REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860 |
Resumo: | A inquietude, frente às dificuldades dos estudantes para o desenvolvimento da visualização espacial, é a motivação deste estudo. Desenvolve-se, inicialmente, uma revisão sistemática dirigida aos Graphicas de 1996, 2011, 2013 e 2015, para identificar estratégias didáticas adotadas para enfrentar tal problemática. Foram comparadas aquelas explicitadas em 1996, evento sob o tema “impacto das ‘novas’ tecnologias”, com as ultimamente comunicadas. Este processo envolveu um esforço de agrupamento temático das estratégias encontradas, provocando uma autorreflexão sobre a trajetória de formação docente, cuja qualificação de base foi Arquitetura. A sistematização dos dados, decorrentes do estudo, aponta para um processo crescente de multiestratégias didáticas, de conivência e ressignificação das técnicas tradicionais, envolvendo a contextualização de tecnologias avançadas de representação. Neste cenário, atentou-se para a adição de estratégias que passam a integrar o raciocínio paramétrico anunciado em 1996, por conta do advento de ferramentas que driblam a exigência de ainda aumentar o nível de abstração, explicitando a linguagem algébrica junto à representação gráfica. |
id |
UFPL_edd76b124b5a73465e139014377a07d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3860 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Tatiane BrisolaraSilva, Adriane Borda Almeida da2018-05-04T21:22:00Z2018-05-04T21:22:00Z2017-08NOGUEIRA, T. ; BORDA, Adriane . REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 15-35, 20172179-7374http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860A inquietude, frente às dificuldades dos estudantes para o desenvolvimento da visualização espacial, é a motivação deste estudo. Desenvolve-se, inicialmente, uma revisão sistemática dirigida aos Graphicas de 1996, 2011, 2013 e 2015, para identificar estratégias didáticas adotadas para enfrentar tal problemática. Foram comparadas aquelas explicitadas em 1996, evento sob o tema “impacto das ‘novas’ tecnologias”, com as ultimamente comunicadas. Este processo envolveu um esforço de agrupamento temático das estratégias encontradas, provocando uma autorreflexão sobre a trajetória de formação docente, cuja qualificação de base foi Arquitetura. A sistematização dos dados, decorrentes do estudo, aponta para um processo crescente de multiestratégias didáticas, de conivência e ressignificação das técnicas tradicionais, envolvendo a contextualização de tecnologias avançadas de representação. Neste cenário, atentou-se para a adição de estratégias que passam a integrar o raciocínio paramétrico anunciado em 1996, por conta do advento de ferramentas que driblam a exigência de ainda aumentar o nível de abstração, explicitando a linguagem algébrica junto à representação gráfica.porEducação GráficaAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessVisualização espacialPráticas didáticasRevisão sistemáticaSpatial visualizationDidactic practiceSystematic reviewPOSGDPROGRAUGEGRADIREFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015REFERENCES TO SUPPORT SPATIAL VISUALIZATION DEVELOPMENT THROUGHOUT 1996, 2011, 2013 AND 2015 GRAPHICA’S PROCEEDINGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXT18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txt18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txtExtracted texttext/plain41930http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/6/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txt53fe026121de685ea2a2667cef7086a5MD56open accessTHUMBNAIL18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpg18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1761http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/7/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpg8f470daab9f0935e110c9b6557ed6dd9MD57open accessORIGINAL18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdfapplication/pdf1100433http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/1/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdffc8ac6d173f15615122dcfbf6025f086MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/38602023-07-13 03:32:03.176open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3860VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:32:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
REFERENCES TO SUPPORT SPATIAL VISUALIZATION DEVELOPMENT THROUGHOUT 1996, 2011, 2013 AND 2015 GRAPHICA’S PROCEEDINGS |
title |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 |
spellingShingle |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 Nogueira, Tatiane Brisolara Visualização espacial Práticas didáticas Revisão sistemática Spatial visualization Didactic practice Systematic review POSGD PROGRAU GEGRADI |
title_short |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 |
title_full |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 |
title_fullStr |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 |
title_full_unstemmed |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 |
title_sort |
REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015 |
author |
Nogueira, Tatiane Brisolara |
author_facet |
Nogueira, Tatiane Brisolara Silva, Adriane Borda Almeida da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adriane Borda Almeida da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Tatiane Brisolara Silva, Adriane Borda Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualização espacial Práticas didáticas Revisão sistemática Spatial visualization Didactic practice Systematic review POSGD PROGRAU GEGRADI |
topic |
Visualização espacial Práticas didáticas Revisão sistemática Spatial visualization Didactic practice Systematic review POSGD PROGRAU GEGRADI |
description |
A inquietude, frente às dificuldades dos estudantes para o desenvolvimento da visualização espacial, é a motivação deste estudo. Desenvolve-se, inicialmente, uma revisão sistemática dirigida aos Graphicas de 1996, 2011, 2013 e 2015, para identificar estratégias didáticas adotadas para enfrentar tal problemática. Foram comparadas aquelas explicitadas em 1996, evento sob o tema “impacto das ‘novas’ tecnologias”, com as ultimamente comunicadas. Este processo envolveu um esforço de agrupamento temático das estratégias encontradas, provocando uma autorreflexão sobre a trajetória de formação docente, cuja qualificação de base foi Arquitetura. A sistematização dos dados, decorrentes do estudo, aponta para um processo crescente de multiestratégias didáticas, de conivência e ressignificação das técnicas tradicionais, envolvendo a contextualização de tecnologias avançadas de representação. Neste cenário, atentou-se para a adição de estratégias que passam a integrar o raciocínio paramétrico anunciado em 1996, por conta do advento de ferramentas que driblam a exigência de ainda aumentar o nível de abstração, explicitando a linguagem algébrica junto à representação gráfica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-04T21:22:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-04T21:22:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOGUEIRA, T. ; BORDA, Adriane . REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 15-35, 2017 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2179-7374 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, T. ; BORDA, Adriane . REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 15-35, 2017 2179-7374 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação Gráfica |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação Gráfica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/6/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/7/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/1/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53fe026121de685ea2a2667cef7086a5 8f470daab9f0935e110c9b6557ed6dd9 fc8ac6d173f15615122dcfbf6025f086 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846899858210816 |