REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Tatiane Brisolara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Adriane Borda Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860
Resumo: A inquietude, frente às dificuldades dos estudantes para o desenvolvimento da visualização espacial, é a motivação deste estudo. Desenvolve-se, inicialmente, uma revisão sistemática dirigida aos Graphicas de 1996, 2011, 2013 e 2015, para identificar estratégias didáticas adotadas para enfrentar tal problemática. Foram comparadas aquelas explicitadas em 1996, evento sob o tema “impacto das ‘novas’ tecnologias”, com as ultimamente comunicadas. Este processo envolveu um esforço de agrupamento temático das estratégias encontradas, provocando uma autorreflexão sobre a trajetória de formação docente, cuja qualificação de base foi Arquitetura. A sistematização dos dados, decorrentes do estudo, aponta para um processo crescente de multiestratégias didáticas, de conivência e ressignificação das técnicas tradicionais, envolvendo a contextualização de tecnologias avançadas de representação. Neste cenário, atentou-se para a adição de estratégias que passam a integrar o raciocínio paramétrico anunciado em 1996, por conta do advento de ferramentas que driblam a exigência de ainda aumentar o nível de abstração, explicitando a linguagem algébrica junto à representação gráfica.
id UFPL_edd76b124b5a73465e139014377a07d7
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3860
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Nogueira, Tatiane BrisolaraSilva, Adriane Borda Almeida da2018-05-04T21:22:00Z2018-05-04T21:22:00Z2017-08NOGUEIRA, T. ; BORDA, Adriane . REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 15-35, 20172179-7374http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860A inquietude, frente às dificuldades dos estudantes para o desenvolvimento da visualização espacial, é a motivação deste estudo. Desenvolve-se, inicialmente, uma revisão sistemática dirigida aos Graphicas de 1996, 2011, 2013 e 2015, para identificar estratégias didáticas adotadas para enfrentar tal problemática. Foram comparadas aquelas explicitadas em 1996, evento sob o tema “impacto das ‘novas’ tecnologias”, com as ultimamente comunicadas. Este processo envolveu um esforço de agrupamento temático das estratégias encontradas, provocando uma autorreflexão sobre a trajetória de formação docente, cuja qualificação de base foi Arquitetura. A sistematização dos dados, decorrentes do estudo, aponta para um processo crescente de multiestratégias didáticas, de conivência e ressignificação das técnicas tradicionais, envolvendo a contextualização de tecnologias avançadas de representação. Neste cenário, atentou-se para a adição de estratégias que passam a integrar o raciocínio paramétrico anunciado em 1996, por conta do advento de ferramentas que driblam a exigência de ainda aumentar o nível de abstração, explicitando a linguagem algébrica junto à representação gráfica.porEducação GráficaAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessVisualização espacialPráticas didáticasRevisão sistemáticaSpatial visualizationDidactic practiceSystematic reviewPOSGDPROGRAUGEGRADIREFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015REFERENCES TO SUPPORT SPATIAL VISUALIZATION DEVELOPMENT THROUGHOUT 1996, 2011, 2013 AND 2015 GRAPHICA’S PROCEEDINGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXT18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txt18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txtExtracted texttext/plain41930http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/6/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txt53fe026121de685ea2a2667cef7086a5MD56open accessTHUMBNAIL18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpg18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1761http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/7/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpg8f470daab9f0935e110c9b6557ed6dd9MD57open accessORIGINAL18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdfapplication/pdf1100433http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/1/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdffc8ac6d173f15615122dcfbf6025f086MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/38602023-07-13 03:32:03.176open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3860VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:32:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv REFERENCES TO SUPPORT SPATIAL VISUALIZATION DEVELOPMENT THROUGHOUT 1996, 2011, 2013 AND 2015 GRAPHICA’S PROCEEDINGS
title REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
spellingShingle REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
Nogueira, Tatiane Brisolara
Visualização espacial
Práticas didáticas
Revisão sistemática
Spatial visualization
Didactic practice
Systematic review
POSGD
PROGRAU
GEGRADI
title_short REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
title_full REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
title_fullStr REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
title_full_unstemmed REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
title_sort REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015
author Nogueira, Tatiane Brisolara
author_facet Nogueira, Tatiane Brisolara
Silva, Adriane Borda Almeida da
author_role author
author2 Silva, Adriane Borda Almeida da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Tatiane Brisolara
Silva, Adriane Borda Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Visualização espacial
Práticas didáticas
Revisão sistemática
Spatial visualization
Didactic practice
Systematic review
POSGD
PROGRAU
GEGRADI
topic Visualização espacial
Práticas didáticas
Revisão sistemática
Spatial visualization
Didactic practice
Systematic review
POSGD
PROGRAU
GEGRADI
description A inquietude, frente às dificuldades dos estudantes para o desenvolvimento da visualização espacial, é a motivação deste estudo. Desenvolve-se, inicialmente, uma revisão sistemática dirigida aos Graphicas de 1996, 2011, 2013 e 2015, para identificar estratégias didáticas adotadas para enfrentar tal problemática. Foram comparadas aquelas explicitadas em 1996, evento sob o tema “impacto das ‘novas’ tecnologias”, com as ultimamente comunicadas. Este processo envolveu um esforço de agrupamento temático das estratégias encontradas, provocando uma autorreflexão sobre a trajetória de formação docente, cuja qualificação de base foi Arquitetura. A sistematização dos dados, decorrentes do estudo, aponta para um processo crescente de multiestratégias didáticas, de conivência e ressignificação das técnicas tradicionais, envolvendo a contextualização de tecnologias avançadas de representação. Neste cenário, atentou-se para a adição de estratégias que passam a integrar o raciocínio paramétrico anunciado em 1996, por conta do advento de ferramentas que driblam a exigência de ainda aumentar o nível de abstração, explicitando a linguagem algébrica junto à representação gráfica.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-04T21:22:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-04T21:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, T. ; BORDA, Adriane . REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 15-35, 2017
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2179-7374
identifier_str_mv NOGUEIRA, T. ; BORDA, Adriane . REFERENCIAIS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DOS GRAPHICAS 1996, 2011, 2013 E 2015. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 15-35, 2017
2179-7374
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação Gráfica
publisher.none.fl_str_mv Educação Gráfica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/6/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/7/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/1/18_REFERENCIAIS-DE-APOIO_232_244.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3860/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 53fe026121de685ea2a2667cef7086a5
8f470daab9f0935e110c9b6557ed6dd9
fc8ac6d173f15615122dcfbf6025f086
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846899858210816