Análise do discurso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Izabel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925
Resumo: Este é um estudo de textos da publicidade publicados em revistas nacionais, com o propósito de analisar as identidades de gênero, que são construções discursivas sustentadas por ideologias hegemônicas de feminilidade e masculinidade nas práticas socioculturais. Um poderoso discurso da pós-modernidade que promove uma cultura consumista, a publicidade constrói discursivamente estilos de ser e representações identitárias. O artigo discute as bases lingüísticas da teoria crítica do discurso, adotando a abordagem da análise de discurso textualmente orientada (ADTO). Nessa perspectiva teórico-metodológica, é analisado o gênero discursivo publicitário: os aspectos semióticos, o vocabulário, a coesão, a modalidade, a intertextualidade e a interdiscursividade. O resultado do estudo indica que o gênero discursivo produz identidades híbridas.
id UFPR-12_b3046e69b8e4df727042d28285c7b4bb
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/925
network_acronym_str UFPR-12
network_name_str Revista da ABRALIN (Online)
repository_id_str
spelling Análise do discurso publicitárioEste é um estudo de textos da publicidade publicados em revistas nacionais, com o propósito de analisar as identidades de gênero, que são construções discursivas sustentadas por ideologias hegemônicas de feminilidade e masculinidade nas práticas socioculturais. Um poderoso discurso da pós-modernidade que promove uma cultura consumista, a publicidade constrói discursivamente estilos de ser e representações identitárias. O artigo discute as bases lingüísticas da teoria crítica do discurso, adotando a abordagem da análise de discurso textualmente orientada (ADTO). Nessa perspectiva teórico-metodológica, é analisado o gênero discursivo publicitário: os aspectos semióticos, o vocabulário, a coesão, a modalidade, a intertextualidade e a interdiscursividade. O resultado do estudo indica que o gênero discursivo produz identidades híbridas.Associação Brasileira de Linguística2017-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares - Demanda contínuahttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005)Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005)0102-7158reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRCopyright (c) 2017 Revista da ABRALINinfo:eu-repo/semantics/openAccessMAGALHÃES, Izabel2019-03-12T00:01:12Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/925Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2019-03-12T00:01:12Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do discurso publicitário
title Análise do discurso publicitário
spellingShingle Análise do discurso publicitário
MAGALHÃES, Izabel
title_short Análise do discurso publicitário
title_full Análise do discurso publicitário
title_fullStr Análise do discurso publicitário
title_full_unstemmed Análise do discurso publicitário
title_sort Análise do discurso publicitário
author MAGALHÃES, Izabel
author_facet MAGALHÃES, Izabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Izabel
description Este é um estudo de textos da publicidade publicados em revistas nacionais, com o propósito de analisar as identidades de gênero, que são construções discursivas sustentadas por ideologias hegemônicas de feminilidade e masculinidade nas práticas socioculturais. Um poderoso discurso da pós-modernidade que promove uma cultura consumista, a publicidade constrói discursivamente estilos de ser e representações identitárias. O artigo discute as bases lingüísticas da teoria crítica do discurso, adotando a abordagem da análise de discurso textualmente orientada (ADTO). Nessa perspectiva teórico-metodológica, é analisado o gênero discursivo publicitário: os aspectos semióticos, o vocabulário, a coesão, a modalidade, a intertextualidade e a interdiscursividade. O resultado do estudo indica que o gênero discursivo produz identidades híbridas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares - Demanda contínua
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925
url https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ABRALIN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ABRALIN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005)
Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005)
0102-7158
reponame:Revista da ABRALIN (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da ABRALIN (Online)
collection Revista da ABRALIN (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org
_version_ 1798329768756641792