Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Valéria de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54034
Resumo: Orientadora: Ida Hammerschmitt
id UFPR_07154a4df66d3fb4bcc6593fae795c08
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54034
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fernandes, Valéria de OliveiraHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-13T16:47:17Z2019-12-13T16:47:17Z2016https://hdl.handle.net/1884/54034Orientadora: Ida HammerschmittMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Neste artigo objetiva-se desencadear reflexões iniciais sobre a metacognição como ferramenta que pode promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, no exercício das funções do coordenador pedagógico. A pesquisa envolveu os educando de três turmas, do 2º ano, do Ensino Médio, da Unidade Educacional, Colégio Estadual Ulysses Guimarães, do município de Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se também identificar habilidades e limitações presentes durante o processo de ensinoaprendizagem e aferir a possibilidade de ofertar aos educandos meios de identificar suas habilidades e limitações acerca das novas maneiras de tornar a aprendizagem mais significativa com o auxílio da Metacognição. A partir dos estudos realizados e resultados obtidos, indica-se ser possível ao coordenador pedagógico auxiliar os professores a utilizarem técnicas e estratégias de aprendizagem, fundamentadas na metacognição, com o objetivo de proporcionar aos educandos mais autonomia e maturidade durante os processos de ensino e aprendizagem.18 p. : il. (algumas color.).application/pdfMetacogniçãoOrientadores educacionaisMetacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VALERIA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdfapplication/pdf527512https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54034/1/R%20-%20E%20-%20VALERIA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf3b9899fcee0a88b492829bce77787678MD51open access1884/540342019-12-13 13:47:17.829open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54034Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T16:47:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
title Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
spellingShingle Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
Fernandes, Valéria de Oliveira
Metacognição
Orientadores educacionais
title_short Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
title_full Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
title_sort Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
author Fernandes, Valéria de Oliveira
author_facet Fernandes, Valéria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Hammerschmitt, Ida
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Valéria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição
Orientadores educacionais
topic Metacognição
Orientadores educacionais
description Orientadora: Ida Hammerschmitt
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T16:47:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T16:47:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54034
url https://hdl.handle.net/1884/54034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54034/1/R%20-%20E%20-%20VALERIA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b9899fcee0a88b492829bce77787678
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860413389799424