-08
2014-08-20T13:47:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHNEIDER, Daniela da Cruz. Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1657
identifier_str_mv SCHNEIDER, Daniela da Cruz. Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1657/1/Daniela%20da%20Cruz%20Schneider_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1657/2/Daniela%20da%20Cruz%20Schneider_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1657/3/Daniela%20da%20Cruz%20Schneider_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bb0f5fe2b9f11c38022ebc06e46c49e
ec434516e75f7f0c32c796bb537fcda8
3a4356a0c6ae292f69ebf166fbc5d623
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846947552690176