Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Renata Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Gabrielle Lenz da, Camargo, Síglia Pimentel Höher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912
Resumo: O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA.
id UFPL_d7aacdee20834e6dac6f248ecb2fdbb8
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9912
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-08-07T15:12:43Z2023-08-07T15:12:43Z2019CRESPO, Renata Oliveira; SILVA, Gabrielle Lenz da; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.2447-3545http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA.porRevista GepesvidaCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno do Espectro do AutismoComunicaçãoInclusão escolarComunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCrespo, Renata OliveiraSilva, Gabrielle Lenz daCamargo, Síglia Pimentel Höherreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.txtCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.txtExtracted texttext/plain17514http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/3/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.txt7f0878aa7213cff9f949d079bd41eb9cMD53open accessTHUMBNAILCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.jpgCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1586http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/4/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.jpg49820b6e29f5ad140de75a4f0cada046MD54open accessORIGINALCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdfCOMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.pdfapplication/pdf143683http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/1/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdfe67486e7bfc649b1d42d6c63594468f4MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessprefix/99122023-08-08 03:01:28.051open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9912VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-08T06:01:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
title Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
spellingShingle Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
Crespo, Renata Oliveira
Transtorno do Espectro do Autismo
Comunicação
Inclusão escolar
title_short Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
title_full Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
title_fullStr Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
title_full_unstemmed Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
title_sort Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
author Crespo, Renata Oliveira
author_facet Crespo, Renata Oliveira
Silva, Gabrielle Lenz da
Camargo, Síglia Pimentel Höher
author_role author
author2 Silva, Gabrielle Lenz da
Camargo, Síglia Pimentel Höher
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crespo, Renata Oliveira
Silva, Gabrielle Lenz da
Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro do Autismo
Comunicação
Inclusão escolar
topic Transtorno do Espectro do Autismo
Comunicação
Inclusão escolar
description O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T15:12:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T15:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRESPO, Renata Oliveira; SILVA, Gabrielle Lenz da; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2447-3545
identifier_str_mv CRESPO, Renata Oliveira; SILVA, Gabrielle Lenz da; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.
2447-3545
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Gepesvida
publisher.none.fl_str_mv Revista Gepesvida
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/3/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/4/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/1/COMUNICA%c3%87%c3%83O%20DE%20ALUNOS%20COM%20TEA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9912/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f0878aa7213cff9f949d079bd41eb9c
49820b6e29f5ad140de75a4f0cada046
e67486e7bfc649b1d42d6c63594468f4
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846990375485440