Mortalidade por acidentes em transportes terrestres no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124054 |
Resumo: | O acidente de transporte terrestre (ATT) é considerado um grave problema de saúde pública no cenário global. Embora existam as leis de trânsito como medida regulatória e preventiva, a letalidade decorrente desses eventos é elevada, origina perdas em nível individual, coletivo, com custos elevados para o setor saúde e seguridade social. Este trabalho tem como objetivo descrever a tendência e o perfil dos acidentes de transporte terrestres nas regiões brasileiras, no período de 2007 a 2017; identificar o perfil das vítimas de ATT sobre os aspectos sociodemográficos; os tipos de veículos envolvidos e comparar a mortalidade por ATT de acordo com cada região e estado brasileiro e o tipo de veículo envolvido. Trata-se de um estudo descritivo, utilizando os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), num período de 10 anos. As variáveis de análise foram sexo, faixa etária, etnia/cor da pele, escolaridade, estado civil e acidente de trabalho; tipo de ocorrência e veículo envolvido, incluiu pedestres, ciclistas, motociclistas, ocupantes de veículos e outros. Os resultados mostraram 441.603 óbitos no período. Predominou óbitos entre indivíduos jovens, do sexo masculino, faixa etária entre 20 a 29 anos, de cor parda e que apresentavam escolaridade entre quatro e sete anos. Os motociclistas foram os mais envolvidos nos acidentes e as regiões com mais vítimas fatais foram o Sudeste e Nordeste respectivamente. Observou-se mortalidade mais elevada no sexo masculino em todas as categorias e em todas as regiões no período analisado, numa média de 4,5 óbitos masculinos para cada óbito feminino. Identificou-se heterogeneidade entres as regiões do Brasil quanto à mortalidade em cada categoria de ATT. Conclui-se que a recorrência desses eventos predominou na região Sudeste, em indivíduos do sexo masculino, jovens, solteiros, pardos, com 8 a 11 anos de estudos, na categoria de motociclistas. Apesar das medidas preventivas adotadas no país, o Brasil registra dados preocupantes e desafiadores para a gestão pública intersetorial, mostrando a recorrência de um gerenciamento e comportamento negligentes do tráfego que acarretam altos custos sociais e econômicos no país. |
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As variáveis de análise foram sexo, faixa etária, etnia/cor da pele, escolaridade, estado civil e acidente de trabalho; tipo de ocorrência e veículo envolvido, incluiu pedestres, ciclistas, motociclistas, ocupantes de veículos e outros. Os resultados mostraram 441.603 óbitos no período. Predominou óbitos entre indivíduos jovens, do sexo masculino, faixa etária entre 20 a 29 anos, de cor parda e que apresentavam escolaridade entre quatro e sete anos. Os motociclistas foram os mais envolvidos nos acidentes e as regiões com mais vítimas fatais foram o Sudeste e Nordeste respectivamente. Observou-se mortalidade mais elevada no sexo masculino em todas as categorias e em todas as regiões no período analisado, numa média de 4,5 óbitos masculinos para cada óbito feminino. Identificou-se heterogeneidade entres as regiões do Brasil quanto à mortalidade em cada categoria de ATT. Conclui-se que a recorrência desses eventos predominou na região Sudeste, em indivíduos do sexo masculino, jovens, solteiros, pardos, com 8 a 11 anos de estudos, na categoria de motociclistas. Apesar das medidas preventivas adotadas no país, o Brasil registra dados preocupantes e desafiadores para a gestão pública intersetorial, mostrando a recorrência de um gerenciamento e comportamento negligentes do tráfego que acarretam altos custos sociais e econômicos no país.The Road Traffic Accidents (RTA) is considered a public health issue on the global scenario. Although traffic laws exist as a regulatory and preventive measure, the lethality resulting from RTAs is high, causing losses at the individual, and collective level, resulting ingreat costs for the health and social security sector. This work aims to describe the trend and profile of land transport accidents in Brazilian regions, from 2007 to 2017; identify the RTA victims profile based on sociodemographic aspects; identify the types of vehicles involved, and compare RTA mortality according to each Brazilian region and state and the type of vehicle involved. This is a descriptive study, using data from the data base Sistema de Informação de Mortalidade(SIM), over a 10-year period. The analysis variables were gender, age group, ethnicity / skin color, education, marital status, and work-related accidents; type of occurrence and involved vehicle, included pedestrians, cyclists, motorcyclists, vehicle occupants and others. The results showed 441.603 deaths in the analyzed period. Deaths predominated among male young individuals, aged between 20 and 29 years old, brown in color and who had schooling between four and seven years. Motorcyclists were the most involved in accidents and the regions with the most fatal victims were the Southeast and Northeast. Higher mortality was observed in males in all categories and in all regions in the analyzed period, with an average of 4.5 male deaths for each female death. Heterogeneity was identified among the regions of Brazil regarding the prevalence of mortality in each category of RTA. We conclude that the occurrence of these events predominated in the Southeast region, in males young, single, brown, whit 8 to 11 years of study, in the category of motorcyclists. Despite the preventive measures adopted in the country, Brazil records worrying and challenging data for intersectoral public management, showing the recurrence of negligent traffic management and behavior that incurs high social and economic costs in the country.Vieira, Luiza Jane Eyre de SouzaVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaGarcia Filho, CarlosAbdon, Ana Paula de VasconcellosAraújo, Maria Alix LeiteUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaMoita, Eduardo Jasson Loureiro Muniz2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124054https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24369porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T13:40:23Zoai::124054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T13:40:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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