Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912 |
Resumo: | O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA. |
id |
UFPL_d7aacdee20834e6dac6f248ecb2fdbb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9912 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-07T15:12:43Z2023-08-07T15:12:43Z2019CRESPO, Renata Oliveira; SILVA, Gabrielle Lenz da; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.2447-3545http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA.porRevista GepesvidaCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno do Espectro do AutismoComunicaçãoInclusão escolarComunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCrespo, Renata OliveiraSilva, Gabrielle Lenz daCamargo, Síglia Pimentel Höherreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.txtCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.txtExtracted texttext/plain17514http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/3/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.txt7f0878aa7213cff9f949d079bd41eb9cMD53open accessTHUMBNAILCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.jpgCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1586http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/4/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.jpg49820b6e29f5ad140de75a4f0cada046MD54open accessORIGINALCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdfCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdfapplication/pdf143683http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/1/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdfe67486e7bfc649b1d42d6c63594468f4MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessprefix/99122023-08-08 03:01:28.051open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9912VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-08T06:01:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras |
title |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras |
spellingShingle |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras Crespo, Renata Oliveira Transtorno do Espectro do Autismo Comunicação Inclusão escolar |
title_short |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras |
title_full |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras |
title_fullStr |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras |
title_full_unstemmed |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras |
title_sort |
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras |
author |
Crespo, Renata Oliveira |
author_facet |
Crespo, Renata Oliveira Silva, Gabrielle Lenz da Camargo, Síglia Pimentel Höher |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gabrielle Lenz da Camargo, Síglia Pimentel Höher |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crespo, Renata Oliveira Silva, Gabrielle Lenz da Camargo, Síglia Pimentel Höher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro do Autismo Comunicação Inclusão escolar |
topic |
Transtorno do Espectro do Autismo Comunicação Inclusão escolar |
description |
O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-07T15:12:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-07T15:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRESPO, Renata Oliveira; SILVA, Gabrielle Lenz da; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2447-3545 |
identifier_str_mv |
CRESPO, Renata Oliveira; SILVA, Gabrielle Lenz da; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. 2447-3545 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Gepesvida |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Gepesvida |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/3/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/4/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/1/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f0878aa7213cff9f949d079bd41eb9c 49820b6e29f5ad140de75a4f0cada046 e67486e7bfc649b1d42d6c63594468f4 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846990375485440 |