The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ricardo Augusto de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: OLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197
Resumo: A tarefa de julgamento de aceitabilidade é um método crucial em sintaxe experimental. Este estudo compara duas formas da tarefa – escalas Likert e estimativas de magnitude – na investigação da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do português do Brasil e do inglês. A resultativa é difícil para essa população, uma vez que se faz necessário aprender mapeamentos entre sintaxe-semântica inexistentes na L1 e restrições de estrutura de eventos que licenciam a construção na L2. Os resultados indicam que ambas as tarefas controladas atestam a aprendizibilidade da construção, mas a alegada superioridade das estimativas de magnitude não foi verificada.
id UFPR-12_04ab3a0df25df5dbdc0859661e3f6603
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1197
network_acronym_str UFPR-12
network_name_str Revista da ABRALIN (Online)
repository_id_str
spelling The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment taskEscala Likertestimativa de magnitudeconstrução resultativaaprendizibilidade em L2.A tarefa de julgamento de aceitabilidade é um método crucial em sintaxe experimental. Este estudo compara duas formas da tarefa – escalas Likert e estimativas de magnitude – na investigação da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do português do Brasil e do inglês. A resultativa é difícil para essa população, uma vez que se faz necessário aprender mapeamentos entre sintaxe-semântica inexistentes na L1 e restrições de estrutura de eventos que licenciam a construção na L2. Os resultados indicam que ambas as tarefas controladas atestam a aprendizibilidade da construção, mas a alegada superioridade das estimativas de magnitude não foi verificada.Associação Brasileira de Linguística2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares - Demanda contínuaapplication/pdftext/xmlhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197Revista da ABRALIN; V. 13, N. 2 (2014)Revista da ABRALIN; V. 13, N. 2 (2014)0102-7158reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197/1120https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197/2274Copyright (c) 2019 Abralininfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, Ricardo Augusto deOLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de2021-07-05T15:12:55Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1197Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2021-07-05T15:12:55Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
title The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
spellingShingle The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
SOUZA, Ricardo Augusto de
Escala Likert
estimativa de magnitude
construção resultativa
aprendizibilidade em L2.
title_short The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
title_full The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
title_fullStr The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
title_full_unstemmed The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
title_sort The learnability of the resultative construction in English L2: a comparative study of two forms of the acceptability judgment task
author SOUZA, Ricardo Augusto de
author_facet SOUZA, Ricardo Augusto de
OLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Ricardo Augusto de
OLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Escala Likert
estimativa de magnitude
construção resultativa
aprendizibilidade em L2.
topic Escala Likert
estimativa de magnitude
construção resultativa
aprendizibilidade em L2.
description A tarefa de julgamento de aceitabilidade é um método crucial em sintaxe experimental. Este estudo compara duas formas da tarefa – escalas Likert e estimativas de magnitude – na investigação da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do português do Brasil e do inglês. A resultativa é difícil para essa população, uma vez que se faz necessário aprender mapeamentos entre sintaxe-semântica inexistentes na L1 e restrições de estrutura de eventos que licenciam a construção na L2. Os resultados indicam que ambas as tarefas controladas atestam a aprendizibilidade da construção, mas a alegada superioridade das estimativas de magnitude não foi verificada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares - Demanda contínua
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197
url https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197/1120
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1197/2274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Abralin
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Abralin
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN; V. 13, N. 2 (2014)
Revista da ABRALIN; V. 13, N. 2 (2014)
0102-7158
reponame:Revista da ABRALIN (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da ABRALIN (Online)
collection Revista da ABRALIN (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org
_version_ 1798329769662611456