Análise do discurso publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista da ABRALIN (Online) |
Texto Completo: | https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925 |
Resumo: | Este é um estudo de textos da publicidade publicados em revistas nacionais, com o propósito de analisar as identidades de gênero, que são construções discursivas sustentadas por ideologias hegemônicas de feminilidade e masculinidade nas práticas socioculturais. Um poderoso discurso da pós-modernidade que promove uma cultura consumista, a publicidade constrói discursivamente estilos de ser e representações identitárias. O artigo discute as bases lingüísticas da teoria crítica do discurso, adotando a abordagem da análise de discurso textualmente orientada (ADTO). Nessa perspectiva teórico-metodológica, é analisado o gênero discursivo publicitário: os aspectos semióticos, o vocabulário, a coesão, a modalidade, a intertextualidade e a interdiscursividade. O resultado do estudo indica que o gênero discursivo produz identidades híbridas. |
id |
UFPR-12_b3046e69b8e4df727042d28285c7b4bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/925 |
network_acronym_str |
UFPR-12 |
network_name_str |
Revista da ABRALIN (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do discurso publicitárioEste é um estudo de textos da publicidade publicados em revistas nacionais, com o propósito de analisar as identidades de gênero, que são construções discursivas sustentadas por ideologias hegemônicas de feminilidade e masculinidade nas práticas socioculturais. Um poderoso discurso da pós-modernidade que promove uma cultura consumista, a publicidade constrói discursivamente estilos de ser e representações identitárias. O artigo discute as bases lingüísticas da teoria crítica do discurso, adotando a abordagem da análise de discurso textualmente orientada (ADTO). Nessa perspectiva teórico-metodológica, é analisado o gênero discursivo publicitário: os aspectos semióticos, o vocabulário, a coesão, a modalidade, a intertextualidade e a interdiscursividade. O resultado do estudo indica que o gênero discursivo produz identidades híbridas.Associação Brasileira de Linguística2017-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares - Demanda contínuahttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005)Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005)0102-7158reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRCopyright (c) 2017 Revista da ABRALINinfo:eu-repo/semantics/openAccessMAGALHÃES, Izabel2019-03-12T00:01:12Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/925Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2019-03-12T00:01:12Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do discurso publicitário |
title |
Análise do discurso publicitário |
spellingShingle |
Análise do discurso publicitário MAGALHÃES, Izabel |
title_short |
Análise do discurso publicitário |
title_full |
Análise do discurso publicitário |
title_fullStr |
Análise do discurso publicitário |
title_full_unstemmed |
Análise do discurso publicitário |
title_sort |
Análise do discurso publicitário |
author |
MAGALHÃES, Izabel |
author_facet |
MAGALHÃES, Izabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Izabel |
description |
Este é um estudo de textos da publicidade publicados em revistas nacionais, com o propósito de analisar as identidades de gênero, que são construções discursivas sustentadas por ideologias hegemônicas de feminilidade e masculinidade nas práticas socioculturais. Um poderoso discurso da pós-modernidade que promove uma cultura consumista, a publicidade constrói discursivamente estilos de ser e representações identitárias. O artigo discute as bases lingüísticas da teoria crítica do discurso, adotando a abordagem da análise de discurso textualmente orientada (ADTO). Nessa perspectiva teórico-metodológica, é analisado o gênero discursivo publicitário: os aspectos semióticos, o vocabulário, a coesão, a modalidade, a intertextualidade e a interdiscursividade. O resultado do estudo indica que o gênero discursivo produz identidades híbridas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares - Demanda contínua |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925 |
url |
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista da ABRALIN info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista da ABRALIN |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Linguística |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Linguística |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005) Revista da ABRALIN; V. 4, N. 1/2 (2005) 0102-7158 reponame:Revista da ABRALIN (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista da ABRALIN (Online) |
collection |
Revista da ABRALIN (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org |
_version_ |
1798329768756641792 |