Mortalidade por homicídios e acidentes de trânsito em um município de tríplice fronteira no Sul do Brasil, período de 2000 a 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Gilberto Garcia da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4712
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever a série histórica das mortes por homicídios e acidentes de trânsito na população total de Foz do Iguaçu, no período 2000 a 2010. Trata-se de um estudo descritivo, utilizando taxas de mortalidade, baseado em dados oficiais do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), coletados a partir do banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde do município. No período 2000 a 2010 foram analisados 3.459 óbitos: 881 por acidentes de transporte terrestre e 2.578 por homicídios, sendo que mais de 80% das mortes ocorreram entre os homens. Foram observadas taxas específicas de mortalidade de até 104,6 por 100 mil habitantes (2006) para homicídios e de até 35,9 por 100 mil habitantes (2010) para os acidentes de transporte terrestre, sendo que nesse grupo os pedestres foram as maiores vítimas no período de estudo, representando 28,9% dos óbitos. Nos homicídios o uso de arma de fogo esteve presente em 94,2% das mortes ocorridas no sexo masculino. Tanto nos acidentes de transporte terrestre quanto nos homicídios as maiores taxas de mortalidade foram encontradas na faixa etária de 20 a 39 anos de idade, e os indivíduos da cor de pele branca foram os que tiveram a maior porcentagem nos dois grupos (62%). As altas taxas de mortalidade observadas ao longo do período sugerem a aplicação de medidas preventivas locais em relação ao trânsito e às violências, articuladas com os países da tríplice fronteira.
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Foram observadas taxas específicas de mortalidade de até 104,6 por 100 mil habitantes (2006) para homicídios e de até 35,9 por 100 mil habitantes (2010) para os acidentes de transporte terrestre, sendo que nesse grupo os pedestres foram as maiores vítimas no período de estudo, representando 28,9% dos óbitos. Nos homicídios o uso de arma de fogo esteve presente em 94,2% das mortes ocorridas no sexo masculino. Tanto nos acidentes de transporte terrestre quanto nos homicídios as maiores taxas de mortalidade foram encontradas na faixa etária de 20 a 39 anos de idade, e os indivíduos da cor de pele branca foram os que tiveram a maior porcentagem nos dois grupos (62%). As altas taxas de mortalidade observadas ao longo do período sugerem a aplicação de medidas preventivas locais em relação ao trânsito e às violências, articuladas com os países da tríplice fronteira.The aim of this study was to describe the historical series of deaths by homicide and traffic accidents in the total population of Foz do Iguaçu, in the period 2000 to 2010. It is a descriptive study, resorting mortality rates, based on official data from the Mortality Information System (SIM), collected from the database of the municipality’s Health Department. In the period, 3459 obits were analyzed: 881 by land transportation accidents and 2578 by homicides, of which over 80% of deaths were amongst men. It was observed specific mortality rates up to 104,6 by one hundred thousand inhabitants (2006) for homicides and up to 35,9 by hundred thousand inhabitants (2010) for land transportation accidents, of which pedestrians were the major victims in the study period, representing 28,9% of obits. In homicides the firearm was present on 94,2% of deaths occurred on male. Both on the land transportation accidents and homicides, the highest mortality rates were found on the age group of 20 to 29 years old, and individuals of white skin color were the ones that had the higher percentage on both groups (62%). The high mortality rates observed during the period suggest local application of preventive measures, joint with the tri-border area’s countries.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública baseada em EvidênciasUFPelBrasilFaculdade de MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICAHomicídioAcidentes de trânsitoMortalidadeSaúde públicaEpidemiologiaMortalidade por homicídios e acidentes de trânsito em um município de tríplice fronteira no Sul do Brasil, período de 2000 a 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9932765879739125http://lattes.cnpq.br/8093148033189159Silva, Érica Ferreira daWehrmeister, Fernando CésarRocha, Gilberto Garcia dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTdissertação mp Gilberto Rocha.pdf.txtdissertação mp Gilberto Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain87485http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4712/6/disserta%c3%a7%c3%a3o%20mp%20Gilberto%20Rocha.pdf.txt6374edd089a87b7299aa6619f8eab5f9MD56open accessTHUMBNAILdissertação mp Gilberto Rocha.pdf.jpgdissertação mp Gilberto Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1346http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4712/7/disserta%c3%a7%c3%a3o%20mp%20Gilberto%20Rocha.pdf.jpgf6bab4666ff3abd3091912d4abedf103MD57open accessORIGINALdissertação mp Gilberto Rocha.pdfdissertação mp Gilberto Rocha.pdfapplication/pdf1238427http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4712/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20mp%20Gilberto%20Rocha.pdfed3309729e9ece30deb061e3fabe5c30MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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